Quais são os tipos de fungicidas?

Perguntado por: Marcos Domingues Neves  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)

Os principais fungicidas sistêmicos são os benzimidazóis, carboxamidas, triazois, imidazóis, morfolinas e algumas estrobilurinas. Porém, existem diferentes graus de mobilidade/sistemicidade dentro dos fungicidas sistêmicos, como ilustram as imagens abaixo para triazóis e estrobilurinas.

Como são classificados os fungicidas?

Os fungicidas geralmente são classificados em Protetores e Erradicantes. ... A frequente utilização de fungicidas pode levar à seleção de fungos patogênicos resistentes, ou seja, que não são combatidos pela substância.

Quais são os fungicidas protetores?

Dentre os fungicidas protetores com maior importância no manejo de doenças da soja, podemos destacar o Mancozebe, o Oxicloreto de Cobre e o Clorotalonil. Navarini explica que esses três fungicidas apresentam ação multissítio.

O que é um fungicida sistêmico?

Fungicidas são defensivos agrícolas utilizados na lavoura para combater os fungos que provocam doenças nas plantas. Os fungicidas sistêmicos são aqueles que, uma vez aplicados sobre a lavoura, conseguem penetrar nos tecidos internos e, em seguida, se deslocar de um ponto a outro dentro da planta.

Qual a classificação dos fungicidas quanto ao modo de ação?

Classificação

A classificação dos fungicidas é geralmente baseada na natureza química e no modo de ação do produto contra o fitopatógeno: são protetores ou de contato, erradicantes e sistêmicos (Zambolim et ai., 1995; Kimati, 1995).

Grupos de fungicidas e programas de aplicação

26 questões relacionadas encontradas

Qual o modo de ação dos fungicidas?

Existem muitos Modos de Ação (MoA) dos fungicidas. Podem agir na síntese de ácidos nucléicos, na divisão celular, na respiração, na síntese de aminoácido e proteínas, na síntese da metionina, na ruptura da membrana e tantas mais.

Qual a finalidade dos fungicidas?

A aplicação de defensivos específicos para enfermidades causadas por fungos (conhecidos como fungicidas) é uma das ferramentas que podem ser utilizadas, de modo sincronizado com outras práticas, para a proteção da lavoura.

Qual a diferença entre Sistemico e contato?

Os herbicidas de contato atuam próximo ou no local onde são absorvidos nas plantas. ... Já um herbicida sistêmico é aquele que se movimenta, se transloca no interior da planta, pelo xilema ou floema, ou por ambos.

O que é modo de ação sistêmico?

função do modo de atuação na planta, os herbicidas podem ser de contato ou sistêmicos. ... Já os herbicidas sistêmicos são absorvidos tanto pelas raízes como pela parte aérea das plantas, sendo então transpor- tados dentro da planta para pontos que podem estar dis- tantes do local inicial de aplicação (Fig. ...

O que significa a palavra sistêmica?

Significado de Sistêmico

adjetivo Capaz de afetar inteiramente um organismo; generalizado. ... adjetivo Próprio ou relacionado com um sistema; sistemático. Colocado ordenadamente; organizado ou disposto seguindo uma metodologia: projeto sistêmico da casa. Relacionado com a circulação do sangue: medicamento sistêmico.

Como agem os fungicidas protetores?

Os protetores são efetivos quando aplicados antes da introdução do fungo nos tecidos do hospedeiro, formando uma barreira que impede a penetração dos fungos através da inibição da germinação dos esporos, já os sistêmicos são absorvidos pela planta e deslocados para outras partes inibindo a proliferação do patógeno.

Quais são os Benzimidazois?

Os benzimidazois têm o maior número de casos de resistência em fungos: Cercospora beticola, Cercospora arachidicola, Cercospora apii, Cercospora musae, Botrytis, Colletotrichum. Hipóteses para o grande número de espécies resistentes: amplo espectro de ação. poder de reatividade do fungicida.

Qual a diferença entre fungicida e inseticida?

Entre os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados produtos que controlam plantas invasoras (herbicidas), insetos (inseticidas), fungos (fungicidas), bactérias (bactericidas), ácaros (acaricidas) e ratos (rodenticidas).

O que é fungicidas na agricultura?

São produtos capazes de proteger as plantas e outros organismos vivos contra o crescimento desenfreado de fungos capazes de desencadear doenças. De fato, os fungicidas são por definição agentes químicos capazes de matar os microrganismos conhecidos como fungos.

Qual a diferença entre fungicida e Fungistatico?

Os fungicidas podem agir de diversas formas, nem sempre matam os fungos propriamente, há os antiesporulantes, que inibem a produção de esporos, bem como os que inibem a germinação de esporos por determinado tempo, bem como os, denominados assim, de fungistáticos.

O que significa fungicida dicionário?

Significado de Fungicida

adjetivo, substantivo masculino Diz-se de uma substância química usada para destruir organismos chamados fungos, nocivos aos seres humanos e aos vegetais. Os males causados por fungos podem atingir e danificar seriamente e até exterminar plantações.

Qual a diferença no modo de ação de um produto sistêmico para um produto de contato?

Fungicidas sistêmicos têm grande capacidade de penetração e translocação e podem ser imunizantes, protetivos, curativos ou erradicantes. Ou seja, têm uma amplitude maior de usos em relação aos de contato. Contudo, a eficácia depende da aplicação no início da infecção ou de forma preventiva.

Como deixar o Roundup mais forte?

Formas de uso do roundup
  1. usar a correta altura da barra de pulverização;
  2. utilizar água de boa qualidade e que seja isenta de sujeiras.
  3. atenção a correta diluição do produto para evitar doses muito elevadas ou subdoses.
  4. utilizar pontas de pulverização adequadas às condições de vento, temperatura e umidade.

Qual a diferença entre herbicida seletivo e não seletivo?

A seletividade pode ser definida como a capacidade daquela molécula de herbicida em matar ou retardar o crescimento de uma planta daninha, mas sem prejudicar a cultura de interesse econômico. ... Os herbicidas seletivos são aqueles que ao serem aplicados, não causam injúrias severas à cultura.

O que é inseticida Sistemico e de contato?

Sistêmico: É aquele inseticida que, aplicado sobre folhas, troncos, ramos, raízes e sementes é capaz de ser absorvido e circular com a seiva para todas as partes da planta.

O que é um inseticida de contato?

Os inseticidas de contato penetram na pele da praga e são usados contra os artrópodes, como os pulgões e cochonilhas. Esses inseticidas originalmente foram encontrados em plantas, e por isso passaram a ser denominados, inseticidas naturais.

Como funcionam os herbicidas de contato?

Inibindo enzimas, os herbicidas provocam aumento de determinadas substâncias tóxicas, causando, assim, danos que podem ser irreversíveis à planta.

Quais os inseticidas?

Tipos de inseticida
  1. Piretroides. Os tipos de inseticidas piretroides são produzidos a partir da piretrina. ...
  2. Organofosforados. Os organofosforados estão entre os tipos de inseticidas agrícolas mais utilizados. ...
  3. Glifosato. O glifosato também está entre os tipos de inseticida mais utilizados em todo o mundo. ...
  4. Óleo de neem. ...
  5. Fumo.

Quais os sintomas de intoxicação por inseticida fungicida e herbicida?

Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

Quais são os medicamentos antiparasitários?

Os principais remédios utilizados e sua ação para cada tipo dos vermes mais comuns, são:
  • Albendazol. ...
  • Mebendazol. ...
  • Nitazoxanida. ...
  • Piperazina. ...
  • Pirantel. ...
  • Ivermectina. ...
  • Tiabendazol. ...
  • Secnidazol.

Artigo anterior
Quais os homens responsáveis pelas guerras de unificação italiana?
Artigo seguinte
Qual é o valor da multa rescisória?