Quais são os processos específicos de formação do solo?

Perguntado por: Verónica Carolina Barros  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (65 avaliações)

Os principais processos específicos de formação do solo são: latossolização, podzolização, hidromorfismo, salinização.

Como ocorre o processo de Latolização?

Os teores de potássio (K) são em geral muito baixos. Os teores de carbono (C) em Latossolos argilosos variam de 0,5 a 2,4 % (atualmente dag/kg nas camadas superficiais, decrescendo até 0,2 dag/kg nas camadas inferiores, valores esses considerados de médio a altos. Em solos de textura média, os teores de C são menores.

Qual o processo de formação dos Latossolos?

Agência de Informação Embrapa Latossolos. São formados pelo processo denominado latolização que consiste basicamente na remoção da sílica e das bases do perfil (Ca2+, Mg2+, K+ etc), após transformação dos minerais primários constituintes.

O que é adição no processo de formação do solo?

ADIÇÃO: aporte de material do exterior do perfil ou horizonte do solo. Ex: areia ou cinzas vulcânicas trazidas de outro local e depositados sobre o perfil. REMOÇÃO: o material é removido para fora do perfil. Ex: lixiviação.

O que é o processo de Podzolização?

Podzolização é a migração de Alumínio e da matéria orgânica, com ou sem a presença de Ferro, para o horizonte B, resultando em um acúmulo de Sílica no horizonte onde houve o processo de eluviação.

Processos específicos de formação dos solos

22 questões relacionadas encontradas

O que é carbonatação no solo?

Carbonatação A carbonatação consiste na formação e enriquecimento de minerais carbonato secundários (CaCO3) no solo. ... Assim, nos perídos secos os sais ascendem com a água capilar, acumulando-se na parte superior ou na superfície do solo na forma de crostas salinas (eflorescências).

O que é o processo de Bioturbação qual sua importância para formação dos Latossolos?

Latossolos são os solos mais representativos do Brasil, comumente associados a solos altamente intemperizados, profundos, e muito homogêneos. Essa homogeneização é atribuída ao processo de formação denominado bioturbação, que é a mistura de partículas do solo, inclusive fitólitos, que em condições t...

Como ocorre a Gleização?

O processo de gleização implica na manifestação de cores acinzentadas, azuladas ou esverdeadas, devido à redução e solubilização do ferro, permitindo a expressão das cores neutras dos minerais de argila, ou ainda a precipitação de compostos ferrosos.

Como ocorre a Argiluviação?

O processo de argiluviação é evidente e se dá em dois estádios distintos: argiluviação primária, que ocorre nas fendas e cavidades que se formam por alteração de rocha, e argiluviação secundária, verificada na porosidade mais aberta e evoluída da coalescência das cavidades.

O que é processo de Halomorfismo?

O que é Halomorfismo:

Processo específico de formação dos solos rasos, cuja rocha sã se encontra a menos de 2 (dois) metros abaixo da superfície do mesmo.

O que é o processo Eluviação e Iluviação?

Oposta à iluviação, a Eluviação é o nome dado ao processo de deslocamento de materiais como argilas, sesquióxidos, carbonatos, etc. ao longo de um perfil de solo, de uma camada para outra por acção da água da chuva. Ao material deslocado através da Eluviação dá-se o nome de Iluvião.

Onde ocorre a Alitização?

A zona de alitização ou ferralitização abrange em torno de 13% da superfície continental do planeta e corresponde às regiões de domínio tropical, próximas ao Equador, caracterizadas por precipitação pluvial elevada e vegetação densa (Skinner; Porter, 1995).

O que é o processo de Bioturbação?

bioturbação. Estrutura sedimentar gerada pela deformação e/ou mistura de material sedimentar devida a ação de seres vivos como, por exemplo, as minhocas que deformam camadas já sedimentadas em um fundo de lago lodoso.

Qual o papel do clima na formação dos solos?

O clima é um dos fatores que influencia na origem e na evolução dos solos, além do material de origem (rocha), dos organismos, do relevo e do tempo. ... Como resultado do intemperismo, ocorre a formação de resíduos não-consolidados, que constituem o substrato pedogenético ou, do ponto de vista da Engenharia, o solo.

O que é um latossolo?

Latossolos são solos minerais, homogêneos, com pouca diferenciação entre os horizontes ou camadas, reconhecido facilmente pela cor quase homogênea do solo com a profundidade.

O que é um solo gleissolo?

Gleissolos são solos minerais formados em condições de saturação com água, presentes principalmente em planícies ou várzeas inundáveis. Os Gleissolos têm col- oração pouco viva, esmaecida, com tendência às cores acinzentadas.

O que é Paludização?

Paludização: acúmulo de material orgânico em locais saturados com água (ambiente anaeróbico, desfavorável à degradação).

Quais são os perfis de solo?

O perfil do solo é formado por camadas paralelas à superfície do terreno, as quais são chamadas de horizontes. Esses horizontes variam quanto a cor, espessura, tipo de estrutura e textura.

Onde ocorre o intemperismo físico?

Intemperismo físico

Esse tipo de degradação ocorre pela ação da temperatura, vento, gelo, chuvas ou o choque de objetos. ... O intemperismo físico é mais intenso nas regiões desérticas, nas regiões polares e de altas montanhas, principalmente por conta das temperaturas extremas.

Em que condições ocorrem os processos de Alitização ou Ferralitização e quais minerais são formados?

Intemperismo químico  Alitização ou ferralitização – ocorre na hidrólise total. Processo de eliminação total da sílica e formação de oxi-hidróxidos de alumínio e de ferro. ... Formação de silicatos de alumínio.  Monossialitização – são originados argilominerais em que a relação de átomos Si:Al é 1:1 (caulinita).

Em que condição de ambiente ocorre a hidrólise total e parcial?

A hidrólise depende, geralmente, de um pH na faixa de 5 a 9 para ocorrer, podendo ocorrer de forma total ou parcial. No mineral, o H+ substitui o K+.

O que é um horizonte iluvial?

Desse modo, um horizonte iluvial é aquele que recebe ou ganha materiais de outros horizontes. Esse é o caso, por exemplo, do horizonte B textural dos argissolos. Esse horizonte acumula argila oriunda dos horizontes logo acima dele. O processo de acúmulo de argila é chamado de argiluviação, ou seja, iluviação de argila.

O que são os processos de Eluviação e iluviação Cite o principal Horizonte Eluvial e iluvial gerado nesse processo?

Já a iluviação é o processo de acumulação dos materiais movidos pela eluviação. Em decorrência deste processo, os horizontes superficiais empobrecem em argila, ou seja, tornam-se mais arenosos. O horizonte que perde argila é denominado eluvial, enquanto o horizonte que acumula argila chama-se iluvial.

O que é o horizonte Eluvial?

Horizonte de transição entre os horizontes A e B, onde ocorre a máxima remoção de argila e/ou óxidos de ferro e de alumínio, conferindo-lhe uma tonalidade clara pela concentração de minerais primários mais insolúveis, como o quartzo.

Qual a diferença entre um horizonte Iluvial é um horizonte Eluvial?

Assim, o horizonte que recebe ou ganha o material coloidal (óxidos, argila) que migra com as águas que descem pelo perfil (percolam) é chamado de horizonte iluvial (resultado). ... ELUVIAÇÃO- É o processo de remoção de constituintes dos horizontes do solo e das camadas por lixiviação, quase sempre por água.

Artigo anterior
O que quer dizer a palavra insanamente?
Artigo seguinte
O que aumenta colesterol?