Qual a função de uma ata notarial?

Perguntado por: Juliana Paiva  |  Última atualização: 27. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

A Ata Notarial é um instrumento público posto à disposição do Notário e da sociedade para narrar fatos jurídicos por ele presenciados, sem a emissão de juízo de valor ou manifestação de vontades.

Quando é necessário fazer uma ata notarial?

Juridicamente falando, caso haja a necessidade de provar um fato, um acontecimento ou até uma conversa, a pessoa pode registrar o fato, na ata notarial, e apresentar num futuro processo judicial, ganhando força e credibilidade, pois se a pessoa só contasse o fato, e a parte contrária também contasse sua versão dos ...

O que pode ser registrado em ata notarial?

Ela pode ser utilizada, por exemplo, para documentar o conteúdo de mensagens de WhatsApp ou outros aplicativos de conversas, registrar o conteúdo de sites na internet, documentar a realização de assembleias, constatar o estado de um imóvel no momento da entrega das chaves ao final de um contrato de locação, ou, ainda, ...

Qual o valor jurídico de uma ata notarial?

A ata notarial tem eficácia probatória, presumindo-se verdadeiros os fatos nela contidos. Por isso, ela é muito utilizada como meio de prova na esfera judicial (art. 364 do CPC).

O que torna a ata notarial válida?

A escritura pública, para sua validade, exige a assinatura de quem manifesta sua vontade. Já na ata notarial a assinatura do solicitante é dispensável, pois não há qualquer manifestação de vontade a ser confirmada por assinatura.

Direito notarial : O que é Ata notarial ?

45 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo vale uma ata notarial?

🤔 Você sabia que a ata notarial não tem prazo de validade?

Quais são os tipos de ata notarial?

Afirmam Felipe Leonardo Rodrigues e Paulo Roberto Gaiger Ferreira que a ata notarial possui as seguintes espécies: de constatação em diligência externa, de presença e declaração, de notoriedade, de notificação, de autenticação eletrônica e de subsanação.

Qual dos conteúdos abaixo não pode constar na ata notarial?

Tudo o que não é objeto de uma escritura pode constar em uma ata notarial. A diferença principal entre ambas é a existência da declaração de vontade, presente na escritura. Isso porque na ata há uma narração de um fato sem a manifestação de vontade.

Quem deve assinar a ata notarial?

A ata notarial é um instrumento público que tem por finalidade constatar a realidade de um fato, de modo imparcial, público e responsável. Ela é, necessariamente, firmada por um notário, como um tabelião, por exemplo.

Onde usar a ata?

A ata é um instrumento utilizado para que empresas, instituições, congressos, ONG, entre outros, possam fazer um registro expositivo de fatos e decisões tomadas em uma reunião, assembleia ou sessão.

Precisa de advogado para fazer ata notarial?

Deverá comparecer o solicitante da ata notarial. Não é obrigatória a presença de advogado, você pode solicitar diretamente ao tabelião. Se desejar, seu advogado pode participar da lavratura do ato, assessorando-o.

Como consultar uma ata notarial?

Os valores praticados para o registro da Ata Notarial variam conforme o estado onde o cartório está localizado, para consultar antecipadamente os valores basta contatar o cartório ou verificar a Tabela de Custas Extrajudiciais disponibilizados nos sites dos Tribunais de Justiça estaduais.

Como conseguir fazer uma ata notarial gratuita?

O interessado deve comparecer ao Tabelionato de Notas credenciado como Autoridade Notarial, munido de seu documento de identidade e comprovante de endereço, para solicitar gratuitamente a emissão de seu certificado digital e-notariado.

Quem pode solicitar uma ata?

Quais as pessoas que tem legitimidade para solicitar a) pessoas capazes, b) incapazes (maiores de dezesseis), c) procuradores e d) pessoas jurídicas; se solicitação de incapaz, menção expressa à idade e por quem assistido; se solicitação de procurador, menção expressa à representação por procurador, também menção à ...

Para que serve a ata notarial de usucapião?

O que é uma ata notarial para usucapião? É documento público que atesta o tempo de posse do requerente e seus antecessores, conforme o caso e suas circunstâncias. Para que serve? É um dos documentos obrigatórios para o reconhecimento da usucapião extrajudicial perante o registro de imóveis.

Qual a natureza jurídica da ata notarial?

A natureza jurídica da ata notarial se fundamenta numa tripla-função, ou seja, autenticadora (atribui autenticidade notarial), probatória (pré-constitui prova) e conservadora (perpetua num documento notarial).

Como se dirigir a um oficial de cartório?

“Vossa Senhoria” é o tratamento que deve ser empregado para as demais autoridades e para particulares.

Como fazer uma ata notarial para usucapião?

Como solicitar a ata notarial

Para lavrar a ata notarial, o usucapiendo deve apresentar documentos que comprovem, de alguma forma, a posse do bem e o tempo no qual ele ocupa o imóvel em questão. Para auxiliar na preparação desses documentos, o Cartório de Notas escolhido pode ser consultado previamente.

Como fazer uma ata notarial de WhatsApp?

O tabelião pode transcrever a conversa de WhatsApp ou pode dar um print nela. Feito isso, coloca as imagens na escritura, que imprime e entrega para a pessoa. Com a escritura, a pessoa pode fazer dela o uso que desejar. Também ocorrem áudios e vídeos.

O que é ato notarial exemplos?

O conceito de ato notarial se resume naqueles atos que são praticados exclusivamente, pelos notários, no exercício da sua função. Ex.: escritura pública, testamento público, autenticação e etc. São aqueles atos do artigo 7º da Lei 8.935/94.

Como fazer uma ata notarial pela internet?

Para realizar uma ata notarial via videoconferência, o requerente precisa ter Certificado Digital e-Notariado ou ICP-Brasil, além de documento de identidade eletrônico (exemplo: CNH digital) ou ter ficha de firma aberta no cartório.

Qual a importância das atas?

A importância da ata é justamente por se tratar de um documento registrado e escrito de tudo que foi discutido durante a reunião. Logo, se trata de um arquivo que pode ser consultado sempre que necessário, gerando tranquilidade e certeza de que o assunto abordado não será esquecido.

Sou obrigada a assinar a ata?

O CNJ aplicou o entendimento que o momento adequado em que a ata da audiência deve ser assinada, seja em processo físico, ou eletrônico, deverá ser ao final do ato, conforme previsto nos Arts. 367 e 209 do CPC.

Quais são as regras de uma ata?

Um modelo de ata padrão deve incluir:
  • A data e o horário da reunião.
  • Participantes, tanto os presentes como os ausentes.
  • Pontos de discussão importantes.
  • As decisões tomadas durante a reunião.
  • Ações a realizar resultantes e etapas seguintes.
  • A data e o horário das reuniões seguintes.

Artigo anterior
Quais são os subsistemas de Recursos Humanos?
Artigo seguinte
O que significa aparecimento de cobra?