Qual é a definição de custos?

Perguntado por: Camila Filipa Gonçalves Cruz Martins  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

Custo: são gastos com bens ou serviços utilizados para produção de outros bens ou serviços. Exemplo: A matéria-prima consumida na produção de uma determinada quantidade de produtos ou serviços.

Qual a definição de custos?

Significado de Custo

O que um objeto custa; o que por ele se paga: o custo da produção. Valor de um objeto, especialmente de preço elevado: porcelana de alto custo. Gastos com a realização de uma ou várias operações e que constituem, na maior parte dos casos, os encargos de operações: custos da empresa.

Quais são os custos?

No contexto empresarial, os custos podem ser encarados como tudo aquilo que um negócio gasta para funcionar, sejam despesas relacionadas à produção, sejam as taxas pagas em forma de impostos.

O que é o custo de uma empresa?

Custo diz respeito aos gastos relacionados ao serviço ou bem usado para a produção de outros bens e serviços. Eles estão ligados diretamente à produção de uma empresa. Por outro lado, as despesas são gastos relacionados à manutenção de um negócio.

Quais são os custos de uma empresa?

Principais custos de uma empresa: quais são e como otimizá-los
  • Recursos humanos. Infelizmente, em momentos em que a economia se apresenta instável, a estratégia que costuma ser usada para reduzir os principais custos de uma empresa é a demissão de profissionais. ...
  • Infraestrutura. ...
  • Aluguel e condomínio. ...
  • Gastos com fornecedores.

Custos - definição básica

43 questões relacionadas encontradas

Como saber o custo de uma empresa?

Para se calcular o custo operacional do seu negócio é bem simples: Basta você pegar o valor médio das suas despesas nos últimos meses (geralmente os últimos 3 meses), e dividir pela média de vendas no mesmo período.

Quais os tipos de custeio?

Quais são os métodos de custeio mais usados no mercado?
  1. Custeio variável. O método de custeio variável é utilizado, principalmente, por organizações do ramo industrial e comercial. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC. ...
  4. Custeio UEP. ...
  5. Custeio Padrão.

O que são custos exemplos?

Assim, entende-se por custo todos os gastos envolvidos na atividade-fim da empresa, aqueles sem os quais é impossível produzir, oferecer ou entregar determinado produto, ou serviço. São exemplos de custos: ... Salários dos profissionais da produção; Equipamentos utilizados na produção.

Quais são os elementos de custo?

O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.

O que é custo definição de autores?

Segundo Martins (2001) descreve que custo é o esforço financeiro despendido para a aquisição de um bem ou serviço utilizado na produção de outro bem ou serviço, e conforme Horngren, Foster e Datar (2000, p. 19), “recursos sacrificado ou de que se abre mão para um determinado fim”.

Qual é a diferença entre custos e despesas?

O que é despesa? Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

Quais são os dois elementos que compõem o custo de serviço?

Custos Diretos – São gastos que podem ser apropriados diretamente ao produto ou ao serviço. Custos Indiretos – São gastos que para serem incorporados aos produtos ou aos serviços utilizam um critério de rateio, também são chamados de despesas (por não terem ligação direta com a produção).

Quais os elementos envolvidos no custo de produção?

Para calcular o custo de produção, o empreendedor deve considerar três grandes grupos de gastos: mão de obra, materiais e custos gerais de fabricação (depreciação, energia elétrica, manutenção).

Quais os elementos que concorrem para os custos de fabricação?

Os três elementos de custo básico desse sistema são: material direto, mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação que serão acumulados de acordo com os números atribuídos a cada ordem de produção.

São exemplos de despesas?

Abaixo, listamos alguns exemplos de despesas fixas para te ajudar a identificar como elas se encaixam no seu caso.
  • Aluguel da sala comercial ou imóvel;
  • impostos fixos;
  • folha de pagamento de colaboradores;
  • taxas bancárias;
  • seguros;
  • conta de energia elétrica, água e internet;
  • softwares e sistemas.

São exemplos de custos fixos?

Exemplos de custos fixos
  • Salário de funcionários;
  • Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.

O que é custo direto e indireto exemplos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

Quais os tipos de custeio e quais as suas características?

Basicamente existem dois tipos de custeio de produtos, custeio por absorção e custeio variável. O que são e quais as suas características serão apresentados a seguir. ... O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

O que são despesas com custeio?

Despesas de Custeio – Pessoal e Encargos Sociais. Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

Como fazer cálculo de custo?

Como apurar o custo direto de um produto? Basicamente, você deve somar o valor do produto ao valor do frete, do seguro, dos gastos alfandegários, despesas de compra e impostos não recuperáveis. Em seguida, deve subtrair o valor do desconto promocional e dos impostos sobre compra recuperáveis.

Como calcular o preço de custo?

Para saber o custo unitário basta dividir o valor pago pelo número de itens comprados. Imagine que sua empresa vende canetas e comprou um lote de 500 unidades. Este lote custou R$ 2 mil. Ao dividir o valor total pago pelo número de itens (500 canetas), é possível saber que o custo unitário é de R$ 4.

Como fazer o levantamento de custo de uma empresa?

Passo a passo de como fazer uma planilha de custos:
  1. Estruture a sua planilha de custos – Coloque os 12 meses do ano em colunas e separe as áreas de Receitas e Despesas. ...
  2. Crie linhas de Despesas e Receitas de acordo com as suas necessidades Dependendo do mês, sua planilha de custos pode contar com mais ou menos linhas.

Como é composto o custo da produção?

O custo de produção é definido com base na seguinte fórmula: CP = MP + MOD + CIF. Sendo que CP é o custo de produção e MP é a matéria prima, incluindo os valores gastos com frete e impostos. O MOD é a mão de obra direta, o que inclui os salários dos funcionários envolvidos na produção direta.

Quais os seis principais fatores de custo?

Tipos de fatores de custo
  1. Custos diretos de produção. Conforme o nome desse fator já indica, ele é diretamente ligado à produção. ...
  2. Custos indiretos de produção. ...
  3. Despesas fixas. ...
  4. Margem de contribuição. ...
  5. Pesquisa de concorrência. ...
  6. Incentivos fiscais locais.

Como os custos de produção são classificados?

Como sabemos, os custos são todos os gastos relacionados especificamente à produção da mercadoria ou prestação do serviço. Eles estão classificados em custos diretos e indiretos e em custos fixos e variáveis.

Artigo anterior
Quem é o maior youtuber gamer do Brasil?
Artigo seguinte
Como achar filtro de jogo no Instagram?