Quais são os objetivos do trabalho do assistente social?
Perguntado por: Joaquim Ângelo Miranda | Última atualização: 27. April 2025Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)
O trabalho da/o Assistente Social é pautado pela defesa e garantia dos direitos sociais para todos/as. A/O profissional viabiliza a melhoria das condições de vida de usuários/as no enfrentamento de desigualdades e acesso às políticas sociais, econômicas, ambientais e culturais.
Qual é o objeto do assistente social?
O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
Qual é o objetivo do trabalho do assistente social?
Os objetivos do trabalho social pretendem induzir mudanças positivas no funcionamento psicológico e social dos indivíduos, nas suas famílias, grupos e ambientes de forma a diminuir as vulnerabilidades existentes e a providenciar oportunidades para a existência de uma vida social mais satisfatória.
Qual é o objetivo do atendimento social?
Implantado em 2005 em todo o território nacional, o SUAS tem como objetivo proporcionar às famílias em situação de vulnerabilidade ou em risco social e pessoal, garantias de maior acesso aos programas sociais.
Qual o objetivo da assistência social?
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
Aula 4 - Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil.
Quais são os serviços de assistência social?
Albergue; • República; • Abrigo; • Família Substituta; • Trabalho Protegido; Medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade. E) Defesa Social e Institucional: A Proteção Social Básica e especial deve garantir aos seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e sua defesa.
Quais as três funções do Sistema Único de Assistência Social?
A política de assistência social, que tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Qual é o papel do assistente social no Cras?
Seu conjunto de equipes trabalha para identificar as pessoas que ainda estão fora desses acessos, fazer visitas e diagnosticar suas demandas e necessidades, fazer encaminhamentos para as diversas áreas, a inclusão no cadastro único, identificação, inscrição, elegíveis ou não no Programa Bolsa Família, ou outros ...
Como os assistentes sociais trabalham?
O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.
Quais os tipos de ações do Serviço Social?
Esse profissional realiza ações socioeducativas com indivíduos e grupos, relatórios e estudos socioeconômicos, visitas domiciliares, análises institucionais, bem como, atendimentos individuais e familiares, entre outros.
O que o assistente social transforma?
Essa é uma graduação que está inserida nas Ciências Humanas. Por isso, você estudará Sociologia, Política, Antropologia e Filosofia. A intenção dessa formação é transformar os alunos em profissionais aptos ao desenvolvimento do planejamento, implementação, coordenação e execução de projetos sociais.
Quais ações o assistente social deve realizar buscando o enfrentamento da questão social?
O assistente social, no enfrentamento da questão social, deve realizar ações voltadas ao fortalecimento dos sujeitos coletivos e dos direitos sociais e reassumir o trabalho de base, de educação, mobilização e organização popular.
Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social na instituição do Cras?
A Equipe Técnica do CRAS desenvolve atendimentos psicossociais, ações como visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, estudos sociais, acolhimentos, promoção ao acesso de documentação pessoal, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e prontuários, atendimentos individuais ou grupais, ...
Quais são as três políticas sociais?
No Brasil, a seguridade social foi instituída pela constituição Federal de 1988 e composta na interface entre três políticas: Saúde, Previdência e Assistência Social.
Quais são os serviços programas e projetos da assistência social?
- Gerência de Proteção Social Básica.
- Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
- Coordenação do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.
Qual o valor do salário de um assistente social?
“O assistente social ainda não tem um salário unificado no Brasil”, diz o autor, deputado Zé Vitor (PL-MG). Segundo ele, pesquisas na internet revelaram que a remuneração poderia variar de R$ 1.485 a R$ 3.586 em fevereiro de 2021.
Quais são os eixos da assistência social?
A conferência magna discutiu neste momento cinco eixos temáticos que são a Proteção Social; o Financiamento e Orçamento; Controle Social; Gestão e acesso às seguranças; e Atuação do SUAS (Serviço Único de Assistência Social) em Emergências.
Qual é a diferença entre serviço social e assistência social?
Serviço social: é a profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.662/1993. Assistente social: profissional com graduação em Serviço Social (em curso reconhecido pelo MEC) e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalha.
Quem a assistência social atende?
A Assistência Social, diferentemente da previdência social, não é contributiva, ou seja, deve atender a todos os cidadãos que dela necessitarem.
O que é assistência social e para que serve?
Para as comunidades vulneráveis e marginalizadas, a assistência social é mais do que um apoio, é um recurso de sobrevivência e um trampolim para a ascensão social. Por meio de programas de assistência direcionados, ela oferece suporte a indivíduos e famílias que vivem em situação de pobreza, exclusão ou marginalização.
Qual o papel do assistente social na comunidade?
Em síntese, o assistente social é um profissional importante na Atenção Básica como um mediador entre as necessidades dos usuários e os serviços disponíveis, buscando garantir que estes sejam efetivos, eficazes e de qualidade, promovendo a cidadania, a participação e o controle social.
O que o assistente social não pode fazer?
- Diagnosticar ou prescrever tratamentos médicos;
- Realizar procedimentos clínicos;
- Praticar psicoterapia;
- Representar judicialmente;
- Emitir receitas médicas;
- Realizar atividades que violem a privacidade ou ética profissional;
Quais os principais instrumentos do assistente social?
Podemos destacar alguns instrumentais que são basicamente as ferramentas de trabalho de todos os Assistentes Sociais seja em qual área o mesmo esteja atuando, são eles: Observação, entrevista, trabalhos com grupos, reunião, mobilização de comunidades, visita domiciliar, visita institucional, atas de reuniões, livros de ...
Quais as competências e habilidades do assistente social?
São competências destes profissionais a elaboração, execução e avaliação de políticas sociais; orientar grupos e indivíduos; realizar estudos socioeconômicos, entre outras expressas na lei 8.662 de 1993: Art. (BRASIL, 2012, p. 44-45).
Quais as leis que o assistente social precisa saber?
Leis Ordinárias
Lei nº 8.742/1993- Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) - Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Lei nº 10.836/2004 - Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Lei nº 11.162/2005 - Institui o Dia Nacional da Assistência Social.
Quando ocorre o crime impossível?
O que deve conter em um organograma de uma empresa?