Quais são os instrumentos do Psicodrama?

Perguntado por: Cláudio Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

Os instrumentos do Psicodrama são: cenário, protagonista, diretor, ego-auxiliar e público. Cenário é o espaço onde ocorre a ação dramática, este é multidimensional e móvel. Protagonista é o sujeito que emerge para a ação dramática, trazendo consigo os sentimentos comuns que permeiam o grupo.

Quais as técnicas usadas no Psicodrama?

  • Inversão de papéis: Trocar com o ego. Olhar o outro a partir da representação do outro. ...
  • Solilóquio (dialogo consigo mesmo). Pensar alto. ...
  • Interpolação de Resistência. ...
  • Confronta o eu com as evidências. ...
  • Exprime emoções pelo ego e permite compreender a sua complexidade.
  • Representação Simbólica. ...
  • Estátua.

Quais as etapas do Psicodrama?

Moreno nomeou e descreveu as três fases sequenciais citadas acima: 1) aquecimento; 2) dramatização e 3) compartilhamento.

Quem é o ego auxiliar no Psicodrama?

O ego auxiliar (EA) é um instrumento psicodramático de tratamento que ajuda a vincular, revelar situações e superar conflitos, por meio da interação entre as partes, buscando desenvolver relações mais saudáveis.

Quais as técnicas do método Sociodrama?

O Sociodrama é, pois, uma metodologia de pesquisa ativa e traz, portanto, as significações presentes nas relações, o discurso compartilhado, e um processo dialógico com intensa troca de conteúdos psíquicos, atitudinais e comportamentais entre as pessoas, no propósito conjunto de solucionar deter-minados conflitos.

Psicodrama II: Instrumentos e Técnicas

33 questões relacionadas encontradas

Como funciona o Sociodrama?

O Sociodrama foca o seu trabalho dramático sobre um grupo de pessoas e o Psicodrama sobre um determinado indivíduo, muito embora ele seja visto como um ser ativo dentro de uma relação.

Como fazer um Sociodrama?

Como realizar um sociodrama:
  1. Escolher ou definir um tema. ...
  2. A decisão sobre os papeis deverá ser feita de forma sociométrica (por adesão a contribuições). ...
  3. Preparar os argumentos sobre o tema. ...
  4. Há que abrir plenamente à discussão do grupo sobre o tema. ...
  5. Devam-se anotar todas as conclusões do grupo.

Quem é o protagonista no Psicodrama?

Protagonista: o protagonista pode ser um indivíduo, uma dupla ou um grupo. É quem, em psicodrama, protagoniza seu próprio drama. Representa a si mesmo e seus personagens são parte dele. Palavra e ação se integram, ampliando as vias de abordagem.

Quais são os princípios básicos do Psicodrama para Moreno?

Princípios básicos do Psicodrama

Orienta-se pela emoção e pela co-criação, fazendo ressurgir situações, sensações e sentimentos que ajudam na reconstrução da personalidade. Além de espontaneidade, criatividade e empatia, utiliza os conceitos de Tele, Co-inconsciente, Teoria dos Papeis e Matriz de Identidade.

Quais são os 5 instrumentos que constituem o contexto do Psicodrama contexto dramático de Moreno?

Os instrumentos do Psicodrama são: cenário, protagonista, diretor, ego-auxiliar e público.

Quais são as três matrizes de identidade do Psicodrama?

O bebê necessita de um duplo – ego-auxiliar – para sobreviver. Por esse motivo, é denominada fase do duplo. A segunda etapa caracteriza-se pelo fato de a criança concentrar a atenção no outro e estranhar parte dele. A terceira seria a fase do espelho, que separa o outro da continuidade da experiência.

Qual o principal objetivo do Psicodrama?

Assim, a terapia psicodramática tem como objetivo desenvolver a espontaneidade e a criatividade, a compreensão de si próprio e do outro e da sociedade, a responsabilidade do homem por si e por todos os outros, sua capacidade de se colocar no lugar do outro e de viver encontros.

O que é a técnica do duplo?

Mediante a técnica do duplo, um eu-auxiliar desempenha o papel de protagonista. Verbal e gestualmente complementam aquilo que, a partir desse desempenho, entende e sente que o protagonista não pode expressar completamente por ser isto desconhecido ou oculto, por inibições.

O que é a técnica do espelho?

A “terapia do espelho” – ou “técnica do espelho” – é um exercício focado em aumentar a autoestima e fomentar o autoconhecimento. Basicamente, consiste em se postar em frente ao espelho e direcionar a si mesmo frases de autoafirmação.

Qual é a proposta terapêutica do Psicodrama?

A prática do Psicodrama alia o teatro com técnicas terapêuticas, colocando a pessoa no centro do processo, buscando iluminar problemas históricos, resolver questões latentes e construir uma melhor saúde mental para esta que da dramaturgia terapêutica participa.

O que é a abordagem do Psicodrama?

O Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Sua aplicação é uma das mais eficientes e criativas nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais.

Como Moreno definiu o Psicodrama?

Moreno definiu o Psicodrama como “a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos”. Inspirado no teatro, o Psicodrama propõe o desempenho de papéis pela dramatização como método de desenvolvimento de papéis. Drama significa ação ou realização.

O que é criatividade para Moreno?

Segundo Moreno (1974, p. 76) “(a espontaneidade) é o que impele o indivíduo para uma resposta adequada a uma nova situação, ou uma nova resposta a uma situação antiga. Assim a criatividade está relacionada ao ato em si, e a espontaneidade ao aquecimento, a uma prontidão para agir”.

Qual a definição de papel defendida por JL Moreno?

“O papel é a forma de funcionamento que o indivíduo assume no momento específico em que reage a uma situação específica, na qual outras pessoas ou objetos estão envolvidos” (MORENO, 1990, p.

Qual o papel do diretor no Psicodrama?

Segundo Moreno (1992) e BERMÚDEZ (1984), a estrutura do papel de diretor é diferenciada através do foco de trabalho – Psicodrama ou Sociodrama –, e em ambos ele possui três funções: a) Produtor – coordena a montagem da produção, de forma que as necessidades pessoais e coletivas dos personagens sejam atendidas.

Como funciona a abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.

Quem pode ser um psicodramatista?

Qualquer profissional que procure uma metodologia de trabalho que lide com o ser humano, com grupos e com o resgate da criatividade e espontaneidade, encontrará isso no Psicodrama.

Qual a diferença de Psicodrama e Sociodrama?

Tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica, nas comunidades. A diferença entre o Psicodrama e o Sociodrama consiste em que no primeiro o trabalho dramático focaliza o indivíduo – embora sempre visto como um ser em relação – e no segundo focaliza o próprio grupo.

Qual a importância da espontaneidade e criatividade para o Psicodrama?

O Psicodrama estimula o exercício da criatividade, fazendo com que o indivíduo aja e reaja com prontidão, coerência e flexibilidade. Que esteja atento às alternativas, elimine a rigidez e represente seus papeis com desenvoltura.

Quais são os benefícios do Psicodrama?

Ao abordar questões específicas do trabalho, o Psicodrama permite:
  • Construir posturas de liderança, com a liberação dos recursos individuais e novas maneiras de atuar no grupo;
  • Melhorar a comunicação dentro da equipe e o relacionamento com clientes, favorecendo o crescimento profissional e o desempenho;

Artigo anterior
Quais as características de um clima quente?
Artigo seguinte
Quanto custa um Palio 2019?