Como se deu a evolução dos artrópodes?

Perguntado por: Luna Teresa Pacheco  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta.

Como se dá o crescimento dos artrópodes?

Ao crescer, os artrópodes precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenômeno é chamado muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até cessar o crescimento na fase adulta. As carapaças deixadas por ocasião das mudas são as exúvias (do latim exuviae, "vestidos largados").

Quais são as novidades evolutivas dos artrópodes?

O nome “Arthropoda”, vem do grego e significa pés (podas) articulados (arthro). Porém, não são apenas as patas desses animais que apresentam essa novidade evolutiva nos animais. Antenas, asas, aparelhos bucais… todas essas estruturas possuem articulações nos Artrópodes.

Quais são as características evolutivas exclusivas dos artrópodes?

Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).

Quais são os tipos de desenvolvimento dos artrópodes?

O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetos hemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos).

ARTRÓPODES - INTRODUÇÃO - ZOOLOGIA | Biologia com Samuel Cunha

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 principais grupos de artrópodes?

Além dessa característica, podemos destacar as pernas articuladas, fundamentais para a locomoção e obtenção de alimento, e o corpo segmentado. Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.

Qual é o tipo de desenvolvimento do inseto direto ou indireto?

Tipos de metamorfose dos insetos:

Desenvolvimento direto (ametábolo) – neste grupo de insetos os animais não passam por mudanças, ou seja, a partir da eclosão do ovo surge um arquétipo semelhante ao organismo adulto, porém ainda imaturo.

Quais são as características mais importantes que distinguem os artrópodes?

Eles apresentam simetria bilateral, o corpo é segmentado, as suas extremidades são articuladas, além de contarem com um exoesqueleto quitinoso e resistente, que lhes confere proteção. Esses animais estão classificados em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.

Quais são as características mais importantes que distinguem os artrópodes de outros animais?

A principal característica que diferencia os astrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Foi essa característica que deu o nome ao grupo, pois a expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação", e podos, "patas".

É característica típica dos artrópodes?

Apresentam corpo segmentado com apêndices articulados: os artrópodes possuem apêndices articulados, os quais estão presentes aos pares no corpo do animal. ... Possuem exoesqueleto de quitina: o corpo desses animais é revestido por um esqueleto externo formado por quitina.

Qual foi a principal novidade evolutiva dos Nematelmintos?

por cutícula proteica; • Protostômios, triblásticos e apresentam simetria bilateral; • Novidades Evolutivas: -Tubo digestório completo (com duas aberturas, boca e ânus); - Presença de cavidade corporal: pseudoceloma.

Quais são as novidades evolutivas dos cordados?

A maioria é ovípara, sendo o ovo dos répteis uma importante novidade evolutiva, uma vez que apresenta casca que impede o ressecamento. Aves: tetrápodes que se destacam pela presença de penas. São animais endotérmicos e apresentam uma série de adaptações ao voo.

O que são as novidades evolutivas?

Ao longo do desenvolvimento das plantas, outras novidades evolutivas surgiram: vasos condutores, sementes, flores e frutos. A ausência e existência dessas e de outras características fazem com que as plantas sejam divididas em 4 grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Como é a reprodução dos artrópodes?

Os artrópodes se reproduzem de forma assexuada, ou seja, com gametas que maioria das vezes possuem sexos separados. A maior parte desses animais realiza fecundação interna, mas alguns deles, como crustáceos, realizam fecundação externa.

Por que os artrópodes apresentam crescimento descontínuo?

Por causa do esqueleto externo, os artrópodes não podem ter um crescimento contínuo. Esse crescimento descontínuo acontece de tempos em tempos. ... O momento de crescimento desses animais é, tão apropriadamente, chamado de muda. Por que eles efetivamente mudam seu exoesqueleto.

Como ocorre o processo de muda?

A muda ou ecdise é um processo pelo qual o exoesqueleto desprende-se periodicamente, permitindo o crescimento do animal, seguido da produção de um novo exoesqueleto. ... Assim, periodicamente, esse exoesqueleto é eliminado para que o animal desenvolva-se por meio de um processo denominado de muda ou ecdise.

O que diferencia os artrópodes de todos os outros animais e?

Todos os artrópodes possuem o corpo dotado de vários segmentos e apêndices articulados, como patas e antenas, que possibilita movimentos. Essa é a sua característica diagnóstica (identifica e diferencia os artrópodes dos outros) e que dá o nome ao grupo, do grego arthros: articulação e podos:pés.

Como é feita a diferenciação dos insetos de outros artrópodes?

Observe as principais partes do corpo de um inseto.
...
As características que diferenciam esse grupo dos demais artrópodes são estas:
  1. Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;
  2. Três pares de pernas;
  3. Dois pares de asas (presentes na maioria das espécies);
  4. Um par de antenas;
  5. Um par de olhos compostos;
  6. Peças bucais aparentes.

O que diferencia os crustáceos de outros artrópodes?

Nos crustáceos, o exoesqueleto é ainda mais rígido pois contém substâncias calcárias. Como outros artrópodes possuem o corpo segmentado e apêndices articulados. Por outro lado, o que diferencia os crustáceos de outros artrópodes é a quantidade de apêndices: geralmente são cinco pares de patas e dois pares de antenas.

Qual a diferença entre o sistema respiratório de artrópodes pequenos e grandes?

Nas diversas classes de artrópodes, o tipo de respiração varia. Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traqueias. ... Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele.

Qual o tipo de desenvolvimento do inseto?

O desenvolvimento dos insetos pode ser direto ou indireto. Nesse último caso, a metamorfose pode ser gradual ou completa.

Quais animais têm desenvolvimento indireto?

Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo. Nesse último caso, a mudança é tão radical que os indivíduos jovens (girinos) não possuem pernas e vivem na água, e os adultos não possuem brânquias, vivem no ambiente terrestre e possuem pernas.

Quais animais apresentam desenvolvimento direto?

O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.

Quais são os artrópodes mais conhecidos?

Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolho-de-cobra).

Quem são os representantes dos artrópodes?

Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos (crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes).

Artigo anterior
Como digitar o número do cartão?
Artigo seguinte
Quais os dois principais órgãos fiscalizadores do meio ambiente no Brasil quais as suas funções?