O que causa a histeria para Freud?

Perguntado por: Kelly Érica Alves Melo  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (1 avaliações)

Posteriormente, Sigmund Freud (1856-1939), em colaboração com Josef Breuer, começou a pesquisar os mecanismos psíquicos da histeria e postulou em sua teoria que essa neurose era causada por lembranças reprimidas, de grande intensidade emocional.

Qual a causa da histeria para Freud?

Freud mostrou que a origem da histeria encontra-se na repressão sexual.

Qual o significado de histeria na psicanálise?

Histeria ou neurose histérica é uma psiconeurose caracterizada por alterações transitórias da consciência, como períodos de amnésia ou perda de memória, e por várias manifestações sensitivas ou motoras, também passageiras, como tiques, perda da sensibilidade cutânea, paralisia dos membros, cegueira ou convulsões.

Por que a histeria foi importante para o nascimento da psicanálise?

A histeria ganha certa centralidade nos estudos iniciais da psicanálise. Afinal, foi através dessas queixas clínicas que o tratamento desenvolvido por Freud, influenciado por seus pares, pôde continuar a evoluir dentro do arcabouço teórico e prático da psicanálise.

Como era tratada a histeria antes da psicanálise?

Para Hipócrates (século V a.C.), a histeria resultava dos efeitos neurotóxicos de um “útero frustrado” que procuraria gratificação através de movimentos erráticos na cavidade abdominal, causando as alterações motoras, sensoriais e emocionais próprias da patologia em questão.

Introdução à psicanálise - Histeria

38 questões relacionadas encontradas

Como se iniciaram os estudos de Freud com a histeria?

Freud aponta o método de Bernheim como algo para distrair o paciente em vez de ser algo efetivamente eficaz. Sem contar que notou que o recalque servia como defesa nos pacientes ao desconforto e sentimentos degradantes que tinham.

Como age uma pessoa histérica?

Normalmente, os sintomas surgem em crises, que podem durar entre algumas horas, dias ou semanas. Outras características comuns da personalidade da pessoa que sofre com histeria são a falta de vontade própria, necessidade excessiva de sentir amor e simpatia extrema, que pode variar com instabilidade emocional.

Em que consiste o mecanismo de recalque descrito por Freud?

Recalque na psicanálise

De acordo com Freud, o recalque é um dos conceitos fulcrais da psicanálise. Consiste em um mecanismo que remete para o inconsciente emoções, pulsões e afetos que são considerados repugnantes para um determinado indivíduo.

Quais os princípios da teoria do recalque?

A teoria do recalque apresentará dois elementos que se articulam e aparecem no processo de recalcamento: o afeto e a representação. Ambos são representantes da pulsão.

Qual a finalidade do recalque?

A principal função do recalque seria a fuga ao desprazer.

Como ocorre o recalque?

Acontece quando uma parte da estrutura fica mais rebaixada que a outra, com ou não distorção angular, o que resulta em esforços estruturais não previstos, podendo em casos extremos, culminar na ruína da obra. Vale lembrar que nem todas as rachaduras e fissuras provêm de recalque. .

Como eu devo tratar uma paciente histérica?

A melhor forma de tratamento para histeria consiste em fazer psicoterapia com um psicólogo, de forma a identificar formas de lidar com o excesso de ansiedade e aprender a lidar com as próprias emoções.

Como conviver com uma pessoa histérica?

Após passada a crise, será preciso conversar com a pessoa que vem apesentando o problema. Mas é recomendado evitar que a conversa se transforme em 'discutir a relação'. A questão deverá ser trabalhada de forma pontual, falando sobre o que aconteceu e sobre os motivos que podem ter levado ao descontrole.

Como a histeria se manifesta no homem?

Estudos apontam que a histeria masculina se manifesta também em crises de ira, agressividade, violência contra mulher, em alguns transtornos que envolvem a compulsão como jogo patológico, endividamento exacerbado, na bipolaridade, ou seja, vários estudos apontam que os histéricos se encontram nas delegacias e as ...

Qual era o método utilizado por Freud e Breuer nesse período para o tratamento da histeria E o que almejavam com ele?

Nos Estudos sobre a histeria (1893), escritos por Freud em coautoria com Breuer, encontra-se a observação de que o método hipnótico, empregado para o tratamento destes casos promove um efeito catártico no paciente "...

Quais foram os motivos que levaram Freud a abandonar a hipnose?

Afirma Weissmann (1958) que “talvez Freud tivesse dificuldades para hipnotizar; é possível que lhe faltasse a qualidade de um bom hipnotista e, isso também teria contribuído para ele abandonar o método da hipnose”.

Como é mulher histérica?

As mulheres consideradas histéricas apresentavam uma ampla gama de sintomas, incluindo ansiedade, falta de ar, desmaios, nervosismo, desejo sexual, insônia, retenção de líquidos, sensação de peso no abdômen, irritabilidade, perda de apetite e uma "tendência a causar problemas para os outros".

Como tratar a histeria feminina?

O procedimento era realizado por médicos dedicados a tratar o maior número possível de pacientes. Maines escreveu que os médicos usavam a masturbação para tratar a histeria em mulheres desde o período romano. Os médicos aliviavam a condição provocando "paroxismos" nas mulheres por meio da masturbação.

Qual mecanismo de defesa da histeria?

O símbolo que a histeria cria é especial, uma vez que não tem uma relação exata com a causa original. Ocorre o isolamento (esquecimento) da causa original que gerou o desprazer, o que constitui o recalcamento como uma defesa patológica, e, em seu lugar, as ideias excessivamente intensas.

Qual o tratamento para neurose obsessiva?

As neuroses são tratadas com psicoterapia e/ou psicanálise. A abordagem cognitiva-comportamental é a mais recomendada para o tratamento, pois trabalha na forma como a pessoa vê, sente e pensa em relação ao sofrimento e a dor emocional.

Onde ocorre recalque?

O recalque imediato ocorre em solos arenosos, e em solos não saturados. Basicamente acontece quando parte das tensões, oriundas de um carregamento são transferidas imediatamente ao arcabouço sólido. O solo de modo geral trabalha de maneira elástica, ou seja, fisicamente ele parte do principio de molas.

Como se define recalque total?

Recalque total – Movimento absoluto de um elemento de fundação. Geralmente não causam danos ao edifício.

Como ocorre o recalque por adensamento?

Recalques por adensamento ocorrem em solos de grão fino, que possuem baixo coeficiente de permeabilidade, normalmente saturados ou próximos à saturação, sendo associados ao tempo de ocorrência e à redução permanente do índice de vazios (BRANDI, 2012).

O que é recalque de conflitos?

4. Recalque de conflitos: o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas.

O que é o recalque na hidráulica?

O sistema de recalque é o que possibilita o transporte de fluido de uma fonte inferior para um ponto superior, por meio de bombeamento. A tubulação do sistema de recalque posiciona-se após a bomba de sucção e efetua o transporte do fluido para um ponto acima dela.

Artigo anterior
Quais fatores afetam a resolução longitudinal?
Artigo seguinte
Quando foi criada a lei brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência?