Quais são os estágios de Wallon?

Perguntado por: Mia Viviane Ferreira de Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência.

Quais são os estágios descritos por Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Em qual estágio de desenvolvimento você se encontra Segundo Wallon?

Estágio Categorial:

Segundo Wallon, a criança desenvolve suas capacidades de memória e atenção voluntária e "seletiva", neste estágio a criança começa a abstrair conceitos concretos e começa o processo de categorização mental onde a criança tem um salto em seu desenvolvimento humano.

Quais são os estágios propostos pela psicogenética Walloniana explique cada um?

Os estágios propostos são os seguintes: - impulsivo (do nascimento aos 3 meses) e emocional (dos 3 meses a 1 ano); - sensório-motor e projetivo (dos 12 meses aos 3 anos); - personalismo (dos 3 aos 6 anos); -categorial (dos 6 aos 11 anos);

Como ocorre o desenvolvimento para Wallon?

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE HENRY WALLON. A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.

HENRI WALLON (2) - DESENVOLVIMENTO INFANTIL | TEORIA PSICOGENÉTICA

26 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a aprendizagem Segundo Wallon?

Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.

O quê Wallon considera fundamental para o desenvolvimento humano?

As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral, são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.

Quais são os 4 estágios de Piaget?

As 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget
  • Estágio sensório-motor (0 a 2 anos): ...
  • Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos): ...
  • Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): ...
  • Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): ...
  • E o desenvolvimento infantil na pandemia?

O que é o estágio sensório-motor e projetivo descrito por Wallon?

O estágio sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos) é caracterizado por atividades de exploração concreta do espaço físico: agarrar, segurar, apontar, andar etc., auxiliadas pela fala.

O que é estágio sensório-motor?

Em teoria o estágio sensório-motor antecede a linguagem, pois este é o período no qual a criança consegue se comunicar por meio de ações e de sua percepção quanto ao ambiente em que está inserida. É um período de construção, ou seja, de evolução.

O que é o estágio projetivo?

Estágio sensório-motor e projetivo

É neste estágio em que a criança, através de uma curiosidade adquirida, começa a desbravar o mundo exterior de uma forma mais voluntária.

Qual a predominância funcional do estágio sensório-motor e projetivo analisado por Wallon?

Estágio Sensório-motor e projetivo (1 – 3 anos) Características gerais: - Campo funcional predominante: cognitivo. - Direção do desenvolvimento e das atividades da criança: centrífuga. - Exploração da realidade exterior e do mundo físico.

Quais a contribuição de Wallon sobre desenvolvimento humano no contexto da sua formação docente?

O que Wallon fez em seus estudos:

√ Buscou entender a origem biológica de como se dá o desenvolvimento; √ Colocou características biológicas e orgânicas como sociais; √ Reconheceu que sentimentos e emoções influenciam no desenvolvimento; √ Levou em conta as teorias de Freud e Piaget.

Quais as contribuições de Wallon sobre desenvolvimento humano e para o contexto da sua formação docente?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.

Como ocorre a aprendizagem segundo Piaget e Vygotsky?

É possível afirmar que Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. No entanto, há maneiras diferentes de conceber este processo de desenvolvimento. Enquanto Piaget privilegia a maturação biológica, Vygotsky valoriza o ambiente social.

O que é aprendizagem Segundo Vygotsky?

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.

Como se dá a aprendizagem segundo Piaget?

Jean Piaget

Segundo ele, a aquisição de conhecimento acontece por meio de experiências adquiridas em um contexto no qual se está inserido. Para o estudioso, a formação do conhecimento humano depende da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive.

Qual a importância da teoria de Wallon?

A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...

Quais são as principais características da teoria de Wallon é como se aplica na nossa realidade brasileira?

A teoria walloniana torna-se interessante para o Brasil a partir dos anos de 1980, onde teve grande contribuição no que se refere à formação de professores que englobam a aprendizagem e o papel do professor na formação da criança, o autor apresenta como ocorre o desenvolvimento da criança de uma fase para a outra.

Qual é o papel do professor para Wallon?

Ocupa uma função ímpar e privilegiada no desenvolvimento da criança e pode contribuir para o sucesso ou o fracasso do aluno na escola. Ele pode estabelecer vínculos afetivos muito fortes com e entre os alunos. Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos. Wallon (1971, p.

O que é predominância funcional?

O desenvolvimento da pessoa se dá numa construção progressiva em que se sucedem fases em que ora predominam aspectos afetivos, ora cognitivos. A essa tendência a predomínio de um aspecto sobre o outro Wallon dá o nome de "predominância funcional".

São os quatro núcleos funcionais de Wallon?

Na concepção de Wallon, existe quatro campos funcionais – movimento (ato motor ou motricidade), afetividade, inteligência e pessoa (formação do eu).

O que é o estágio do personalismo?

O estágio do Personalismo é marcado pela oposição, sedução e imitação. A oposição é a idade negativista do não, do eu, do meu; é a fase da recusa e da reinvindicação, a criança começa fazer distinção entre o meu e o teu objeto, e com isso busca conflitos de competição para obter o objeto que não lhe pertence.

Quais as fases de Vygotsky?

Propõe o desenvolvimento em quatro fases:
  • Sensório motor (0 a 2 anos)
  • Pré-operatório (2 a 6 anos)
  • Operatório Concreto (7 a 12 anos)
  • Operatório formal (a partir dos 12 anos)

Qual a idade do estágio categorial?

Nesse estágio há duas partes a primeira denominada de pré-categorial, entre 6 e 9 anos, caracterizado pelo pensamento sincrético. E a segunda é fase categorial, entre 9 e 11 anos, onde a criança classifica e ordena todas as coisas que vivencia.

Artigo anterior
Quais os elementos que caracterizam uma cultura escolar?
Artigo seguinte
O que é avaliação a valor justo?