Quais os elementos que caracterizam uma cultura escolar?
Perguntado por: Rafael Wilson Tavares Abreu Gonçalves | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)
Os principais elementos que desenhariam essa cultura seriam os atores (famílias, professores, gestores e alunos), os discursos e as linguagens (modos de conversação e comunicação), as instituições (organização escolar e o sistema educativo) e as práticas (pautas de comportamento que chegam a se consolidar durante um ...
O que se refere cultura escolar?
Em síntese, cultura escolar se refere aos modos particulares de interagir, de trabalhar, de agir e de pensar que se consolidam nas práticas cotidianas e expressam o “modo de ser particular” da escola; constitui, o que alguns autores denominam, a sua identidade.
Qual a diferença entre cultura na escola e cultura escolar?
Contudo, apesar de cada escola possuir sua identidade, a cultura da escola, a qual se sustenta nas práticas das pessoas que tomam parte nela, a cultura escolar está presente, sustentando-se institucionalmente, produzindo e reproduzindo tensões, novas e antigas contradições.
Qual o papel da cultura na escola?
A escola é defendida como uma entidade socializadora que deve incorporar as diversas culturas, afim de que haja um ambiente sociável onde todos possam manifestar seus ideais sem medo de serem tachados como antiéticos e serem discriminados pela cultura que estes manifestam ou pertencem.
Como podemos desenvolver a cultura na escola?
Na escola não é diferente, é necessário que ela tenha um espaço organizado, e que além da característica comum de toda instituição de ensino, a de transmitir conhecimentos sistematizados, ela precisa ser autora de um jeito próprio de ser e de manifestar seus hábitos e valores.
Escola e Cultura - Cultura Escolar
Quais práticas culturais devemos trabalhar com os alunos na escola?
Os alunos deverão realizar estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo seja explorado ao máximo.
Qual a importância da diversidade cultural para a escola?
O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes e estimular a sua autoestima e respeito ao outro, e não para segregar. Assim, é interessante que eles aprendam a reconhecer as diferenças e as semelhanças, para que convivam bem com isso.
Qual a função social e cultural da escola?
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
Qual a relação da cultura com educação?
Existe uma intrínseca relação entre cultura e educação, visto que a própria educação é considerada como sendo parte da cultura. A cultura pode ser entendida como fruto da inventividade humana, só existe cultura porque existe o homem, e a educação está incluída neste meio.
Qual é a função da cultura?
A função da cultura é atenuar nossa violência e mantê-la sob controle. Na própria estrutura do ser humano, encontramos, sempre, a questão da violência. Se pensarmos na história da humanidade, veremos isso nas guerras.
O que significa a cultura e cotidiano escolar?
Cultura e cotidiano escolar * Com base nas idéias de Michel de Certeau e Michel Foucault, busca indicar como se dá a "trama da cultura" nas múltiplas e diversas relações dos praticantes dos cotidianos através de acontecimentos culturais.
Qual é a diferença entre cultura e educação?
Educação é disciplina; cultura é espontaneísmo. Uma formata o indivíduo de fora para dentro, a outra o ajuda a sair de dentro para fora.
O que se entende por cultura?
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.
Como o conceito de cultura escolar tende a contribuir com os estudos na área de História da educação?
O conceito de cultura escolar tem sido utilizado para pôr em evidencia a função da escola como transmissora de uma cultura específica no quadro do processo de socialização e integração nacional das crianças e dos jovens.
O que é uma educação intercultural?
A educação intercultural, no contexto das lutas sociais contra os processos crescentes de exclusão social inerentes à globalização econômica, propõe o desenvolvimento de estratégias que promovam a construção de identidades particulares e o reconhecimento das diferenças, ao mesmo tempo em que sustentem a inter-relação ...
O que é concepção de gestão escolar?
Gestão Escolar é uma importante área de atuação profissional do licenciado em Pedagogia, sendo que compreende a administração, coordenação e orientação pedagógica da escola, além de demandar grandes responsabilidades por parte da equipe gestora, como a promoção de uma gestão participativa e democrática que envolva os ...
Qual o papel da educação para a transmissão da cultura?
Nesse entendimento, pode-se compreender a educação como um processo dinâmico e constante de transmissão cultural, ou seja, é através dela que são transmitidos os valores, as normas, as representações e experiências cuja finalidade é a reprodução de um sistema social.
Como Durkheim relaciona cultura e educação?
Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade.
Qual é a função social da educação?
A educação, segundo a ótica dominante, tem como finalidade habilitar técnica, social e ideologicamente os diversos grupos de trabalhadores, para servir ao mundo do trabalho. Segundo Frigotto (1999, p. 26), “trata-se de subordinar a função social da educação de forma controlada para responder às demandas do capital”.
Qual é a função social do ensino?
O papel social do ensino é em preparar o aluno de maneira cultural, social, técnico-científico e político para a sociedade onde vive. Cabe ao professor ser o mediador e assegurar desenvolvimento de tais capacidades Quais as relações entre Pedagogia e Didática?
Qual é a função da escola?
A escola existe com a finalidade de inserir as crianças em um círculo social, onde ela irá conhecer estranhos, obedecer às regras e. Além disso, um dos fatores mais importantes da escola é transferir o conhecimento às pessoas e passar os conceitos básicos da vida em sociedade.
Qual a importância de diversidade cultural?
Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.
O que é diversidade cultural na escola?
A diversidade cultural sempre existiu e sempre vai existir na sociedade, e consequentemente nas escolas o que vai mudando ao longo do tempo é a necessidade da abertura das salas de aula para as diferenças entre alunos e famílias, incluindo e valorizando as mesmas no seu processo educativo, promovendo assim a identidade ...
Como ensinar a diversidade cultural na escola?
- 1- Trabalhar a autoestima pela representatividade.
- 2- Dinâmicas de integração.
- 3- Uso de personagens da literatura infantil.
- 4- Comemorar os feriados que celebram a diversidade.
- 5- Filmes infantis e desenhos inclusivos.
Quais são as práticas culturais?
As práticas culturais são consideradas verdadeiras interações sociais, que promovem a ação entre os grupos e fortalecem laços entre os participantes. Sabe-se que o contexto escolar favorece e muito a compreensão de opiniões e pensamentos e facilita aceitar o que é diferente.
O que é melhor correr ou andar de bicicleta?
Quais são os estágios de Wallon?