Quais são os dois requisitos necessários para que o contrato de trespasse produza efeitos com relação a terceiros?

Perguntado por: Santiago Monteiro Rocha  |  Última atualização: 24. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (3 avaliações)

Para o contrato de trespasse produzir efeitos em relação a terceiros e ser eficaz é necessário que: i) o contrato de trespasse seja averbado a margem da inscrição do empresário ou da sociedade empresária; ii) que a averbação seja publicada na imprensa oficial e que iii) o empresário alienante conserve bens suficientes ...

Quais os requisitos para o contrato de trespasse?

Estes requisitos incluem a notificação e consentimento dos credores, a averbação do contrato de alienação junto ao registro societário e a publicação oficial na imprensa, além da assunção temporária de responsabilidade solidária por débitos contabilizados, conforme previsto em lei.

Quais os requisitos que precisarão ser atendidos para que o trespasse seja eficaz perante terceiros?

Quais os requisitos que precisarão ser atendidos para que o trespasse seja eficaz perante terceiros? 1.145 do Código Civil, é requisito do trespasse, sem a qual a venda não surte efeitos perante terceiros. Caso os credores estejam de acordo com a alienação, ela será plenamente eficaz.

Onde o contrato de trespasse deve ser registrado para ter efeitos contra terceiros?

Ainda de acordo com a legislação aplicável, o trespasse deve ser arquivado na Junta Comercial junto ao registro do empresário e publicado na imprensa oficial. O descumprimento destes requisitos impede que o negócio referente ao estabelecimento apresente eficácia perante terceiros.

O que caracteriza o trespasse?

CONCEITO. O contrato de Trespasse se refere a alienação (compra e venda) de um estabelecimento comercial, por meio da transferência da titularidade desse estabelecimento de uma pessoa a outra. Todavia, para a compreensão desse tipo de contrato, é essencial o entendimento do conceito de estabelecimento comercial.

AGU Explica - Contrato de Trespasse

21 questões relacionadas encontradas

Quais os requisitos para a validade e eficácia do trespasse?

É condição de eficácia perante terceiros (não de validade) o registro do contrato. Para a validade o TRESPASSE deve estar registrado na Junta Comercial e a sua posterior publicação cumulativamente.

O que é necessário para que o trespasse tenha eficácia jurídica e produza efeitos perante a terceiros?

Por isso é necessário que o negócio seja feito por escrito, para que se faça a sua averbação. Enquanto não averbado, o trespasse não produz efeitos (eficácia) contra terceiros, embora válido. Na prática, infelizmente, não é comum essa averbação, o que representa risco maior para o adquirente.

Quais os efeitos do trespasse em relação aos contratos?

O contrato de trespasse se orienta pela preservação da empresa, assim, o adquirente do estabelecimento poderá continuar o exercício da atividade valendo-se dos contratos firmados pelo adquirente, assumido automaticamente sua posição nos contratos.

O que diz o artigo 1142 do Código Civil?

Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária. § 1º O estabelecimento não se confunde com o local onde se exerce a atividade empresarial, que poderá ser físico ou virtual.

Quais as cautelas necessárias para que o contrato de alienação do estabelecimento produza efeitos em relação a terceiros?

Segundo o atual Código Civil, para que a alienação do estabelecimento empresarial produza efeitos frente a terceiros, deverá o contrato ser averbado na Junta Comercial, à margem da inscrição do empresário ou da sociedade empresária, bem como publicado na imprensa oficial.

Onde se publica o contrato de trespasse?

Como visto acima, para que tenha validade perante terceiros, o trespasse, arrendamento ou usufruto do estabelecimento deve estar devidamente registrado perante os órgãos competentes, bem como, é imperioso que se dê publicidade ao negócio realizado, através da publicação na imprensa oficial.

De quem é a responsabilidade pelas dívidas contraídas antes do trespasse?

Portanto, os débitos contraídos antes do trespasse que não foi objeto de contabilização, ou seja, os débitos que o adquirente desconhecia, serão de responsabilidade, somente, do alienante.

O que diz o artigo 1147 do Código Civil?

Não havendo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos cinco anos subseqüentes à transferência. Parágrafo único.

Como ficam os contratos da empresa após o trespasse?

Havendo alienação da empresa os contratos de trabalho eram transferidos automaticamente ao adquirente. Se fosse o caso de alienação do estabelecimento empresarial, a mesma consequência jurídica seria observada em relação aos empregados do alienante. Já no caso das locações, a Lei nº 8.245/91, art.

O que se entende por estabelecimento empresarial?

Portanto, o estabelecimento empresarial pode ser definido como o conjunto de bens corpóreos e incorpóreos organizados pelo empresário para a exploração da atividade econômica (empresa).

O que diz o artigo 1240 do Código Civil?

Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

O que diz o artigo 421 do Código Civil?

A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. Parágrafo único. Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.

O que diz o artigo 579 do Código Civil?

579. O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Perfaz-se com a tradição do objeto. No comodato, temos a característica de ser um empréstimo de uso, uma vez que, por se tratar de coisa infungível e inconsumível, o bem emprestado deve ser restituído ao término do contrato.

Quais são os efeitos de um contrato?

Os contratos podem produzir efeitos não só entre as partes contratantes, mas também em relação a terceiros. Em alguns casos, o contrato pode prever expressamente benefícios para terceiros, como é o caso de um seguro de vida, em que a indenização é paga diretamente aos beneficiários indicados pelo contratante.

O que é o aviamento de uma empresa?

De acordo com o professor Ricardo Negrão, aviamento é atributo do estabelecimento empresarial, resultado do conjunto de vários fatores de ordem material ou imaterial que lhe conferem capacidade ou aptidão de gerar lucros. Cada estabelecimento possui um aviamento maior ou menor.

O que compõe o fundo de comércio?

O fundo de comércio abrange valores deis mais diversas naturezas, tais como: mercadorias, instalações, móveis e utensílios, direito de arrendamento total ou parcial do respectivo local, freguesia, nome comercial, insígnia, marcas de fábrica ou comércio, patentes de invenção, modelos de utilidades e acervo de dívidas ...

Quais as condições essenciais para que o contrato possa produzir efeitos legais?

Existência de duas ou mais pessoas; Capacidade das partes contratantes; Legitimidade das partes para contratar; Manifestação de vontade válida e desimpedida.

Quais são os requisitos de eficácia do negócio jurídico?

Para que o negócio jurídico seja válido são necessários vários requisitos, de caráter geral, que são: capacidade do agente (condição subjetiva), objeto lícito e possível (condição objetiva) e forma prescrita ou não defesa em lei, conforme arts.

O que é a cláusula de não restabelecimento?

Neste sentido, abordaremos, em uma série de artigos, alguns dos aspectos mais importantes e mais interessantes da referida transferência, iniciando pela cláusula de não-restabelecimento, que nada mais é do que a vedação do alienante em fazer concorrência ao adquirente do estabelecimento empresarial, sem a autorização ...

Quais as regras do trespasse?

Formalidades do trespasse:
  • Notificação e anuência prévia dos credores;
  • Registro (averbação) na Junta Comercial (art. 1.144 do Código Civil);
  • Publicação na imprensa oficial a respeito do trespasse (art. 1.144 do Código Civil).

Artigo anterior
Quanto tempo antes do embarque devo estar no aeroporto?
Artigo seguinte
Quais são os íntrons?