Quais são os íntrons?
Perguntado por: Leticia Leonor de Moreira | Última atualização: 24. März 2025Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)
Intrões ou Introns são secções de DNA localizadas em um gene que são removidas por splicing de RNA durante a produção do mRNA ou de outro RNA funcional. São também chamados de sequências intervenientes (IVS) ou sequências interpostas.
Como identificar os íntrons?
Os íntrons podem ser vistos como sequências "lixo" que devem ser retiradas para que a "versão de partes boas" da molécula de RNA possa ser montada. O que são as "partes boas"? As partes do RNA que não são cortadas são chamadas exons.
O que são os éxons?
Exão ou Éxon (derivado do inglês "expressed regions") (plural "exões") é um segmento de DNA de um gene eucariótico cujo transcrito sobrevive ao processo de excisão (ou splicing ou processamento).
Como os íntrons são removidos?
No splicing, processo de corte-e-ligação ou processamento, os introns são removidos da transcrição inicial. Os segmentos da transcri- ção que contêm seqüências que codificam proteínas, chamados éxons, são ligados para formar a versão final da transcrição, conhe- cida como RNA mensageiro (MRNA) (ver quadro na pág. 53).
Quais são os tipos de splicing?
Existem cinco tipos principais de splicing alternativo (Figura 1): exon skipping (uso alternativo de exon), alternative 5´ splice sites (sítios doadores [5'] alternativos), alternative 3´ splice sites (sítios aceptores [3'] alternativos), intron retention (retenção de intron) e mutually exclusive exons (exons ...
Éxons e Íntrons - Gene: Ação diferencial do gene na formação do RNA
Qual a função dos íntrons?
Inicialmente, os intrões eram considerados parte do DNA-lixo, por serem regiões não-codificantes de proteínas; no entanto, pesquisas posteriores demonstraram o papel dos intrões na regulação da expressão gênica e também em um processo chamado splicing alternativo.
O que são íntrons e exons?
O DNA contém regiões que codificam as proteínas chamadas exons, e regiões que não codificam as proteinas são chamadas de introns, os limites entre os exons e introns são chamados de splice site.
Quais são os 3 tipos de mutação?
- Mutação pontual: Essas mutações ocorrem quando apenas uma base é alterada. ...
- Mutação por inserções e deleções: Nas mutações por inserção, adiciona-se um ou mais nucleotídeos ao DNA.
O que é o splicing e como ocorre?
O splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional. Essa excisão dos íntrons do mRNA é um evento muito importante e requer uma extrema precisão das enzimas envolvidas no processo.
Onde ocorre o processo de splicing?
Esse processamento do RNA é chamado de splicing (que ocorre no núcleo e consiste na remoção dos íntrons e união dos éxons imediatamente após a transcrição do RNA) e é bastante complexo, já que a molécula de RNA deve ser clivada em locais exatos e os éxons devem ser unidos também de maneira correta.
Qual é a função do splicing?
É um processo importante para regulação da expressão gênica, já que um mesmo pré-mRNA pode ser processado em diferentes proteínas, de acordo com as regiões mantidas no mRNA.
Para que serve o Anticodon?
O anticódon do tRNA é o ponto de reconhecimento para o códon no mRNA e este reconhecimento ocorre pelo pareamento de base; porém o aminoácido ativado não exerce função neste reconhecimento. Os aminoácidos são ativados e ligados a determinados tRNAs por sintetases específicas, também chamadas de enzimas ativadoras.
O que é o DNA lixo?
O termo “DNA Lixo” foi cunhado nos anos 1960. Após a descoberta de que o DNA é um grande manual de instruções para a produção de proteínas, cientistas verificaram que quase 98% do material genético de humanos na verdade não é codificante. Por isso, foi chamado de “DNA Lixo”.
O que é o cap 5?
Cap 5' O capacete do RNA é uma modificação que ocorre na sua extremidade 5'. Ele confere a essa molécula uma maior estabilidade, pois protege-a da ação de fosfatases e nucleases.
O que é uma herança epigenética?
A herança epigenética transgeracional consiste da herança de marcas epigenéticas através de células germinativas, que controla os padrões de expressão gênica e são passados de uma geração para a outra.
Qual enzima abre a fita de DNA?
Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase. A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA.
Como identificar íntrons e exons?
O éxons tendem a ser curtos (cerca de 150 nucleotídeos), enquanto os íntrons podem possuir várias centenas de nucleotídeos. Essa desproporção aumenta a probabilidade de recombinação, com maior frequência nos íntrons que nos éxons em eucariotos superiores.
Quantos códons existem?
Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G). As quatro bases nitrogenadas podem ter 64 diferentes combinações, existindo, portanto, 64 códons diferentes.
O que é um códon e um Anticódon?
Anticódon é a denominação dada a cada trinca de nucleotídeos complementares às tríades de nucleotídeos encontrados no RNAm (códons ou codão). No processo de transcrição do DNA, obtém-se o pré RNAm (a partir da fita molde), que contém seqüências de nucleotídeos codificadores (éxons) e não codificadores (íntrons).
O que significa o fluxo gênico?
Fluxo gênico – também chamado de migração – é qualquer movimento de genes de uma população para a outra. Fluxo gênico inclui vários tipos de eventos diferentes, como o pólen sendo soprado a um novo destino ou pessoas se mudando para outras cidades ou países.
O que é a aneuploidia?
Aneuploidia é uma alteração cromossômica numérica, caracterizada pela presença de cromossomos a mais ou a menos no cariótipo. Um exemplo bastante conhecido é a síndrome de Down, ou trissomia 21, na qual existem três repetições do cromossomo 21 ao invés de um par destes.
Quais são os dois tipos de mutação?
- Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula;
- Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.
O que é splicing e splicing alternativo?
O splicing alternativo é um processo pelo qual os exons de um transcrito primário são ligados de diferentes maneiras durante o processamento do RNA, levando à síntese de proteínas distintas.
Quais são as 3 fases da transcrição?
Esse processo ocorre em três etapas principais, a iniciação, o alongamento e o término, cada um contendo fatores específicos que serão explicados adiante. A figura abaixo representa um esquema simplificado do processo. A transcrição em eucariontes é bem mais complexa que em procariontes.
Qual é a diferença entre a fita molde e a fita não molde?
Na transcrição, uma região de DNA se abre. Uma fita, a fita molde (ou template, do inglês), serve como gabarito para a síntese de um transcrito de RNA complementar. A outra fita, a fita codificadora, é idêntica ao RNA transcrito quanto à sequência, exceto que ela tem bases uracila (U) no lugar de bases timina (T).