Qual a diferença entre os aditivos de radiador?

Perguntado por: Tatiana Nascimento de Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
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Seja a durabilidade, proteção do sistema ou a eficácia durante as mudanças de temperatura. Então, a diferença entre aditivo e fluido é clara: enquanto o aditivo está preparado para oferecer uma maior durabilidade, proteção e desempenho, o fluido não oferece a mesma eficiência.

Qual a diferença das cores dos aditivos de radiador?

Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.

Qual o melhor tipo de aditivo para radiador?

Agora você já sabe que os melhores aditivos para radiador do mercado são:
  • DELPHI - Aditivo para Radiador Concentrado Orgânico.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life 5L.
  • KOUBE - Aditivo para Radiador Flex & Diesel.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life Tropical.
  • ACDELCO - Aditivo de Radiador Concentrado.

Qual a diferença entre a aditivo inorgânico e aditivo orgânico?

Como o próprio nome diz, os aditivos orgânicos são fabricados a partir de componentes de origem orgânica, ou seja, são biodegradáveis e não oferecem risco de poluição ao meio ambiente. Do mesmo modo que sua durabilidade é maior que o inorgânico, justamente devido as suas características orgânicas.

Quais os tipos de aditivos para radiador?

O mercado de aditivos para radiadores, atualmente, oferece três tipos de aditivo para radiador. Entre eles os aditivos compostos por etilenoducol, que são altamente tóxicos, os aditivos orgânicos, que são biodegradáveis e, por fim, os aditivos sintéticos, de longa vida e tempo de duração estendido.

Você sabe a diferença entre aditivo e fluido de arrefecimento?

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Qual a diferença entre o aditivo ROSA E o verde?

Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis. Porém, isso não é uma regra e as cores podem variar de marca para marca. Portanto, é essencial ler o rótulo para identificar o tipo de fluido.

Qual a diferença do aditivo concentrado e diluído?

O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água. Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se misturá-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo.

Qual a diferença dos aditivos?

Então, a diferença entre aditivo e fluido é clara: enquanto o aditivo está preparado para oferecer uma maior durabilidade, proteção e desempenho, o fluido não oferece a mesma eficiência.

Para que serve o aditivo orgânico?

Aditivo orgânico

Como o próprio nome do produto já diz, em sua composição são utilizados apenas substâncias orgânicas. Deste modo, os principais benefícios estão na preservação do meio ambiente e também no tempo de duração do aditivo, que deve ser trocado em média, a cada 240 mil quilômetros rodados.

Qual aditivo devo usar?

Saber qual aditivo para radiado é o mais adequado ao seu carro é simples: basta consultar o manual. “O proprietário deve sempre seguir a recomendação do fabricante do veículo”, afirma o engenheiro da Petrobras.

Qual o melhor aditivo orgânico ou sintético?

O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente. Como o próprio nome do produto já diz em sua composição são utilizados apenas substâncias orgânicas.

O que é aditivo híbrido?

Aditivo Híbrido

Tecnologia essa que combina a longevidade do pacote de inibidores orgânicos com a eficiência dos compostos inorgânicos para proteção. Contém uma série de silicatos cuja função é impossibilitar a corrosão, também possui aditivos inibidores dos processos de oxidação e corrosão.

Qual a cor do líquido de arrefecimento?

A cor característica na maioria das vezes é rosa, mas pode-se encontrar também o líquido na cor verde.

Qual a diferença de etilenoglicol e Monoetilenoglicol?

A grande diferença está no ponto de congelamento, onde o aditivo de base orgânica como o monoetilenoglicol no sistema de arrefecimento pode chegar a cerca de -15°C.

Pode colocar água junto com aditivo?

Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.

O que o anticongelante faz no corpo humano?

A ingestão desse anticongelante é perigosa porque, no corpo humano, ele sofre uma reação de oxidação que o transforma em ácido oxálico (C2H2O4). Aí é que começam os problemas. O ânion oxalato (C2O42-) combina-se com os íons cálcio do sangue, formando um precipitado.

O que é aditivo concentrado?

Aditivo concentrado orgânico é um fluido protetor concentrado de alta qualidade, elaborado com aditivos de base orgânica de longa duração. Promove as propriedades coligativas do fluido, reduzindo a temperatura de congelamento e aumentando a temperatura de ebulição.

Como diluir Paraflu concentrado?

A diluição dos aditivos do tipo CONCENTRADO deve ser feita com água desmineralizada, destilada ou deionizada. O uso de água da rede, água de poço ou qualquer outra água que não possua alta pureza compromete o desempenho do aditivo e pode levar a falhas no sistema de arrefecimento.

Como diluir o aditivo do radiador?

Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!

Quanto tempo dura o líquido de arrefecimento?

Troca do líquido de arrefecimento

Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos.

Quanto tempo precisa colocar água no radiador?

As montadoras indicam um prazo de troca que fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano. É importante lembrar que se o reservatório de água do radiador estiver baixo, será necessário completá-lo.

É normal baixar o nível da água do radiador?

É normal baixar o líquido de refrigeração, que alguns ainda chamam de ”água do radiador”? Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal.

Para que serve o aditivo na água do radiador?

As principais funções do aditivo para radiador são elevar o ponto de ebulição da água e reduzir a temperatura de congelamento. Assim, a água começa a ferver a partir de uma temperatura maior do que a normal e evita o congelamento quando a temperatura está muito baixa.

Como escolher o líquido de arrefecimento?

Cada fabricante indica um aditivo para sistema de arrefecimento específico para seus veículos, por isso, a maneira mais segura e efetiva de você escolher o líquido é consultando o manual do proprietário do veículo.

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