É possível andar com o pé quebrado?
Perguntado por: Beatriz Leonor de Pacheco | Última atualização: 1. Juli 2025Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)
A maioria das pessoas se recupera completamente e pode andar novamente depois de quebrar o pé. No entanto, complicações são possíveis. Por exemplo, é comum ter inchaço e dor durante a recuperação, assim como ter muita dificuldade em encontrar sapatos confortáveis.
Como saber se o pé está quebrado ou não?
- Dor intensa;
- Inchaço do local fraturado;
- Deformidade do local;
- Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
- Presença de hematomas;
- Presença de ferimentos no local da fratura;
- Diferença de temperatura entre o local fraturado e o sem fratura;
- Dormência e formigamento da área;
O que acontece se não tratar pé quebrado?
Deformidade óssea: Se uma fratura no pé não for tratada adequadamente, pode levar a deformidades ósseas que podem afetar a sua capacidade de caminhar e se mover normalmente. Lesão nervosa: Fraturas no pé podem danificar os nervos que controlam a sensação e o movimento do pé e dos dedos dos pés.
O que acontece se quebrar o pé e não engessar?
Depende do tipo de fratura. Algumas fraturas do tornozelo, geralmente aquelas com pouco desvio, podem ser tratadas de forma conservadora (sem cirurgia). Mas uma fratura desviada, de indicação cirúrgica, se não operada, pode gerar artrose precoce, deformidade, dor crônica e limitação dos movimentos.
Quanto tempo uma pessoa fica com o pé quebrado?
O tempo que é necessário aguardar depende da lesão e pode levar até várias semanas. Muitas vezes, os médicos incentivam as pessoas a mover o pé e o tornozelo assim que isso não for mais muito doloroso. Muitas vezes, é necessário fazer fisioterapia.
PISAR AJUDA O OSSO A COLAR MAIS RAPIDO? PODE PISAR? Consolidação Óssea | Gesso | Cirurgia | Fratura
Qual é a diferença entre quebrar e fraturar?
Chamamos de fraturas (ou fraturas patológicas) quando um osso sofre rompimento total. No popular, dizemos que o osso "quebrou", o que quer dizer a mesma coisa. Entretanto, o ortopedista usará sempre o termo traumatológico correto da lesão, que é "osso fraturado".
Quanto tempo pode esperar para fazer uma cirurgia de fratura?
Idealmente, essa fratura deve ser operada tão logo o paciente esteja estável clinicamente, de preferência nas primeiras 48h (e em até 10 dias). Muitas vezes, isso não é possível por uma seria de motivos.
Como é a dor de um osso quebrado?
Um osso quebrado pode causar dor intensa, inchaço, hematomas, deformidades ósseas, impossibilidade de mover a área afetada, formigamento ou dormência. Em casos graves, uma fratura óssea pode causar danos permanentes aos nervos e às estruturas ao redor da área afetada.
É possível quebrar um osso e não sentir dor?
Na maioria das vezes, ossos quebrados doem - e muito. Mas se a fratura for pequena, você pode não notar.
Quanto tempo leva para colar o osso do pé?
Em outras palavras, é uma falha no processo de regeneração do osso fraturado. Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.
Como cuidar de pé quebrado em casa?
- Não tire o gesso antes do recomendado. Se o médico falou que é preciso ficar com o gesso por 30 dias, siga essa orientação. ...
- Cuide do gesso. ...
- Não apoie o pé ou coloque peso sobre ele. ...
- Não coloque objetos dentro do gesso. ...
- Cuide da alimentação.
Quais fraturas precisam de cirurgia?
Em casos mais graves, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para correção do dano, principalmente nos casos onde há um grande deslocamento ósseo, presença de fragmentos ou fraturas expostas. Essa cirurgia pode ser realizada para colocação de pinos, placas, ou outro tipo de fixação.
Quando quebra o pé precisa operar?
Quando submetidos a uma força além do suportável, os ossos dos pés podem quebrar e, por vezes, tal condição exige uma cirurgia no pé quebrado para a correção adequada. A recuperação de uma fratura no pé varia caso a caso, podendo estender-se de algumas semanas a vários meses.
Quando quebra o pé incha?
As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.
Quando quebra o pé dói?
É normal sentir dor quando baixa o pé quebrado.
Quando é necessário engessar o pé?
Um médico pode determinar se há necessidade de se imobilizar o tornozelo por tempo variável. O tratamento com cirurgia é indicado apenas em casos muito graves e em atletas de alto nível. Em geral, apenas a suspensão das atividades e o uso de medicamentos, a critério médico, já resolvem o problema.
Quais são os 4 tipos de fraturas?
- Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
- Estresse ou fadiga. ...
- Simples. ...
- Expostas. ...
- Complicadas. ...
- Completas. ...
- Incompletas. ...
- Fratura por compressão.
Quanto tempo leva para desinchar o pé quebrado?
Em geral, a recuperação de uma fratura no pé pode levar de 6 a 8 semanas, mas pode ser necessário um período maior de repouso para casos mais graves. É importante seguir todas as instruções médicas e evitar colocar peso sobre o pé durante o período de recuperação para garantir a cicatrização adequada do osso.
O que é uma luxação no osso?
Uma luxação é uma separação completa dos ossos que formam uma articulação. Na subluxação, os ossos na articulação ficam parcialmente fora de posição. Muitas vezes, uma articulação permanece deslocada até que seja colocada de volta no lugar (reduzida) por um médico, mas às vezes ela volta ao lugar sozinha.
Quanto tempo dura a dor de osso quebrado?
O tempo de recuperação total de uma fratura pode ser 20 dias a 6 meses ou mais, dependendo da idade e capacidade de recuperação da pessoa.
Pode andar com o dedo do pé quebrado?
Em geral, não é recomendado andar com o dedo do pé quebrado. Isso porque o peso do corpo pode causar mais dor e inflamação na área lesionada. Além disso, o movimento do pé pode piorar a fratura ou causar outros danos.
O que fazer quando se tem uma luxação no pé?
Descanso e elevação: Repousar o pé e mantê-lo elevado acima do nível do coração pode ajudar a reduzir o inchaço e promover a cicatrização. Gelo: A aplicação de gelo na área afetada em intervalos regulares nas primeiras 48 horas após a lesão pode ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor.
Como curar fratura sem cirurgia?
Uma vez diagnosticada a fratura através de exames como o Raio-X, é preciso iniciar o tratamento. Assim, o médico pode receitar remédios que aliviam a dor e os principais sintomas. No entanto, a principal forma de tratar uma fratura é com a imobilização do local e repouso do paciente.
O que não se deve fazer em uma fratura?
Siga as mesmas recomendações para talas de fraturas não-expostas, sem esticar o membro fraturado, nem tentar fazê-lo voltar à posição normal. O importante é nunca transportar alguém com suspeita de fratura sem imobilizar a região lesada.
Quanto tempo para voltar a andar depois de uma fratura?
O período para voltar a andar é variável e depende do tipo de fratura, técnica cirúrgica e idade. Crianças podem se recuperar em 2 meses, enquanto idosos podem levar até 1 ano. Fraturas complexas podem demandar anos para recuperação completa. Em geral, a recuperação varia de 6 meses a 1 ano.
O que contém na bebida ice?
Como reembolsar o dinheiro do TikTok?