Quais são os sintomas que norteiam o diagnóstico clínico de uma pneumopatia crônica?

Perguntado por: Ângela Soraia Miranda de Valente  |  Última atualização: 21. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

Quadro clínico e diagnóstico Pacientes com pneumonia geralmente se apre- sentam com tosse (90%), dispnéia (66%), dor pleurítica (50%), além de sintomas constitucionais, como queda do estado geral, febre, hiporexia, adinamia.

Quais os sinais e sintomas mais frequentes da pneumonia?

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.

Como é feito o diagnóstico para pneumonia?

Diagnóstico: exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias. Tratamento: O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias.

Quais são os sintomas de enfisema pulmonar?

Sintomas. Os sintomas do enfisema podem se manifestar de forma insidiosa, muitas vezes sendo atribuídos inicialmente ao envelhecimento ou à falta de condicionamento físico. Entre os sinais mais comuns estão a dispneia (falta de ar), tosse crônica, produção de muco, chiado no peito e sensação de aperto no peito.

Qual a diferença entre pneumonia adquirida na comunidade e pneumonia adquirida no hospital?

A pneumonia adquirida no hospital é, em geral, mais grave do que a pneumonia adquirida na comunidade. leia mais , porque os organismos infectantes tendem a ser mais agressivos. Também é menos provável que respondam a antibióticos (chamado resistência) e são, portanto, mais difíceis de tratar.

Sintomas de PNEUMONIA que você não sabia! - Dr Ronaldo Queiroz

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os sintomas de uma infecção pulmonar?

Os principais sintomas de infecção pulmonar são:
  • Tosse seca ou com secreção;
  • Febre alta e persistente;
  • Perda de apetite.
  • Dor de cabeça;
  • Dor no peito;
  • Dor nas costas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração rápida e superficial;

Quais são os sintomas da doença aguda do trato respiratório inferior?

Os sintomas incluem tosse com expectoração, febre (geralmente alta), calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, dor nas costas, vômitos, perda de apetite e prostração.

Como é feito o diagnóstico de enfisema pulmonar?

O diagnóstico de enfisema pode ser equacionado com base na história clínica, exame objetivo (tórax enfisematoso) e no exame de radiologia (radiografia do tórax), no entanto é com base na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) do pulmão que o diagnóstico é feito.

Quem tem enfisema pulmonar incha os pés?

Pode começar a aparecer com atividades mínimas, como se vestir ou se pentear, por exemplo. Algumas pessoas com DPOC grave poderão apresentar uma fraqueza no funcionamento do coração, com o aparecimento de inchaço nos pés e nas pernas.

Como é a tosse de quem tem enfisema pulmonar?

De acordo com o pneumologista Mauro Gomes, a tosse provocada pelo enfisema pulmonar e pela bronquite crônica normalmente possui a expectoração de catarro. Porém, os pacientes também podem apresentar tosse seca. Como este é um dos principais sintomas dos problemas, é sempre bom estar atento.

É possível estar com pneumonia e não ter febre?

O que é pneumonia silenciosa? A pneumonia silenciosa é uma infecção pulmonar que não apresenta os sintomas clássicos da doença, como febre, tosse, falta de ar e dor no peito. Seus sintomas podem ser mais leves, como tosse seca, dor de garganta e cansaço.

Onde dói quando se está com pneumonia?

No geral, a pneumonia tem alguns sintomas comuns, que são:
  • Tosse seca ou com catarro ou pus;
  • Dores agudas no peito ou nas costas;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dificuldade ou dor ao respirar;
  • Falta de ar;
  • Arritmia cardíaca;
  • Respiração acelerada;

Quando PCR indica pneumonia?

Valores de PCR inferiores a 20mg/L ou de procalcitonina menor que 0,1ng/ml tornam a hipótese de pneumonia bacteriana pouco provável e valores de PCR maiores que 100mg/L ou de procalcitonina maiores que 0,25, provável.

Como saber se estou com dor nas costas ou no pulmão?

Dor nas costas é frequentemente muscular e piora com movimentos, enquanto dor no pulmão agrava-se com a respiração e pode ser acompanhada de sintomas respiratórios, como falta de ar ou tosse. Para diferenciar entre dor nas costas e no pulmão é crucial para um diagnóstico preciso.

Quais são os 4 tipos de pneumonia?

Veja quais são!
  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. Causada por vírus, este é um quadro infeccioso pulmonar que pode ter rápida evolução para complicações. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

É possível ter pneumonia sem tosse?

O que é Pneumonia silenciosa

A pneumonia silenciosa é um tipo de condição respiratória que não apresenta os sinais e sintomas comuns da doença, como tosse com secreção e febre alta. Trata-se de uma forma sutil, mas grave, de inflamação nos pulmões, uma vez que o paciente demora a procurar ajuda médica.

Quem tem enfisema pulmonar sente dores nas pernas?

Olá. Alguns casos de enfisema pulmonar grave podem apresentar alterações cardíacas e aumento da pressão pulmonar, que nestes casos pode se manifestar como inchaço das pernas. Sugiro seguir com Pneumologista.

Qual é o tempo médio de vida de quem tem enfisema pulmonar?

Qual a expectativa de vida do paciente diagnosticado com enfisema pulmonar? Após o diagnóstico, a expectativa de vida do paciente varia bastante de acordo com a gravidade do acometimento. A maioria das pessoas vive mais de 10 anos, entretanto nos casos graves a expectativa pode ser menor que 5 anos.

O que uma pessoa com enfisema pulmonar não pode fazer?

Parar de fumar

Embora não seja propriamente um tratamento, o fumo é uma das principais causas de enfisema pulmonar e, por isso, pessoas que sofrem com enfisema pulmonar devem parar com o uso de cigarro. Até mesmo o fumo passivo ou inalação de fumaça industrial, poluição, são um risco no desenvolvimento do enfisema.

Quem tem enfisema pulmonar sente muita dor?

Nas fases iniciais, o enfisema pulmonar pode causar poucos ou nenhum sintoma, mas na medida em que os pulmões vão sendo mais afetados, sintomas como falta de ar, cansaço e tosse persistente podem surgir, limitando pouco a realização das tarefas diárias.

É possível viver com enfisema pulmonar?

Na maioria dos casos e na dependência do grau do enfisema pulmonar, a pessoa poderá conviver com o problema. Contudo, em casos muito avançados, pode necessitar do uso contínuo de oxigênio domiciliar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.

Quem tem enfisema pulmonar perde o apetite?

Os principais sintomas do enfisema pulmonar são falta de ar, chiado no peito, peito apertado, dificuldade em se movimentar ou fazer exercícios, cansaço e perda de apetite.

Qual o melhor remédio para desinflamar as vias respiratórias?

Resultados encontrados para Remédio para Infecções do Trato Respiratório Superior:
  • Azitromicina (Comprimido 500 mg) ...
  • Acomplia. ...
  • Micardis. ...
  • Micardis HCT. ...
  • Zitromax. ...
  • Azitromicina (Comprimido 500 mg) ...
  • Enbrel. ...
  • CEFACLOREN. catarrhalis ; Infecções do Trato Respiratório Inferior, incluindo pneumonia, causadas por S.

O que é bom para desinflamar as vias respiratórias?

Para isso, pode beber bastante água, fazer nebulização, repousar, evitar mudanças bruscas de temperatura e tomar apenas os medicamentos indicados.

Como saber se as vias aéreas estão inflamadas?

Os sintomas típicos incluem congestão nasal, corrimento nasal, irritação da garganta, tosse e irritabilidade.

Artigo anterior
Qual é a casa da Ninfadora Tonks?
Artigo seguinte
Qual é o dente 34?