Quais são as vias de administração?

Perguntado por: Luciana Mia Fernandes Nogueira Nogueira  |  Última atualização: 4. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (73 avaliações)

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Quais são os tipos de vias de administração?

Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.

Quais as 17 vias de administração de medicamentos?

Quais são as principais vias de administração de medicamentos?
  • Oral;
  • Parental;
  • Subcutânea;
  • Nasal;
  • Retal;
  • Intra-vesical;
  • Nebulização;
  • Ocular;

Quais as 5 vias de administração de medicamentos?

  • Vias sublingual e bucal. ...
  • Via retal. ...
  • Via vaginal. ...
  • Via otológica. ...
  • Via nasal. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

Qual é a via parenteral?

Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral. Estudando cada nomenclatura, fica fácil compreender seu funcionamento, porque ambos os nomes vêm da palavra grega enteron, que se refere ao intestino.

André Villas-Boas - Entrevista- 15/04/2024

27 questões relacionadas encontradas

Qual é a via subcutânea?

Via Subcutânea (SC): camada abaixo da pele. Via Intramuscular (IM): trecho abaixo do tecido subcutâneo, que tem menor sensibilidade a medicações. Via intravenosa (IV): injeta fármacos na corrente sanguínea.

Quais são as 4 vias parenterais?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

Qual é a via enteral?

A via enteral ocorre quando o medicamento entra em contato com qualquer um dos segmentos do trato gastrointestinal. Este é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?

A principal diferença entre alimentação enteral e parenteral está na via de alimentação. Enquanto a primeira é administrada via nasal ou oral ou ainda diretamente no órgão como no caso das estomias, a segunda possui administração venosa.

Qual é a via de administração mais rápida?

Injeção Intramuscular

Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5ml em locais adequados).

Qual é a via de administração do Plasil?

Não há estudos dos efeitos de Plasil administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via intravenosa ou intramuscular, conforme recomendado pelo médico.

Qual é a via de absorção mais rápida?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

Qual a diferença entre IV e EV na enfermagem?

Ou seja, não há diferença real entre via intravenosa e endovenosa. O que existe naturalmente é uma confusão devido à quantidade de palavras e expressões utilizadas no vocabulário da área da saúde.

Qual a diferença da via endovenosa e intravenosa?

Uma delas está na diferenciação dos termos via endovenosa ou intravenosa, quando, na verdade, ambas descrevem o mesmo tipo de via de administração de medicamentos. Portanto, você pode citar a via intravenosa ou endovenosa, pois são sinônimos.

Quais são os 20 principais medicamentos utilizados pela equipe de enfermagem?

Ocitocina; Anticonvulsivante- Fenobarbital, Fenitoína, Ácido Valpróico, Antibiótico- Amicacina, Cefazolina, Ceftriaxona, Cefuroxima, Ciprofloxacino, Meropenem, Penicilina, Piperacilina, Tazocin, Vancomicina; E outros: Mesna, Filgrastima, Metotrexato, Aminofilina, Ibuprofeno, Prometazina.

Qual a diferença entre via intramuscular e intravenosa?

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Qual a diferença entre a sonda nasogástrica e a sonda nasoenteral?

Sonda nasoenteral: responsável por alimentar o paciente com dieta enteral. Sonda gástrica: esse material hospitalar é introduzido no nariz até chegar ao estômago e é usado em casos de distensão abdominal, hemorragias gástricas e procedimentos como lavagem e alívio da pressão gástrica.

O que é parenteral na enfermagem?

A nutrição parenteral é, por definição, administrada por via intravenosa. A nutrição parenteral parcial fornece somente parte das necessidades nutricionais diárias, suplementando a ingestão oral. Muitos pacientes hospitalizados recebem glicose ou soluções de aminoácidos por esse método.

Quais são as vias de administração enteral e parenteral?

As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Qual a via mais lenta de absorção de medicamentos?

Se os fármacos proteicos, com massa molecular > 20.000 g/mol, forem injetados por via IM ou subcutânea, o movimento através de membranas capilares é tão lento que a maior parte da absorção acontece pelo sistema linfático.

Quais são os nomes das injeções?

  • Edetato Dissódico de Cálcio.
  • Efedrina.
  • Enoxaparina.
  • Epinefrina.
  • Epirrubicina.
  • Eritromicina.
  • Eritropoetina Humana Recombinante (r–HuEPO)
  • Ertapenem.

Onde é a via intradérmica?

Escolher o local de aplicação, preferencialmente no antebraço 3 a 4 dedos da fossa anticubital e 5 dedos acima do punho, que não seja pigmentado ou tenha muitos pelos.

Onde é aplicada a injeção subcutânea?

Locais de Aplicação:

-Face superior externa do braço; -Região anterior da coxa; -Face externa da coxa; -Região abdominal (entre os rebordos costais e as cristas ilíacas); -Região superior do dorso.

Quantos ml pode ser feito intramuscular?

Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.

Artigo anterior
Quais países possuem Pix?
Artigo seguinte
O que é bom para curar gripe de cachorro?