Quais são os crimes de dano?

Perguntado por: Núria Pinto de Batista  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (68 avaliações)

2. Crime de dano. ... São exemplos de crimes de dano: homicídio, lesões corporais, peculato, roubo, estupro etc. Em termos de específica tipicidade, no entanto, denomina o Código Penal como crime de dano, limitado à esfera patrimonial, o fato de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia.

Que são crimes de dano e de perigo?

Quanto à lesividade, os crimes podem ser de dano ou de perigo. ... O crime de dano é aquele que se consuma com a efetiva lesão do bem jurídico (ex: homicídio). Já os crimes de perigo se consumam tão-só com a possibilidade do dano (ex: crime de contágio venéreo).

O que qualifica o crime de dano?

Dentro da classificação dos crimes, o crime de dano é aquele que não se consuma apenas com o perigo, é necessário que ocorra uma efetiva destruição a um bem jurídico penalmente protegido (como furto, homicídio, roubo, etc.).

Quando ocorre crime de dano?

Os crimes de dano, também chamados de crimes de lesão, são aqueles que causam efetivo prejuízo ao bem jurídico protegido pela legislação. Um exemplo disso é o crime de homicídio. Ora, essa conduta causa um dano mais que evidente ao bem jurídico protegido pelo texto legal que é a vida.

Qual a diferença entre o crime de dano e o crime de perigo dando um exemplo de cada citar o dispositivo em que o tipo se encontra?

Os crimes de dano “só se consumam com a efetiva lesão do bem jurídico visado, por exemplo, lesão à vida. Nos crimes de perigo, o delito consuma-se com o simples perigo criado para o bem jurídico”. ... Crimes de dano são os que só se consumam com a efetiva lesão do bem jurídico tutelado”.

Crime de Dano - Artigo 163 do Código Penal I PPS

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os crimes formais?

Crime formal: é aquele que descreve um resultado naturalístico, cuja ocorrência é prescindível para a consumação do delito. Também denominado de delito de tipo incongruente. É o caso da extorsão mediante sequestro e o do descaminho.

Quais crimes dão cadeia?

Crimes mais comuns e penalidades

Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam pessoas às prisões no Brasil, com 28% da população carcerária total, segundo o Depen. Somados, roubos e furtos chegam a 37% das ocorrências. Homicídios representam 11% dos crimes que causaram a prisão.

É possível tentativa no crime de dano?

O crime de dano não admite a tentativa.

Qual a pena para crime de dano?

Art. 163 – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

Qual é a pena para o crime de dano qualificado?

17. Pena do dano qualificado. Eis a pena do dano qualificado: detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

O que é o artigo 163?

- Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Por que o motivo egoístico qualifica o crime de dano?

Motivo egoístico: é um particular motivo torpe o egoísmo. Quem danifica patrimônio alheio somente para satisfazer um capricho ou incentivar um desejo de vingança ou ódio pela vítima deve responder mais gravemente pelo que faz.

Qual o elemento subjetivo do crime de dano simples e sua finalidade?

“o elemento subjetivo do tipo do crime de dano é simplesmente o dolo, a vontade de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. ... “não se exige, no tipo penal, qualquer elemento subjetivo específico, consistente na intenção de causar prejuízo.

O que é um crime de perigo abstrato?

São de perigo abstrato o tráfico de drogas, o porte de armas, a embriaguez ao volante e tantos outros tipos penais cuja redação indica apenas a conduta, sem qualquer menção ao resultado.

Em que consiste o crime de perigo de contágio venéreo?

O artigo 130 do Código Penal descreve o delito de perigo de contágio venéreo, que consiste no ato de colocar alguém em risco de contaminação por ato sexual, sabendo que possui doença que pode ser transmitida, mas deixa de informar o parceiro. ...

O que é dano ao patrimônio?

O dano ao patrimônio cultural pode ser conceituado como toda lesão causada por atividade humana positiva ou negativa, culposa ou não, que implique em perda, diminuição ou detrimento significativo, com repercussão negativa aos atributos de bens integrantes do patrimônio cultural brasileiro.

O que é tentativa de dano?

1.3 Consumação/Tentativa: Consuma-se o crime com o efetivo dano (destruição, inutilização ou deterioração) à coisa, cogitando-se plenamente plausível a tentativa em casos nos quais, apesar da ação do sujeito ativo, o dano não se materializa por circunstâncias alheias à sua vontade.

Quais são os crimes que não admitem tentativa?

Não se admite a tentativa, em regra, nos delitos culposos, unissubsistentes, omissivos próprios, habituais e nas contravenções penais. Considerando que na tentativa o agente não consegue alcançar o resultado pretendido, não é possível a sua caracterização nos crimes culposos (em que o resultado é involuntário).

Quais os crimes que mais ocorrem no Brasil?

Os tipos de crimes mais comuns no Brasil
  • crimes contra a administração pública;
  • crimes contra a pessoa;
  • crimes contra o patrimônio;
  • crimes de imprensa e contra a honra;
  • crimes ambientais;
  • crimes eleitorais;
  • crimes de resposabilidade;
  • crimes contra a propriedade imaterial;

Quais são os crimes mais graves?

Cinco crimes com penalidades mais graves do código penal
  1. 1 – Homicídio qualificado. ...
  2. 2 – Latrocínio. ...
  3. 3 – Extorsão mediante sequestro com resultado morte. ...
  4. 4 – Estupro com resultado morte. ...
  5. 5 – Estupro de vulnerável com resultado morte.

Quais os crimes formais do CP?

Com efeito, os crimes formais têm sua consumação independe da existência de um resultado, ainda que este venha a acontecer. Exemplos deste tipo de crime são os a extorsão (art. 158) e a extorsão mediante sequestro (art. ... Outrossim, são delitos que exigem apenas a conduta, sem qualquer resultado naturalístico.

Qual o critério doutrinário para se definir crime material formal e de mera conduta?

O crime material só se consuma com a produção do resultado naturalístico, como a morte no homicídio. O crime formal, por sua vez, não exige a produção do resultado para a consumação do crime, ainda que possível que ele ocorra. Exemplo de crime formal é a ameaça: Art.

Quais os tipos de crimes de mera conduta?

Um exemplo de crime de mera conduta é o porte ilegal de armas, pois o mero ato de portar a arma em si não gera nenhuma consequência, nenhum resultado material, porém a Lei o repudia pela potencialidade de que esse ato tem de gerar maiores danos, como o disparo da arma contra outra pessoa.

Quantos tipos de crime existe?

No Brasil, o grave problema da insegurança pública não passa pela necessidade de elaboração desenfreada de novas leis penais. De fato, não faltam leis, pelo contrário, sobram. Apenas o Código Penal Brasileiro (decreto-lei) prevê aproximadamente 300 (trezentos) crimes.

O que é o elemento subjetivo do crime?

Os elementos subjetivos do crime são o dolo e a culpa e dizem respeito ao estado anímico do homem ao praticar determinada conduta, a qual poderá ser tida por criminosa desde que seja revestida pela tipicidade e antijuridicidade. Existem diversas classificações de dolo, mas serão discutidos o dolo direto e o indireto.

Artigo anterior
O que irrita um Intp?
Artigo seguinte
O que se faz por amor está sempre além do bem e do mal?