Qual o prazo dos atos processuais?

Perguntado por: Violeta Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (49 avaliações)

Normalmente, o prazo para a prática de um ato processual está previsto em lei. Se nem a lei ou o juiz estabelecerem, o prazo será de 5 dias (art. 218, §3°, CPC).

O que é contagem do prazo do ato?

São os períodos determinados para realização de um ato processual.

Quais são os tipos de prazos processuais?

Os prazos processuais podem ser classificados de três formas: quanto à sua origem, quanto às consequências processuais e quanto à possibilidade de dilação.

Como são determinados os prazos processuais?

É delimitado por dois termos: termo inicial (dies a quo) e termo final (dies ad quem). Os prazos processuais podem ser classificados quanto à origem, quanto às consequências processuais e, por fim, quanto à possibilidade de dilação. Quanto à origem, os prazos podem ser legais ou judiciais.

O que diz o artigo 218 do CPC?

Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos em lei. §1oQuando a lei for omissa, o juiz determinará os prazos em consideração à complexidade do ato. §2oQuando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.

ATOS PROCESSUAIS - PRAZOS: CONTAGEM | Parte 5 | Direito Processual Civil

16 questões relacionadas encontradas

O que é pedido de dilação de prazo?

A dilação de prazo é a solicitação de um prazo extra para cumprir a determinação do juiz.

Qual é o prazo legal no CPC?

No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.002 e 1.003, prazo em dobro para Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública – arts. 180, 183 e 186), com exceção dos embargos de declaração (art. 1.023), que tem 5 dias.

São os prazos determinados pelo juiz?

O juiz proferirá: I - os despachos no prazo de 5 (cinco) dias; II - as decisões interlocutórias no prazo de 10 (dez) dias; III - as sentenças no prazo de 30 (trinta) dias.

Como se conta o prazo no processo eletrônico?

Como fica a contagem dos prazos nas intimações eletrônicas? Se acaso o advogado faz a consulta da intimação dentro de dez dias, o prazo da intimação já pode começar a ser contado. Isto é, a contagem dos prazos ocorre no primeiro dia útil após a consulta da informação.

Quanto a natureza os prazos processuais são classificados em?

Os prazos processuais podem ser classificados em prazo legal e prazo judicial. Diz-se que o prazo é legal quando ele está previsto em lei, já o prazo judicial haverá quando não houver uma previsão em lei e, portanto o juiz fixará um prazo especifico para o cumprimento daquele ato processual.

O que são prazos processuais e materiais?

O prazo processual se distingue do prazo material por estar associado diretamente à existência prévia de um processo. A diferença pode parecer clara, mas, na prática, percebemos que definir os prazos como processuais ou materiais pode confundir e muito os profissionais do Direito.

Quais são os prazos fatais?

Prazo fatal é um termo utilizado para designar a véspera do prazo legal. Ele deve ser evitado, visto que realizar as atividades inerentes ao processo um dia antes da data final pode ser arriscado. O indicado é estabelecer que todas as tarefas devem ser finalizadas pelo menos um dia antes do prazo fatal.

Para que servem os prazos processuais?

Esses prazos servem para proteger o processo (e suas partes). ... Coisas como “o juiz proferirá decisões no prazo de 10 dias” ou “transitado em julgado o acórdão, o escrivão, ou secretário, independentemente de despacho, providenciará a baixa dos autos ao juízo de origem, no prazo de 5 dias”.

O que é contagem de prazo?

Prazo processual é um período legalmente determinado para as partes realizarem ações dentro de um processo judicial. No Novo CPC, o sistema de contagem de prazos está previsto no art. 219 e começa a partir do primeiro dia útil após a publicação da intimação e inclui o dia do vencimento, sempre em dias úteis.

O que quer dizer certidão de não leitura contagem de prazo do ato?

A certidão de Não Leitura serve para sinalizar que a parte intimada via portal eletrônico não se deu por intimado ou não leu a intimação dentro do prazo estipulado de 10 dias corridos para as ações criminais e 10 dias úteis para as ações não criminais.

Quando começa a contagem de prazo no processo penal?

No Processo Penal, continua-se contando os prazos processuais em dias corridos, excluindo-se o dia inicial e incluindo o de vencimento. “Art. 798. Todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se interrompendo por férias, domingo ou dia feriado.

Quando começa a contagem do prazo da intimação eletrônica?

Mas assim como na intimação via DJe, a contagem de prazos tem seu início oficial no primeiro dia útil após a consulta da informação. Caso o advogado não consulte a informação dentro dos 10 dias determinados, o início da contagem ocorrerá no dia útil seguinte juntamente com o início da contagem de prazos.

Qual o prazo para o juiz analisar uma petição inicial?

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

O que é o prazo legal?

É o limite temporal, fixado normalmente por lei, para a prática de cada ato processual. Se a lei não o fixar, deve o juiz fazê-lo, levando em consideração a complexidade da causa. Não havendo preceito legal nem assinação pelo juiz, será de 5 (cinco) dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.

O que é prazo processual no novo CPC?

A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. Os prazos ficam suspensos entre 20/12 e 20/01.

Quem tem prazo em dobro CPC?

Art. 229. Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.

O que acontece depois da Dilacao de prazo?

O pedido de dilação do prazo para pagamento formulado pela executada, por si só, não configura a aceitação tácita dos cálculos homologados, sendo-lhe facultada a oposição de embargos à execução, após a garantia do juízo, para a discussão do valor do crédito exequendo.

Qual o correto dilação ou dilatação de prazo?

Significado de Dilação

substantivo feminino Ação de transferir para um outro momento; adiamento: a deliberação do juiz teve uma dilação de dois dias. Tempo que se espera; prazo: conseguiu uma dilação de um mês para entregar o trabalho final.

O que é dilação de prazo inquérito policial?

O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela”.

O que acontece quando o juiz perde o prazo?

Posto isto, finalizando, é possível concluir que o Juiz pode sim perder o prazo, o que caracteriza inaceitável inação judicial e isto se caracteriza tão logo o Juiz exceder injustificadamente os prazos previstos em lei, regulamento ou regimento interno, nos termos do art. 235 do CPC, acima transcrito.

Artigo anterior
Quantas gotas equivale a 25 mg?
Artigo seguinte
Para que serve a fita 3m VHB?