Quais são as vantagens do sistema intensivo?

Perguntado por: Diego Abreu  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (71 avaliações)

Quais são as vantagens do sistema intensivo de criação na avicultura?
  • melhoria dos índices de conversão alimentar;
  • redução da idade de abate e maior ganho de peso;
  • elevação da produtividade e viabilidade;
  • padronização das rotinas produtivas e do produto acabado;
  • menor custo de produção.

Quais as vantagens e desvantagens do sistema intensivo?

A vantagem desse sistema é o baixo investimento enquanto as desvantagens são a ocupação de grandes áreas da propriedade para essa atividade, baixas taxas de desmame, baixa produtividade anual comparada aos outros sistemas.

Quais as principais vantagens da pecuária intensiva?

Vantagens da Pecuária Intensiva

Por utilizar de técnicas e tecnologias mais avançadas, como a manipulação genética e a inseminação artificial, na pecuária intensiva o pecuarista consegue que seu gado tenha a melhor genética possível. A melhor genética, nesse caso, proporciona melhores resultados para a criação.

Como funciona o sistema intensivo?

Com o sistema intensivo pode-se obter alta produtividade, algumas vezes acima de 30 toneladas por hectare/ano. ... Esse sistema tem como característica principal a utilização de pequenos tanques com alta densidade de estocagem e alta renovação de água, se realizado em terra.

Quais as vantagens do sistema extensivo?

Vantagens da pecuária extensiva:
  • Sustenta um sistema agroflorestal chamado montado, onde a biodiversidade é muito elevada e o sequestro do carbono é superior às emissões.
  • Potencia a qualidade dos produtos provenientes dos animais, como a carne e o leite.
  • Requer menos investimento.

Agropecuária Intensiva x Extensiva | Ricardo Marcílio

39 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens e desvantagens da criação extensiva?

É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, é muito utilizado para o “gado de corte”. As principais vantagens da pecuária extensiva é a baixa necessidade de investimentos. Embora ainda existam gastos com reposição mineral e suplementação, a depender do tipo de animal que está sendo cultivado.

Quais são os pontos positivos e negativos da criação extensiva?

Baixa produtividade e degradação

A lucratividade na pecuária extensiva é relacionada ao tamanho da área utilizada, não na maximização dos resultados. Deixando o gado solto, sem muito controle, poupa-se dinheiro. Uma das consequências da prática da pecuária extensiva é a degradação do ambiente.

O que é um sistema intensivo?

A agricultura intensiva é o método mais comum de cultivo do solo e a principal fonte de alimentos em todo o mundo. Baseia-se na obtenção de altos rendimentos e apresenta uma exploração agressiva da terra com o uso sobrante de insumos.

O que é sistema de produção intensivo?

Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.

Como funciona o sistema intensivo na criação de bovinos?

A pecuária intensiva é o conhecido sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área. ... Devido ao confinamento e semiconfinamento, as estratégias nutricionais são bastante avançadas e se unem às demais técnicas para impulsionar a produtividade do rebanho.

Quais as principais características da pecuária intensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

Qual a diferença do sistema extensivo e intensivo?

Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. ... Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.

Quais as desvantagens do confinamento de gado?

Desvantagens do confinamento
  1. Custo mais alto. De maneira geral, os custos de optar pelo confinamento em um espaço fechado são mais altos e demandam um investimento por parte dos produtores. ...
  2. Necessidade alta de cuidados e trabalho.

Qual a diferença entre a agricultura intensiva e extensiva?

A agricultura intensiva refere-se à intensificação e mecanização da agricultura, com o objetivo de aumentar a produtividade de uma determinada terra. ... A agricultura extensiva é um sistema de cultivo que usa insumos limitados, ou seja, trabalho, investimento, maquinário, etc., em comparação com a terra cultivada.

Quais são os tipos de produção agrícola?

No Brasil, existem diferentes tipos de produção agrícola, as quais se adequam às características do ambiente no qual são realizadas, como a agricultura de subsistência, agricultura familiar, agricultura orgânica (biológica), agricultura comercial e permacultura.

O que é sistema de agricultura extensiva?

Sistemas agrícolas: agricultura extensiva

A agricultura extensiva é a modalidade de produção caracterizada pelo baixo investimento financeiro e reduzida utilização de insumos e tecnologia.

O que significa sistema intensivo de mão de obra?

- Sistema intensivo de mão de obra: praticado em regiões subdesenvolvidas, esse sistema apresenta características similares ao sistema extensivo (pouca ou nenhuma mecanização, não há seleção de sementes, métodos tradicionais de cultivo e de pastoreio, etc.). ... Exige pouca mão de obra e muito aparato tecnológico.

Quais são os sistemas agrícolas?

Sistemas agrícolas são classificações utilizadas para a produção agrícola e pecuária. Há dois sistemas, o intensivo e o extensivo. Para definir se o sistema agrícola é intensivo ou extensivo são considerados os pontos da produção em qualquer tamanho de propriedade.

Quais são as características da agricultura extensiva?

A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).

Qual é o ponto negativo da pecuária?

Os principais prejuízos ambientais do consumo de animais são: o desmatamento, a ocupação de terras, o aquecimento global, o uso excessivo da água, o desgaste do solo, o desperdício de alimentos e a extinção de espécies, analisados em tópicos a seguir. ...

Quais os pontos positivos da pecuária?

Aumento da capacidade de suporte da pastagem. Menor ocorrência de pragas e doenças na pastagem. Menor ocorrência de doenças no gado. Melhora do bem estar animal.
...
Impactos ambientais:
  • Oferta de água de qualidade.
  • Aumento da Biodiversidade.
  • Solos preservados e sustentáveis.

Quais são as principais características das formas de produção agropecuária intensiva e extensiva?

Características da agricultura extensiva

Esse sistema de produção agrícola, ao contrário da agricultura intensiva, é realizado de forma tradicional e trabalha com grande número de trabalhadores; O uso de tecnologia é reduzido ou inexistente.

Qual é a vantagem que justifica o emprego da agropecuária extensiva?

Porém, uma das vantagens desse modelo é o fato de o controle de pragas na agricultura ser realizado por meios naturais, com um menor emprego de fertilizantes, agrotóxicos e outros tipos de produtos químicos.

O que é pastagem extensiva?

Consiste na criação a pasto, geralmente sem grandes investimentos e com a ocupação de grandes áreas, podendo ser realizada tanto em grandes latifúndios quanto em pequenas áreas familiares. É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, considerado ideal para o chamado “gado de corte”.

Quais os riscos de realizar o confinamento de bovinos?

Dentre os problemas que podem afetar os animais no confinamento, está a acidose, caracterizada pelo aumento do ácido lático no rúmen, geralmente em conseqüência do consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos facilmente fermentescíveis (do concentrado da ração).

Artigo anterior
Por que Otaviano Costa saiu da Globo?
Artigo seguinte
Qual o melhor suplemento para homens?