O que é a política desenvolvimentista?

Perguntado por: Tiago Davi Cardoso Anjos Matias  |  Última atualização: 28. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (58 avaliações)

O Desenvolvimentismo é um tipo de política econômica que se baseia na meta de crescimento da produção industrial e da infraestrutura, com a participação ativa do Estado como base da economia.

O que é uma política desenvolvimentista?

Nome dado à estratégia política de desenvolvimento adotada durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), que visava acelerar o processo de industrialização e superar a condição de subdesenvolvimento do país.

O que é o modelo desenvolvimentista?

O que é desenvolvimentismo? Desenvolvimentismo é uma teoria econômica que afirma que a melhor maneira de as economias menos desenvolvidas prosperarem é por meio do fortalecimento do mercado interno e da imposição de altas tarifas sobre produtos importados.

O que defende o pensamento desenvolvimentista?

O crescimento econômico deve ser promovido pelo setor industrial. Esse é o ponto principal para determinar se um país é desenvolvimentista ou não. Não é adoção de qualquer política econômica com vistas ao crescimento industrial: é adoção de políticas com vistas à transformação estrutural e tecnológica daquele país.

O que foi a ideologia desenvolvimentista?

O “desenvolvimentismo” é uma forma de conservadorismo, pois parte da premissa de que as estruturas econômicas e sociais que se formaram na Europa a partir da Revolução Industrial e que estão indissoluvelmente ligadas ao capitalismo podem ser transplantadas para a América Latina.

Simulado 22 - Realidade Brasileira - Cidadania e Constituição de 88 - Concurso Nacional Unificado

34 questões relacionadas encontradas

Qual era o objetivo do desenvolvimentismo?

O desenvolvimentismo exerceu influência basilar na formação das estruturas política, social e econômica do Brasil contemporâneo. Publicamente incriminado e politicamente desconstruído a partir de meados da década de 1980, o desenvolvimentismo voltou a pautar o debate econômico atual.

O que foi a política desenvolvimentista no Brasil?

No Brasil a aplicação do desenvolvimentismo ocorre principalmente com o governo de Juscelino Kubitschek (1956 - 1961) a partir de um projeto de Plano de Metas, esse estabelecia um desenvolvimento no país para atrair indústrias estrangeiras em busca de auxiliar na questão econômica, na geração de empregos e no aumento ...

Quem criou a teoria desenvolvimentista?

John Rawls (1921-2002) foi o mais importante representante dessa visão no século XX.

O que foi a política desenvolvimentista de JK?

Para sustentar sua proposta desenvolvimentista, o governo JK organizou o Plano de Metas, um programa econômico que estipulava 31 metas para garantir o desenvolvimento econômico do Brasil. As áreas consideradas cruciais dentro desse plano eram energia, transportes, indústria de base, alimentação e educação.

Quando surgiu o desenvolvimentismo?

A literatura concede a distinção “desenvolvimentista” à política econômica levada a cabo após 1930 – em especial, aos governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek –, corroborando o entendimento de que, do ponto de vista da experiência histórica, trata-se de um fenômeno vivenciado no século XX.

Quais as características do desenvolvimentismo no Brasil?

O Nacional-desenvolvimentismo (ND) pode ser conceituado, de forma simplificada, como o projeto de desenvolvimento econômico assentado no trinômio: industrialização substitutiva de importações, intervencionismo estatal e nacionalismo.

Quais seriam os três pilares para a implantação do método desenvolvimentista?

Os três principais pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental.

O que é o Social-desenvolvimentismo?

A abordagem do social-desenvolvimentismo é focada na expansão do mercado interno através da ampliação do consumo em larga escala pela população. Além disso, o aumento dos salários também é utilizado como estratégia para o crescimento econômico.

Qual o governo brasileiro pode ser considerado desenvolvimentista?

Governo JK

Foi no governo de Juscelino Kubitschek que o projeto nacional-desenvolvimentista se consagrou definitivamente no cenário político brasileiro.

Qual governo brasileiro pode ser considerado desenvolvimentista?

O governo Juscelino Kubitschek foi o período que se estendeu de 1956 a 1961 na história do Brasil. Foi marcado pelo nacional-desenvolvimentismo e pela construção de Brasília.

O que Juscelino Kubitschek defendia?

Durante todo o seu mandato, o país viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Por seu plano de governo ter sido centrado no desenvolvimento econômico e social, Juscelino tornou-se reconhecido como o "pai do Brasil moderno".

Qual foi o maior feito de Juscelino Kubitschek?

O maior acontecimento do governo JK foi a construção de Brasília e sua inauguração em 1960 como a nova capital do país, feito que repercutiu em todo o planeta por causa da beleza da nova cidade e pela rapidez na qual ela foi construída.

Qual era o lema do governo de JK?

O governo de Juscelino Kubitschek entrou para história do país como a gestão presidencial na qual se registrou o mais expressivo crescimento da economia brasileira. Na área econômica, o lema do governo foi "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo".

Qual o foco da abordagem desenvolvimentista?

A abordagem desenvolvimentista se constrói a partir da possibilidade de desenvolver Educação Física baseada nos conhecimentos do Comportamento Motor, em evidencia ao desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controle motor (TANI, 2008).

Quais os pontos negativos do governo JK?

O principal aspecto negativo do governo JK foi o endividamento interno e externo do Estado brasileiro.

O que é o neoliberalismo?

Neoliberalismo é um termo empregado em economia política e economia do desenvolvimento para descrever o ressurgimento de ideias derivadas do capitalismo laissez-faire (apresentadas pelo liberalismo clássico) que foram implementadas a partir do início dos anos 1970 e 1980.

Quais são suas origens e em que consiste o novo desenvolvimentismo?

O novo desenvolvimentismo é uma corrente teórica do pensamento econômico que defende a ideia de que o desenvolvimento econômico de um país é fruto de mudanças que envolvem o aprimoramento de suas estruturas produtivas a partir do progresso tecnológico e da acumulação de capital.

Como surgiu o desenvolvimentismo no Brasil?

O pensamento econômico brasileiro, no pós-guerra, não se estruturou nos meios acadêmicos como havia ocorrido na formação econômica dos países desenvolvi- dos. Desde o início, formou-se uma visão econômica politicamente engajada na defesa da industrialização, o chamado desenvolvimentismo.

Quais características das políticas desenvolvimentistas foram levadas?

As características políticas a partir da década de 1930 foi o forte investimento na industrialização, além do incentivo e investimento a criação de uma infraestrutura industrial.

Como foi caracterizada a política nacional desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek 1956 1960 )?

Em meio a essas ameaças militares, Juscelino Kubitschek lançou um ousado plano desenvolvimentista que, segundo ele mesmo, iria fazer o Brasil crescer “50 anos em 5”. O chamado Plano de Metas privilegiava pesados investimentos nas áreas de alimentação, indústria de base, educação, energia e transporte.

Artigo anterior
Quanto tempo o ser humano aguenta ficar acordado?
Artigo seguinte
Quem é o maior latifundiário do Brasil?