Quais são as regras e as exceções decorrentes da competência territorial no processo do Trabalho?
Perguntado por: Fábio Nelson Melo Azevedo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)
Portanto, a competência territorial da Justiça do Trabalho é definida pelo local da prestação do serviço, em regra, admitindo exceções quando se tratar de empregado viajante comercial ou dissídio agente e empregados brasileiros trabalhando no estrangeiro.
Qual a regra da competência territorial na Justiça do Trabalho?
De acordo com o artigo 651 da CLT, a competência territorial para julgar a ação é determinada pela localidade onde o empregado prestou serviços ao empregador. Todavia, se o local de prestação de serviço for diferente do local de contratação, ambos os foros serão competentes, cabendo ao empregado a escolha.
O que é exceção no processo do Trabalho?
Nas causas da jurisdição da Justiça do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspensão do feito, as exceções de suspeição ou incompetência. A imparcialidade do juiz é fundamental para o bom desenrolar do processo. Em razão disso, a lei determina que o juiz não tenha qualquer vinculação com a partes.
O que é exceção de incompetência trabalhista?
Decisão do TST
Antes da Lei 13.467/2017 (reforma trabalista) disciplinar a questão, a exceção de incompetência era matéria de manifestação própria (feita em peça apartada) ou de contestação no âmbito da audiência trabalhista.
O que é a exceção de incompetência no processo do Trabalho explique e fundamente?
A incompetência que deve ser apontada em razão de exceção trata-se da incompetência relativa, ou seja, aquela que se dá pelo fato do juízo que está para julgar determinada demanda não ser o competente devido aos critérios territoriais ou em virtude do valor da causa, conforme especificam os arts. 102 e 111 do CPC.
Aula 10 - Direito Processual do Trabalho - Competência Territorial
Qual recurso para Exceção de incompetência trabalhista?
Ou seja, se o juiz acolher a exceção de incompetência territorial e determinar a remessa dos autos para vara do trabalho de outro Tribunal Regional do Trabalho, caberá recurso imediato. E o recurso será o Recurso Ordinário, no prazo de 8 dias, nos termos do artigo 895, inciso I da CLT.
Como deve ser manejada a exceção de incompetência na Justiça do Trabalho?
“Diante da nova redação dada ao artigo 800 da CLT pela Lei 13.467/17, a exceção de incompetência territorial deverá ser oposta no prazo de cinco dias, contados da notificação inicial, caso em que o processo será suspenso e não se realizará a audiência inicial até que se decida a exceção.
Quem julga exceção de incompetência?
A exceção de incompetência poderá ser oposta pelo réu, ou querelado, bem como mediante invocação do Ministério Público nos crimes de ação penal privada, em que esse órgão atua como fiscal da lei e não como autor.
Como alegar exceção de incompetência?
Em outras palavras, a incompetência relativa deve ser alegada em preliminar de defesa do mérito. Caso assim não proceda o réu, haverá a preclusão da matéria, isto é, ocorre o prejuízo do direito de agir diante da perda de oportunidade.
O que mudou na exceção de incompetência com a reforma trabalhista?
Conforme novo regramento, uma vez apresentada a exceção de incompetência territorial, o processo será suspenso até que seja decidida a exceção, e o juiz procederá a intimação das demais partes para manifestação no prazo comum de cinco dias, inclusive designando audiência de instrução para produção de prova oral, se ...
O que é exceção de suspeição no processo do Trabalho?
A exceção de suspeição está contida no mesmo título e não contemplou o legislador trabalhista qualquer diferenciação entre suspeição e impedimento, fazendo inserir no artigo 801 da CLT todos os motivos como sendo de suspeição, sem mencionar o outro, determinando que "o juiz, presidente ou juiz classista, é obrigado a ...
O que é direito de exceção?
Exceção é palavra polissêmica na dogmática jurídica: possui sentidos pré-processual, processual e substancial. ... Na acepção processual, exceção é o meio pelo qual o demandado se defende em juízo, representando, neste último caso, o exercício concreto do direito de defesa. Exceção é, pois, a própria defesa.
Quem julga exceção de suspeição trabalhista?
Compete ao Tribunal Pleno processar e julgar exceção de suspeição oposta contra Juiz de primeiro grau de jurisdição.
O que diz o artigo 651 da CLT?
Art. 651 - A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.
Qual a competência territorial no processo do Trabalho para o ajuizamento de uma reclamação trabalhista?
TST: juízo competente para julgamento de reclamação trabalhista é o do local da prestação de serviço. A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que o foro correto para ajuizamento de reclamações trabalhistas é o do local da prestação do serviço.
Quais os critérios que definem a competência na Justiça do Trabalho?
Ainda, segundo Schiavi{C}[2], “há um certo consenso na doutrina processual brasileira” e, assim, os critérios de competência da Justiça trabalhista são repartidos em razão: das matérias (também chamada de razão objetiva ou em razão da natureza da relação jurídica); das pessoas (em razão da qualidade das partes ...
Como se argui a incompetência do juízo?
Ao alegar a incompetência absoluta ou relativa, deve o réu fundamentar e instruir a contestação com as provas disponíveis (se for o caso); com muito mais razão assim deve agir o réu quando se tratar de incompetência relativa. 2. A regra é que a contestação seja protocolada no juízo onde tramita o feito, mas há exceção.
Como arguir incompetência relativa?
A nova codificação processual traz uma regra para o réu que deseja arguir a incompetência relativa: “Havendo alegação de incompetência relativa ou absoluta, a contestação poderá ser protocolada no foro de domicílio do réu, fato que será imediatamente comunicado ao juiz da causa, preferencialmente por meio eletrônico” ( ...
Como arguir incompetência territorial?
Ela pode ser da seguinte forma: competência em relação a matéria, funcional, originária (ratione personae e materiae) ou pode ser, também, territorial.... Essa arguição pode ser tanto oral como por escrito, no prazo da defesa.
O que diz a Súmula 33 do STJ?
- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.
Quando o juiz e incompetente CPP?
A incompetência do juízo sempre anula apenas os atos decisórios. Segundo o art. 567 do CPP, “A incompetência do juízo anula somente os atos decisórios, devendo o processo, quando for declarada a nulidade, ser remetido ao juiz competente”.
O que é exceção de incompetência CPC?
A incompetência que deve ser apontado em sede de exceção trata-se da incompetência relativa, ou seja, aquela que se dá pelo fato do juízo que está para julgar determinada demanda não ser o competente devido aos critérios territoriais ou em virtude do valor da causa, conforme especificam os arts. 102 e 111 do CPC.
Quais as hipóteses de exceção previstas na CLT que suspendem o processo em que momento devem ser apresentadas pelo excipiente?
O artigo 799 da CLT estipula que as exceções de incompetência e suspeição (e também de impedimento) suspendem o processo, não cabendo, logo, decisão em sentido contrário quanto a isto. ... 795, CLT). Apresentada a exceção, o juiz ou o Tribunal designará audiência em 48 horas para instrução e julgamento (art.
Pode o réu arguir como exceção?
Neste contexto, diz-se que a parte (o réu) pode "argüir, por meio de exceção, a incompetência" (art. 304). Ofertada a exceção, o prazo ficará suspenso para apresentação de contestação e/ou reconvenção. ... "Oferecida somente a exceção, não poderá o réu oferecer contestação e reconvenção, em razão da suspensão do processo.
Qual a exceção de incompetência de Deve-se arguir antes da defesa?
1. A EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL. ... Ademais, é de se notar que, no âmbito das relações laborais, quando a matéria for a incompetência absoluta, qualquer que seja, a hipótese é de matéria de defesa, na forma do art. 799, § 1.º, da CLT, devendo ser deduzida a preliminar em sede de contestação.
Quantos dias tem que tomar um antibiótico?
Qual a melhor onda para dormir?