Qual o papel do decreto?

Perguntado por: Iris Francisca Henriques Lima  |  Última atualização: 26. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (48 avaliações)

Os decretos funcionam como atos elaborados pelo chefe do Executivo com a intenção de complementar ou regulamentar alguma normativa jurídica existente, ou de reestruturar a administração pública por meio da extinção, ou criação de novos cargos, entre outros. Esses atos passam a vigorar imediatamente após a promulgação.

Qual é a função de um decreto?

Dentre as funções do decreto, a principal é a de regulamentar a lei, ou seja, descer às minúcias necessárias de pontos específicos, criando os meios necessários para fiel execução da lei, sem, contudo, contrariar qualquer das disposições dela ou inovar o Direito.

Qual é a força de um decreto?

Têm força de lei e foram expedidos por Presidentes da República em dois períodos: de 1937 a 1946 e de 1965 a 1988. Nossa atual Constituição não prevê essa possibilidade. Alguns Decretos-Leis ainda permanecem em vigor.

O que prevalece a lei ou o decreto?

Já o decreto está hierarquicamente abaixo da lei. Deve atender ao que pede a Constituição Federal e, principalmente, ter as leis como fonte de inspiração. O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial.

Qual a definição de decretos?

Ato de natureza administrativa cuja competência é privativa do presidente da República. Podem ser singulares, quando tratam de assuntos como nomeação, desapropriação, indulto; ou regulamentares, para executar normas instituídas por lei ordinária.

DECRETO DOMINICAL É UMA IDIOTICE TEOLÓGICA E OUTRAS BESTEIRAS SOBRE OS ADVENTISTAS @sezarcavalcante

31 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre a lei e o decreto?

No que concerne ao decreto, trata-se de um ato normativo secundário, abaixo da lei, que não pode ir contra a Constituição Federal e tem como fonte principal de inspiração as leis. Ele é um mandado expedido por via judicial por autoridade competente.

Quem faz o decreto?

1 Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: (...) IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução...”.

Quais os limites de um decreto?

O Decreto, enquanto norma regulamentadora, jamais pode dispor de forma diversa da norma jurídica ao qual ela se originou, não podendo ampliar ou restringir direitos, sob pena de incorrer em ofensa ao princípio da hierarquia das normas (pirâmide kelseniana) e princípio da legalidade.

Pode alterar lei por decreto?

Decreto Não Pode Modificar Lei | Jusbrasil.

Quem pode derrubar um decreto do presidente?

“Não é prerrogativa da Câmara derrubar decreto. Só o prefeito, o governador e o presidente da república podem emitir decreto. Nós não temos autonomia para derrubar ou estabelecer decreto”, explicou o parlamentar.

Qual a validade de um decreto?

Os decretos perdem eficácia desde o início se não forem convertidos em lei no prazo de sessenta dias desde a sua publicação. As Câmaras podem todavia regular com a lei as relações jurídicas que surgem na base dos decretos não convertidos.

Quais são os três tipos de decretos?

  • 1 - decretos singulares. Fazem parte deste grupo os decretos de nomeação, de aposentadoria, de abertura de crédito, de desapropriação, de cessão de uso de imóvel, de indulto de perda de nacionalidade, entre outros. ...
  • 2 - decretos regulamentares. ...
  • 3 - decretos autônomos.

Pode criar cargos por decreto?

São inconstitucionais a lei que autorize o chefe do Poder Executivo a dispor, mediante decreto, sobre criação de cargos públicos remunerados, bem como os decretos que lhe deem execução.

Qual é a ordem da hierarquia das leis?

Assim, a Constituição Federal está no topo da pirâmide normativa, seguida pelas leis e, por fim, pelos atos administrativos, que são a base desta.

O que pode substituir a palavra decreto?

2 vontade, intenção. 3 desígnio, determinação, edito, lei, ordem, provisão.

O que é a hierarquia das leis?

Então, a hierarquia das normas é um princípio a ser observado antes mesmo do nascimento de uma norma (como já afirmamos). Aquilo que se disciplina por lei não pode de modo algum ser tratado por meio de decretos, resoluções ou qualquer espécie normativa inferior.

O que é maior lei ou decreto?

A lei, por sua vez, é superior ao decreto, que não pode contrariá-la, sob pena de ser ilegal e não ter validade. É o princípio genérico da legalidade, previsto expressamente no artigo 5.º, inciso II, da Constituição Federal, segundo o qual "ninguém será obrigado a fazer ou deixar alguma coisa senão em virtude de lei".

Quem edita Decreto-lei?

Editados pelo Presidente da República, regulamentam as leis e dispõem sobre a organização da administração pública.

Quantos votos precisa para derrubar decreto presidencial?

A maioria absoluta é definida como o primeiro número inteiro superior à metade. No caso do Senado, são 81 senadores, a metade é 40,5; portanto, o primeiro número superior é 41. A rejeição de veto presidencial também exige o voto da maioria absoluta dos deputados e senadores (em sessão conjunta).

Quais são os tipos de decretos?

Os decretos podem se subdividir em duas espécies: autônomo e regulamentar.

O que deve conter em um decreto?

Dicas sobre:
  • Estrutura de um Decreto.
  • Epígrafe.
  • Ementa.
  • Autoria e Fundamento Legal.
  • Ordem de Execução.
  • Cláusula de Vigência.
  • Cláusula Revogatória.
  • Fecho.

Quem pode revogar um decreto estadual?

1 - A Administração Pública tem o poder de anular os atos que considere ilegais e revogar aqueles cuja conveniência e oportunidade não mais subsistam, não sendo necessária, a existência de pedido ou decisão judicial para a revogação, anulação ou modificação de atos administrativos.

Onde posso ver os decretos?

A pesquisa de legislação é realizada na Base da Legislação Federal – REFLEGIS. A REFLEGIS é uma base de dados criada em 1991 que reúne todos os atos de hierarquia superior editados desde a proclamação da República, em 1889.

O que vale mais um decreto ou uma portaria?

A portaria é um acto emitido pelo poder administrativo. As leis e os decretos-lei têm o mesmo valor e são aprovados pelos órgãos legislativos, de acordo com os poderes conferidos pela Constituição da República Portuguesa.

O que é um decreto autônomo?

“Os regulamentos autônomos ou independentes são emanações a partir de atribuição implícita do exercício de função normativa ao executivo, definida no texto constitucional ou decorrente de sua estrutura.

Artigo anterior
Como diferenciar a displasia fibrosa do fibroma ossificante?
Artigo seguinte
Como fechar a conta do hotmail?