O que é necessário para aprovar um loteamento?

Perguntado por: Ricardo Andrade  |  Última atualização: 13. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

Como aprovar um loteamento?
  1. Viabilidade jurídica. ...
  2. Aprovação municipal. ...
  3. Aprovação do Governo Estadual. ...
  4. Aprovação Federal. ...
  5. Licenciamento Ambiental. ...
  6. Decreto, Certidão ou Alvará de licença expedido pela Prefeitura Municipal. ...
  7. Registro em cartório. ...
  8. Modelo de governança.

Quais os requisitos para aprovação de um projeto de loteamento?

Em primeiro lugar, antes de dar início às obras, seu projeto de loteamento precisa de uma licença ambiental, aprovação na prefeitura e o levantamento topográfico do terreno, além do estudo do solo. Para conseguir o licenciamento, é necessário atender a três etapas.

O que é necessário para registrar um loteamento?

Os 4 documentos (cadernos) a serem levados são:
  1. Certidão da matrícula, que é chamado também de 'Título de propriedade do imóvel';
  2. Histórico do imóvel para saber quem já foi proprietário dele. ...
  3. Certidões negativas;
  4. Certidões.

O que é necessário para lotear um terreno?

O investidor deve obter uma licença ambiental e aprovação municipal para proceder com o projeto e fazer registro no Cartório de Registro de Imóveis. Estes são os procedimentos básicos a serem cumpridos, mas vale ressaltar que dependendo do porte e da complexidade do empreendimento podem ocorrer exigências adicionais.

Quem aprova o projeto de loteamento?

Qualquer modificação no projeto ou na execução de loteamento aprovado e registrado no Cartório de Registro de Imóveis, deverá ser submetido à aprovação da Prefeitura, mediante pedido do interessado – vide artigo 9º da Lei 9.413/81.

Como Aprovar um Loteamento

44 questões relacionadas encontradas

Quais as licenças para loteamento?

O licenciamento de loteamentos se dá em três etapas: Licença Ambiental Prévia – LAP, Licença Ambiental de Instalação – LAI, e Licença Ambiental de Operação – LAO.

Quanto tempo demora para aprovar um loteamento?

Qual o prazo para a entrega das obras de infraestrutura do Loteamento Urbano? Segundo a Lei 6766/79, o prazo é de até 4 anos a contar da certidão de Diretrizes expedida pelo Município, ficando a critério da municipalidade. Geralmente nas diretrizes municipais, o prazo fica estipulado entre 2 a 3 anos.

Como legalizar um loteamento?

Para regularizar, é preciso observar:
  1. dos cartórios de protestos de títulos, em nome do loteador, pelo período de 10 (dez) anos;
  2. de ações pessoais relativas ao loteador, pelo período de 10 (dez) anos;
  3. de ônus reais relativos ao imóvel;
  4. de ações penais contra o loteador, pelo período de 10 (dez) anos.

Quais são as etapas de um loteamento?

Fases de construção do loteamento
  • Terraplanagem. A terraplanagem corresponde à fase de nivelamento de todo o solo, além da remoção de qualquer material do ambiente. ...
  • Drenagem pluvial. Logo após a topografia e a terraplanagem, a etapa seguinte é a drenagem pluvial. ...
  • Água e esgoto. ...
  • Pavimentação. ...
  • Rede elétrica. ...
  • Paisagismo.

Como transformar um terreno em loteamento?

Quais as etapas para fazer um loteamento
  1. Levantamento do terreno (financeiro, jurídico, ambiental e topográfico) Primeiramente, é importante avaliar a fundo a área de terras que passaria pelo loteamento. ...
  2. Apresentação e análise do projeto. ...
  3. Aprovação dos documentos. ...
  4. Registro do loteamento. ...
  5. Etapa opcional: fazer um cercamento.

Quanto custa regularizar um loteamento?

Essa é outra dúvida comum entre os alunos, quanto custa para regularizar um terreno? O valor irá variar de acordo com o tipo de regularização necessária e as taxas de prefeitura e cartório. Em média para um terreno de 300 m² pode se ter um custo entre R$4.500,00 a R$8.000,00 para regularizar o terreno.

Qual é o lucro de um loteamento?

Com uma rentabilidade anual média de 19%, essa é a aplicação mais vantajosa do mercado. Isso porque estamos falando de uma valorização mensal de 1% ao ano, que corresponde à correção do capital investido, mais a correção anual pelo índice do IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado, de 7%.

Quem pode fazer um loteamento?

Segundo a Decisão normativa 104/2014, os profissionais habilitados para realizar projetos de loteamento são: engenheiro agrimensor, urbanista, engenheiro civil, engenheiro de fortificação e construção.

Como funciona o processo de loteamento?

Conheça a seguir as etapas que compõem o processo de obras de um loteamento:
  1. Análise do terreno. A primeira etapa do processo de loteamento consiste na análise de acolhimento do terreno. ...
  2. Legalização. ...
  3. Aprovação do projeto. ...
  4. Licenciamento. ...
  5. Registro.

Pode aprovar loteamento por decreto?

Independentemente do perfil do responsável, o loteamento só poderá ser construído após a aprovação do referido projeto na prefeitura. E os lotes só poderão ser vendidos após o registro do decreto de aprovação no Cartório de Registro de Imóveis competente.

Como funciona o loteamento?

O loteamento é caracterizado como a divisão de uma parcela de terreno maior em lotes menores, com a finalidade de vendê-los para fins imobiliários, como a construção de casas, edifícios, condomínios ou espaços comerciais.

Qual a infraestrutura de um loteamento?

O desenvolvimento adequado de um loteamento inclui o planejamento e a implementação de uma infraestrutura básica, como rede de água e esgoto, energia elétrica e pavimentação de ruas, além de bom funcionamento de transporte, telecomunicações e espaços públicos.

Qual a diferença entre loteamento e lote?

Sendo assim, um terreno pode ser dividido em várias partes, às quais chamamos de lotes. Portanto, dentro de um terreno podem existir centenas de lotes. Além disso, quando uma pessoa ou empresa compra um terreno e divide em vários lotes, que geralmente são do mesmo tamanho, ela estará fazendo um loteamento.

Qual a diferença de loteamento e desmembramento?

O loteamento é caracterizado pela divisão do terreno com a abertura de novas ruas ou o prolongamento de ruas existentes. Já o desmembramento não resultará na abertura de qualquer rua, pois deverá aproveitar o sistema viário existente.

Quando o loteamento é considerado irregular?

1 O que é considerado loteamento irregular? O loteamento irregular é aquele empreendimento que tem projeto aprovado na prefeitura, porém não está registrado na matrícula ou que está sendo feito em desacordo com o projeto que foi aprovado.

Quem fiscaliza loteamento irregular?

O Município é o ente público responsável pela fiscalização do parcelamento, uso e ocupação do solo urbano e, portanto, pela regularização de loteamento irregular, conforme previsão dos arts. 13 e 40 , da Lei n. 6.766 /79, o que configura um poder-dever.

É possível criar um loteamento fechado de forma legal?

O loteamento fechado consiste, basicamente, na privatização dos espaços públicos, com instalação de guaritas, permitindo tão somente a entra dos moradores. Tal pratica é ilegal, uma vez que, não há expressa previsão legal para esses empreendimentos.

Quem é responsável pela infraestrutura do loteamento?

De acordo com a lei de parcelamento do solo (Lei Federal n. 6.766 /79), a obrigação originária por irregularidades detectadas no loteamento é do loteador, dentre as quais estão a implantação e a manutenção da infraestrutura básica.

É preciso realizar o licenciamento ambiental para a construção de um loteamento residencial?

Os loteamentos, desmembramentos, condomínios e conjuntos habitacionais, são considerados fontes de poluição, portanto, sujeitos a Licença Prévia, de Instalação e Operação(não renovável).

O que um loteamento deve ter como infraestrutura para ser considerado como regular dentro da lei?

Para um lote ser considerado um lote legalmente ele deve ser um terreno servido de infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe.

Artigo anterior
Como um indivíduo adquire a neurocisticercose?
Artigo seguinte
Quais são as formas mais eficazes de se promover a inclusão social?