Como são classificadas as lesões elementares?

Perguntado por: Alexandre Neto  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.

O que são lesões elementares e como são classificadas?

As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.

Como classificar lesões de pele?

Morfologia básica:
  • Mácula: lesão plana, sem relevo. ...
  • Pápula: elevação sólida, circunscrita, de até 1 cm de diâmetro.
  • Placa: lesão palpável, elevada em “platô”. ...
  • Nódulo: lesão firme, endurada, circunscrita, podendo ser mais ou menos saliente. ...
  • Urtica: lesão em relevo, com edema, coloração vermelho-róseo.

Como descrever lesões fundamentais?

· Conceito: São alterações morfológicas que conduzem à descrição de lesões nos tegumentos cutâneo e mucoso (pele e/ou mucosa bucal).
...
Lesões fundamentais:
  1. Mácula ou mancha (área focal de alteração de coloração, que não é elevada ou deprimida em relação aos tecidos vizinhos).
  2. Placa (lesão elevada, com superfície plana).

Quais são as lesões sólidas?

As lesões sólidas também podem ser divididas em vasculho-sanguíneas ou pigmentares. A vegetação são lesões pedunculadas ou com aspecto de couve-flor, como o fibroma mole, tão comum em nosso meio.

Semiologia 10 - Lesões elementares da pele (Vídeo Aula)

43 questões relacionadas encontradas

Quais são as alterações sólidas da pele?

FORMAÇÕES SÓLIDAS

Resultam de processo inflamatório ou neoplásico, atingindo isolada ou conjuntamente a epiderme, derme ou hipoderme. Distinguem-se vários tipos: Pápula: lesão sólida, circunscrita elevada, menor que 1 cm, por processo patológico epidérmico, dérmico ou misto.

O que são lesões primárias e lesões secundárias cite 4 exemplos de cada?

As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.

Como descrever lesões na boca?

Classificação das lesões bucais

Implantação da lesão: séssil, pediculada, superficial, profunda, endofítica ou exofítica. Coloração: rosa, branca, amarela, vermelha, azul, roxa, parda, negra. Superfície: lisa, ceratótico, rugosa, filiforme, papilomatosa, verrucosa. Contorno: regular ou irregular.

Como descrever uma lesão estomatologia?

Caracterização e nomenclatura das lesões bucais
  1. Lesão Fundamental. Alterações da cor (vascular ou melânica): Mancha ou mácula. ...
  2. Número: Único 2. ...
  3. Tamanho: No maior diâmetro em mm.
  4. Implantação. 1.Séssil 2. ...
  5. Coloração. 1 .Rosa 2. ...
  6. Superfície. Lisa 2. ...
  7. Contorno. Regular ou irregular.
  8. Limites: Com ou sem limites nítidos.

Como descrever uma lesão por pressão?

Para o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) a definição de lesão por pressão é: dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato.

Como descrever um hematoma?

Hematoma define-se como uma coleção (ou seja acúmulo) de sangue num órgão ou tecido, geralmente bem localizado e que pode dever-se a traumatismo, alterações hematológicas ou outras causas. Também conhecido como nódoa negra, pisadura ou lívido quando se acumula debaixo da pele.

Qual a diferença entre equimose e hematoma?

Principal diferença entre equimose x hematoma:

✓ Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.

Qual a diferença entre mancha e mácula?

Definição: Mancha e mácula são alterações de cor da mucosa bucal ou da pele sem causar elevação ou depressão no tecido. O que diferencia a mancha da mácula é o seu tamanho. As manchas são maiores e as máculas são menores.

O que são lesões caducas?

5. Lesões elementares caducas: são aquelas que tendem à eliminação espontânea. 5.1 Escama: lamínulas epidérmicas, de dimensões variáveis, destendendo-se fácil e continuamente. Quando pequenas, podem ser chamadas de pitiriásicas, e, quando em grandes retalhos, são chamadas de escamas laminares.

O que é uma lesão óssea secundária?

As lesões secundárias são decorrentes de processos que contribuem para morte celular após o trauma inicial. Seus principais elementos são a hipóxia, distúrbios metabólicos, distúrbios hidroeletrolíticos e hipertensão intracraniana.

Como se escreve lesões?

Lesões é o plural de lesão. O mesmo que: chagas, danos, feridas, ferimentos, ofensas, prejuízos, traumatismos.

Como descrever lesão em língua?

  1. Síndrome de ardor bucal.
  2. Feridas labiais, inflamação dos lábios e outras alterações.
  3. Lábios e lesões pelo sol.
  4. Inchaço dos lábios e da língua.
  5. Descoloração da língua e outras alterações.
  6. Desconforto na língua.
  7. Lesão na língua.
  8. Feridas e protuberâncias na língua.

São características de lesões cancerizáveis?

Características clínicas: edema e eritema; descamações e ulcerações; áreas leucoplásicas e eritroplásicas; adelgaçamento do vermelhão; falta de evidências dos limites entre vermelhão e pele; perda de elasticidade labial.

Quais os principais aspectos que o profissional da odontologia deve observar ao examinar uma lesão inflamatória na cavidade oral?

A anamnese do paciente com qualquer queixa de lesão de cavidade oral deve conter o tempo de evolução da doença e presença de sintomas como dor, prurido, dificuldade de alimentação ou alterações em outros sistemas do organismo.

Quais os tipos de doenças na boca?

Outras, no entanto, são mais avançadas e podem durar muito mais tempo.
  1. Cárie. A cárie dentária é o resultado direto da corrosão de um dente e uma das infecções bucais mais comuns. ...
  2. Gengivite. ...
  3. Doença periodontal. ...
  4. Doença mão-pé-boca. ...
  5. Herpangina. ...
  6. Candidíase. ...
  7. Afta. ...
  8. Herpes labial.

O que é uma lesão Exofítica?

Que se desenvolve ou está do lado externo de um órgão (ex.: tumor renal exofítico). 2. [ Entomologia ] Que ocorre livremente na água, sem recurso a plantas ou estruturas flutuantes (diz-se da postura de ovos de alguns insectos ).

O que é leucoplasia na boca?

Leucoplasia e eritroplasia são lesões na mucosa da boca e faringe que podem parecer inofensivos de início, mas que, com o tempo, podem se tornar malignos. São as chamadas lesões cancerizáveis. Leucoplasia é uma mancha branca ou cinza. Eritroleucoplasia é uma mancha com áreas vermelhas e brancas.

Como pode ocorrer uma lesão?

Ou seja, pode ser uma pancada, uma batida ou uma lesão por um movimento brusco ou por desaceleração do movimento. As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. “As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto).

O que são lesões pruriginosas?

Classicamente, o prurido é definido como uma sensação desagradável que provoca o desejo de coçar. Constitui-se no sintoma mais referido entre os pacientes que procuram o dermatologista e pode estar associado à doença dermatológica específica ou sistêmica, podendo comprometer a qualidade de vida do paciente.

O que é uma lesão sólida?

Lesão sólida, elevada, de superfície dura e inelástica, formada por hiperqueratose. Ocorrem por exemplo nas verrugas vulgares e na cromomicose. Tipo de elevação sólida observada na sífilis, tuberculose, hanseníase, esporotricose, sarcoidose e em tumores.

Artigo anterior
O que é garantia e qual o seu prazo?
Artigo seguinte
O que vai chegar na Netflix esse mês?