Pode interromper licença-prêmio?

Perguntado por: Frederico Lucas Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

Por ausência de previsão legal, o gozo de Licença-Prêmio só poderá ser interrompido por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral ou por motivo de interesse da Administração. 11.

O que interrompe a licença prêmio?

Nas seguintes ocorrências, uma única falta interrompe a contagem: faltas injustificadas, afastamentos com prejuízo de vencimentos, suspensão disciplinar, interrupção de exercício e prisão.

Quando se perde o direito à licença prêmio?

A contagem de tempo para a concessão da licença será interrompida nos seguintes casos: a) quando o servidor sofrer penalidade disciplinar de suspensão; b) quando em gozo de licença por motivo de doença na família ou para tratar de interesse particular, sem remuneração; c) caso o servidor seja condenado à pena privativa ...

Como fazer uma justificativa para tirar licença prêmio?

Eu, (nome), ocupante do cargo de (informar), matrícula nº (informar), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço completo), lotado(a) na (informar), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria requerer a concessão de Licença-Prêmio de (quantidade) meses, a ...

Qual o tempo de uma licença prêmio?

"O funcionário terá direito, como prêmio de assiduidade, à licença de 90 (noventa) dias em cada período de 5 ( cinco) anos de exercício ininterrupto, em que não haja sofrido qualquer penalidade administrativa."

Servidor: saiba como ter direito a licença prêmio

31 questões relacionadas encontradas

Como funciona a licença prêmio?

É o benefício estatutário que o servidor público tem direito a três meses de licença, a cada cinco anos de efetivo exercício. O servidor tem direito à licença prêmio de 3 meses a cada período de 5 anos de exercício efetivo e ininterrupto, sem prejuízo da remuneração.

O que é uma licença prêmio?

DEFINIÇÃO: Licença concedida pelo prazo de até três meses, com a remuneração do cargo efetivo, a título de prêmio por assiduidade, após cada período de cinco anos ininterruptos de exercício.

Como fazer um pedido de licença?

Na carta de solicitação, o colaborador deve descrever a data de início e de fim do afastamento e o somatório de dias que deseja se ausentar do seu posto no trabalho. É preciso, ainda, explicar detalhadamente os motivos que levaram à solicitação, ou seja, a situação para a qual a licença é necessária.

Como escrever uma carta de pedido de licença?

Eu, .........................., Professor da(s) disciplina(s) ______________ do Curso _________, com carga horária total semanal de ________ horas aulas, tendo cumprido o disposto na cláusula ____ da Convenção Coletiva de Trabalho, venho solicitar Licença não Remunerada no período de ________________ até ___________.

Como pedir licença por interesses particulares?

Etapas para realização deste serviço
  1. Acesse o Sistema Eletrônico de Informações - SEI!
  2. Inicie processo do tipo Pessoal: Licença Interesse para tratar de interesse particular.
  3. Selecione o botão Incluir Documento.
  4. Procure pelo seguinte formulário:
  5. Preencha o formulário.
  6. Observe as Orientações Gerais ao final do formulário.

Quem tem direito à licença prêmio municipal?

O servidor municipal, de qualquer categoria, terá direito, como prêmio de assiduidade, à licença de 90 (noventa) dias por qüinqüênios de efetivo exercício em que não haja sofrido penalidade administrativa superior à de advertência.

Qual a diferença entre licença-prêmio e licença especial?

Originalmente denominava-se licença especial e a partir da alteração trazida pela Lei 8.112/90, em seu artigo 245, passou a chamar-se licença-prêmio sem, todavia, alterar a sua natureza jurídica.

O que é o período de nojo?

De acordo com o artigo 473 da CLT, a duração da licença nojo é de dois dias consecutivos — sendo dias úteis ou não. Esses dias são contabilizados após a morte do familiar, não incluindo o dia do falecimento.

Como é feita a carta de licença maternidade?

Eu, _____________________________________, registrada na matricula n° _________, lotada na Secretaria Municipal de ____________________________, portadora do RG __________________, inscrita no CPF ___________________, no cargo de _______________________________, venho por meio deste requerer minha licença maternidade a ...

Quando posso pedir licença do trabalho?

Afastamento por doença ou acidente

Nessa situação, ele pode se afastar de suas atividades profissionais durante o período de recuperação. Mediante atestado médico, a empresa deverá pagar normalmente o salário do colaborador durante os primeiros 15 dias de afastamento do trabalho.

O que é licença gala ou nojo?

Licença Nojo é o direito dos empregados de não exercer a profissão no caso do falecimento de um familiar (seja cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa sob sua dependência) em até 2 dias seguidos, de acordo com o Artigo 473 da CLT.

Quem tem direito a nojo?

A Licença Nojo é concedida quando há o falecimento de algum dos seguintes parentes: descendentes (filhos, netos e bisnetos); ascendentes (pais, avós e bisavós);

Quantos dias nojo?

2 dias corridos (excluindo o dia do óbito, caso o servidor compareça ao trabalho) no caso de falecimento de cônjuge ou companheiro(a), ascendentes (pais e avós), descendentes (filhos, inclusive natimorto, e netos), irmãos ou pessoa que viva sob sua dependência econômica.

Quem tem direito à licença especial?

1º Ao funcionário público, civil ou militar, que durante o período de dez anos consecutivos, não se afastar do exercício de suas funções, é assegurado o direito a licença especial de seis meses, por decênio e com os vencimentos integrais.

Quantas licença-prêmio pode acumular?

O usufruto da licença-prêmio passou a ser obrigatório dentro do período aquisitivo seguinte ao período de direito, não podendo acumular duas licenças-prêmios. Ela deve ser tirada integralmente ou parcelada em até três períodos de no mínimo 30 dias.

Como funciona a licença para tratar de assuntos particulares?

A licença para tratar de interesses particulares é uma licença não remunerada concedida ao servidor estável, observado o interesse da Administração, pelo prazo de até 3 (três) anos consecutivos.

Quando o funcionário público pode pedir afastamento?

A Lei 8112 deixa clara a claro o ponto básico da diferença entre licença e afastamento do servidor público. O primeiro caso se dá a pedido do servidor, seja por motivo de força maior ou pelo seu interesse. Já o segundo tem como origem uma determinação da própria administração pública.

Como pedir afastamento do cargo?

Essa licença será remunerada e pode durar no máximo 3 meses. Se for eleito, independente do cargo que o servidor público exercer, ele deve pedir o seu afastamento do cargo em razão do mandato eletivo. Quanto à remuneração, você precisa verificar as regras do artigo 94 da lei 8.112 – clique aqui.

Quanto tempo posso pedir afastamento?

Neste caso, o servidor que já passou pelo período probatório solicita uma licença para tratar de assuntos particulares. A licença pode ser de até três anos sem remuneração. O colaborador poderá interromper o afastamento a qualquer momento e retomar o seu cargo.

Quais tipos de licenças e afastamentos?

(*)Licenças e Afastamentos que impedem a concessão da Licença Incentivada sem Remuneração:
  • férias;
  • licença por motivo de doença em pessoa da família;
  • licença por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;
  • licença para o serviço militar;
  • licença para atividade política;
  • licença-prêmio por assiduidade;

Artigo anterior
O que diz o artigo 355 do Código Civil?
Artigo seguinte
O que o exame de TSH tem a ver com gravidez?