Como se pega a doença tênia?

Perguntado por: Simão Pedro Garcia Vaz Moreira  |  Última atualização: 5. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (53 avaliações)

Geralmente, a teníase é adquirida pelo consumo de carnes de porco ou de boi contaminadas com as larvas da tênia, que se alojam no intestino delgado e evoluem para a forma adulta.

Como o ser humano pode adquirir a tênia?

Como se pega a tênia? Quando comemos carne de boi ou de porco com larvas desse parasita, mal cozida ou crua ou, ainda, comendo embutidos (salames, chouriço, salsichas, morcela, entre outros) feitos com carne desses animais contendo as larvas da tênia.

Qual a forma de transmissão da tênia?

Teníase, popularmente conhecida como “solitária”, é uma verminose causada pelos platelmintos das espécies Taenia solium e Taenia saginata. A doença é contraída por meio da ingestão de carne malcozida ou crua de suínos ou bovinos contaminados.

O que causa a tênia?

O que causa Teníase? O ser humano é o hospedeiro definitivo dessas espécies e ao alimentar-se de carne mal passada ou crua, de bovinos (T. saginata) ou suínos (T. solium), contendo os chamados cisticercos, ocorre a contaminação pelos parasitas.

Qual a localização da Taenia?

As tênias vivem na mucosa do intestino delgado, fixas através do rostro ( 4 cavidades no escólex). O Cysticercus cellulosae é encontrado no tecido subcutâneo, muscular, cardíaco, cerebral e no olho do suíno, e acidentalmente no homem e cão. Os C. bovis vivem nos tecidos dos bovinos.

Teníase (Solitária) e Cisticercose - Parasitologia

35 questões relacionadas encontradas

Quando a tênia se encontra no intestino humano?

O homem contrai a teníase ao alimentar-se da carne mal passada ou crua contendo os cisticercos vivos. As larvas são liberadas, o escólex da tênia fixa-se no intestino delgado, e o parasita desenvolve-se alimentando-se dos nutrientes, liberados no processo de digestão, por absorção pela superfície corpórea.

Como saber se tem tênia no intestino?

Dor abdominal, náuseas, diarreia, perda de peso ou prisão de ventre são os sintomas de teníase mais frequentes. As crianças costumam ser mais sintomáticas que os adultos. Alguns pacientes parasitados podem passar anos sem saber que estão com solitária, até que, um dia, notam a presença das proglotes nas suas fezes.

Qual a tênia mais perigosa para o ser humano?

A T. solium é consideravelmente mais preocupante para a saúde humana porque, além da teníase ela também pode causar a cisticercose (grave quando atinge o sistema nervoso).

Quais são os sintomas de quem tem solitária?

Não existem sintomas típicos da infecção. São relatados fadiga, dor de cabeça, dor abdominal, perda de peso, diarréia e/ ou constipação. Uma forma de perceber a presença do verme é a eliminação de pequenas partes dele nas fezes da criança, ou até mesmo nas roupas íntimas.

Como o homem se contamina com a Taenia solium?

Os seres humanos desenvolvem infecção intestinal com tênias adultas após a ingestão de carne de porco contaminada, ou podem desenvolver cisticercose após a ingestão de ovos de T. solium (tornando os seres humanos hospedeiros intermediários).

Qual a diferença entre a tênia solium e a tênia saginata?

A teníase é uma verminose causada por duas espécies de platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata. O ciclo da doença é o mesmo no caso de contaminação com qualquer uma das espécies. A diferença está no fato de a Taenia solium ter como hospedeiro intermediário o porco, e a Taenia saginata, o boi.

Quais são os tipos de tênia?

Teníase e cisticercose. Duas das espécies mais conhecidas de solitárias são a Taenia saginata, conhecida como tênia bovina, e Taenia solium, ou tênia suína. As tênias são responsáveis por duas doenças que atacam humanos: a teníase e a cisticercose.

Como se prevenir da tênia?

Para prevenir a teníase é recomendado não consumir carne crua ou mal cozida, beber água mineral, filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de consumir e lavar bem as mãos com água e sabonete, principalmente após usar o banheiro e antes das refeições.

Como uma pessoa pode adquirir a doença amarelão?

O “amarelão” (ancilostomose) é uma doença causada por vermes das espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale. As formas adultas desses parasitas intestinais se instalam no tubo digestivo dos seres humanos, onde se fixam no intestino delgado, nutrindo-se de sangue do hospedeiro.

O que causa solitária na cabeça?

A cisticercose é adquirida pelo homem através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de porco que contém ovos da Tênia.

Como a solitária sai do corpo?

Os ovos das tênias adultas saem do hospedeiro humano através da eliminação das proglotes (segmentos do corpo do verme) junto às fezes. Essas são consumidas por animais, como porco ou gado, quando há problemas de saneamento básico na região.

Como acabar com a solitária?

O albendazol é eficaz em tratar a teníase (doença causada pela chamada "solitária"), além de outras parasitoses. A dose de 400mg 1x ao dia por 3 dias seria suficiente. Procure o seu médico se dúvidas adicionais.

Quanto tempo pode viver uma solitária?

A Taenia solium, ou "ténia solitária", é um verme que enquanto adulto pode chegar a medir cerca de 3 a 4 m e a viver aproximadamente 25 anos.

Qual tênia causa cisticercose?

Já a cisticercose é caracterizada pela presença da larva da Taenia solium nos tecidos. Suas manifestações dependem do local atingido, da quantidade de larvas, da fase de desenvolvimento dos cisticercos e da resposta imunológica do hospedeiro.

O que é bicho de porco na cabeça?

Apesar do nome complicado, a neurocisticercose é uma doença muito comum que ataca o cérebro e causa infecção no sistema nervoso central. Conhecido popularmente como "bicho do porco", engana-se quem acredita que somente a carne deste animal pode causar a contaminação.

O que os vermes causam no intestino?

“Os sintomas das verminoses e protozooses são parecidos e incluem desconforto abdominal, cólica, diarreia. Alguns protozoários, como a ameba, podem provocar uma diarreia com pus e sangue. Já a giardíase causa dor de estômago e diarreia”, afirma o médico.

Qual o diagnóstico da teníase?

Os médicos diagnosticam teníase intestinal através da descoberta de segmentos ou ovos do verme em uma amostra de fezes e diagnosticam cisticercose identificando os cistos em outros locais do corpo ao fazer exames de imagem ou de sangue.

Qual foi a maior tênia encontrada no corpo humano?

A solitária entra no corpo pela ingestão de carne crua ou mal cozida de animais infectados, como boi, porco e peixe. Os parasitas retiram as substâncias nutrientes dos hospedeiros e às vezes o privam dos alimentos necessários para viver. A maior tênia já encontrada media 22 metros. Deve ter sido absorvido do Sashimi.

Como prevenir teníase é cisticercose?

A prevenção da cisticercose inclui medidas básicas de higiene, como lavar sempre as mãos bem como as frutas e verduras antes do consumo. É importante também beber apenas água filtrada, fervida ou tratada, não utilizar fezes humanas como adubo e utilizar água de qualidade para irrigação de hortas.

Como podemos prevenir a contaminação com a Taenia solium e a Taenia saginata?

Prevenção. Aqui vale destacar a necessidade de controle de alimentos e ambientes dos animais, toda a parte de saneamento e higienização regulamentada por lei deve ser rigorosamente seguida, já que a contaminação e desenvolvimento da cisticercose ocorre através da ingestão dos ovos por animais que estão nos proglotes.

Artigo anterior
Quais os três tipos de patrimônio material?
Artigo seguinte
Quantas calorias tem 1 g de proteína?