O que é selenio e para que serve?

Perguntado por: Rita Carolina de Ferreira  |  Última atualização: 19. Dezember 2021
Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)

O selênio é um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico, além de proteger o contra problemas cardíacos como a aterosclerose.

Onde encontrar o selênio?

Os alimentos mais ricos em selênio
  • 1/11 Castanha-do-pará ()
  • 2/11 Farinha de trigo ()
  • 3/11 Pão francês ()
  • 4/11 Frango ()
  • 5/11 Arroz ()
  • 6/11 Gema de ovo ()
  • 7/11 Carne bovina ()
  • 8/11 Clara de ovo ()

O que causa a falta de selênio no organismo?

A deficiência de selênio pode levar à chamada Doença de Keshan, caracterizada por alterações no músculo do coração. O mineral também preserva a integridade dos ossos e articulações.

Para que serve o selênio e zinco?

A suplementação previne a queda capilar, esgotamento físico, ausência de paladar e contribui no crescimento e desenvolvimento mental das crianças. Selênio: É um mineral essencial para o nosso organismo que trás grandes benefícios a nossa saúde.

Quais os efeitos colaterais do selênio?

"Exceder este valor pode conduzir a lesões na pele ou queda de cabelo e unhas. O consumo de doses excessivas [acima de 900 µg por dia], a longo prazo, pode causar alterações neurológicas, incluindo entorpecimento, convulsões ou até mesmo paralisia", alerta a especialista.

A importância do selênio

18 questões relacionadas encontradas

Quais os benefícios de selênio?

Selênio: o que é, para que serve e quando fazer suplementação
  1. Atuar como antioxidante. ...
  2. Prevenir câncer. ...
  3. Prevenir doenças cardiovasculares. ...
  4. Melhorar o funcionamento da tireoide. ...
  5. Fortalecer o sistema imunológico. ...
  6. Ajudar na perda de peso. ...
  7. Prevenir o alzheimer.

Quem não pode tomar selênio?

Em relação a contraindicações, elas praticamente não existem. Porém, alguns grupos precisam de estrita orientação e recomendação de um médico ou nutricionista antes de tomar o suplemento de selênio. Esses grupos são os idosos, gestantes e lactantes, crianças e portadores de quaisquer enfermidades.

O que é zinco e para que serve?

O zinco é um mineral importante, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no organismo. Ele está presente em mais de 300 enzimas, intervém no funcionamento de certos hormônios e é indispensável à síntese de proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune.

Quais os benefícios do zinco em nosso organismo?

8 razões para consumir zinco
  1. Prevenir Alzheimer. Uma boa parcela dos pacientes com essa doença tem baixos índices de zinco circulando pelo organismo. ...
  2. Espantar a depressão. ...
  3. Beneficiar o sistema cardiovascular. ...
  4. Combater o diabetes. ...
  5. Melhorar a cicatrização. ...
  6. Aumentar a imunidade. ...
  7. Proteger contra pneumonia. ...
  8. Gravidez.

Quais os sintomas da falta de zinco no organismo?

Os primeiros sintomas da deficiência de zinco incluem perda de apetite e atraso no crescimento em bebês e crianças. As pessoas podem perder seus cabelos em algumas áreas. Elas podem se sentir lentas e apresentar irritabilidade. O paladar e o olfato podem ser prejudicados.

Como o selênio age no organismo?

Dentro do organismo humano, o selênio participa da criação das selenoproteínas, compostos químicos com propriedades antioxidantes que fazem parte do metabolismo do iodo na glândula tireóide. As selenoproteínas também atuam na defesa do organismo auxiliando a modulação do sistema imunológico.

O que causa a falta de manganês?

Níveis reduzidos de manganês podem causar descontrole do açúcar no sangue e diabetes do tipo 2, o mais comum. Outros problemas decorrentes da falta de manganês são perda de peso, dermatite transiente, náusea, vômito, redução da capacidade reprodutiva e dificuldade no metabolismo de carboidratos.

Qual exame mede o selênio?

Para estimar a quantidade de selênio no organismo é necessário realizar um exame de sangue para verificar o nível desse elemento. A coleta é feita normalmente em uma veia do braço, como ocorre com outros exames de rotina. Pode também a concentração de selênio ser avaliada na urina.

Qual a maior fonte de selênio?

Os alimentos ricos em Selênio são principalmente castanha-do-pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol e frango. O selênio é um mineral presente no solo e, por isso, a sua quantidade nos alimentos varia de acordo com a riqueza do solo nesse mineral.

Onde encontrar zinco e selênio?

Veja 10 alimentos ricos em zinco que você deve acrescentar na sua alimentação
  • Chocolate amargo. Para os apaixonados por doce, uma boa notícia: também dá para investir em uma guloseima para adquirir mais zinco. ...
  • Sementes de linhaça. ...
  • Ostras. ...
  • Camarão. ...
  • Gema de ovo. ...
  • Leite integral. ...
  • Amendoim. ...
  • Castanha de caju.

Qual a melhor fonte de selênio?

Veja a seguir quais alimentos você pode incluir na sua alimentação para garantir sua necessidade diária do mineral:
  1. 1 – Castanha-do-pará Somente uma noz de castanha-do-pará traz 500 mcg de selênio. ...
  2. 2 – Farinha de trigo. ...
  3. 3 – Pão francês. ...
  4. 4 – Frango. ...
  5. 5 – Arroz. ...
  6. 6 – Ovos. ...
  7. 7 – Carne bovina. ...
  8. 8 – Feijão.

Para que serve o zinco para o homem?

O zinco é um micronutriente cofator de diversas enzimas envolvidas na transcrição do DNA e na síntese proteica. E como a transcrição do DNA é a maior parte do desenvolvimento dos gametas, acredita-se que o zinco seja importante para a reprodução! Você sabia? Os gametas humanos são os espermatozoides e os óvulos.

Como Tomar zinco em cápsulas?

Ingerir, por via oral, 2 comprimidos ao dia (40 mg de zinco elementar), no intervalo entre as refeições, por até 7 dias, ou conforme indicação médica. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Qual a dosagem máxima de zinco por dia?

O nível superior de ingestão de zinco é de 40 mg por dia. Consumir mais do que essa quantidade pode aumentar o risco de deficiência de cobre, bloqueando sua absorção.

Quais os alimentos ricos em zinco?

Alimentos ricos em zinco: saiba quais são eles
  • Amendoim.
  • Amêndoa.
  • Camarão.
  • Carne vermelha.
  • Castanhas.
  • Chocolate amargo.
  • Feijão.
  • Grão-de-bico.

O que é zinco no exame de sangue?

A análise dos níveis de zinco sérico faz parte dos exames de rotina e é utilizada para monitorar a capacidade do organismo em combater infecções e produzir células para a cicatrização de feridas, além de diagnosticar em casos de ingestão em níveis baixos e altos.

Quais são os benefícios do zinco na pele?

O zinco atua como um antioxidante. Embora esse mineral não tenha de fato potencial antioxidante, ele é fundamental para o sistema de defesa da pele. O zinco diminui a formação de radicais livres e protege as células produtoras de colágeno e as gorduras da pele. O zinco também ajuda a curar e rejuvenescer a pele.

Quais os sintomas de Selenose?

Os sintomas incluem náuseas, vômitos, diarreia, perda de cabelo, unhas anormais, erupção cutânea, fadiga e lesão dos nervos. A respiração pode cheirar a alho. O diagnóstico de excesso de selênio toma por base os sintomas, especialmente uma queda rápida do cabelo.

Quais os sintomas da Selenose?

O consumo exacerbado de castanhas pode levar o organismo a uma condição tóxica conhecida como selenose. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, dor abdominal, fadiga, irritabilidade, descamação das unhas, perda de cabelo, mau hálito, distúrbios gastrointestinais e danos ao sistema nervoso.

Qual o melhor horário para tomar selênio?

COMO TOMAR SELÊNIO? Tomar 1 capsula duas vezes ao dia nas refeições.

Artigo anterior
Por cento ou porcento?
Artigo seguinte
O que são empresas industriais?