O que é nomenclatura ou terminologia cirúrgica?

Perguntado por: Miriam Henriques de Silva  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

A nomenclatura ou terminologia cirúrgica é o conjunto de termos usados para indicar o procedimento cirúrgico. Os sufixos mais utilizados na composição da terminologia cirúrgica estão apresentados na coluna I.

Quais as terminologias cirúrgicas?

Procedimentos cirúrgicos e sufixos correspondentes
  • Tomia – incisão, corte, abertura de parede ou órgão;
  • Stomia – fazer uma nova boca, comunicar um órgão tubular ou oco com o exterior;
  • Ectomia – extirpar parcial ou totalmente um órgão;
  • Plastia – reparação plástica da forma ou função do segmento afetado;
  • Rafia – sutura;

Quais os principais objetivos da terminologia cirúrgica?

Muito se questiona sobre a Terminologia Cirúrgica, que em resumo é o nome técnico que se dá para uma cirurgia. Os principais objetivos da terminologia cirúrgica são fornecer por meio da forma verbal ou escrita uma definição (padrão) do termo cirúrgico ou descrever o tipo de cirurgia.

Qual a nomenclatura cirúrgica para o procedimento de remover parte da língua?

Glossectomia. A glossectomia consiste na remoção da língua para o tratamento do câncer de língua.

Quais os objetivos da padronização da terminologia cirúrgica?

Os principais objetivos da terminologia cirúrgica são fornecer a definição do termo cirúrgico, descrever os tipos de cirurgia e facilitar o preparo dos instrumentais e equipamentos cirúrgicos apropriados para cada tipo de cirurgia.

Terminologia cirúrgica

18 questões relacionadas encontradas

É essencial reconhecer as terminologias cirúrgicas a cirurgia realizada para retirada do útero é denominada então de?

É essencial que o instrumentador cirúrgico reconheça as terminologias cirúrgicas. A cirurgia realizada para suspensão e fixação do útero é denominada então de: a) histeropexia.

Quais são as terminologias que não seguem as regras citadas?

13 Terminologia que não segue as regras citadas Cirurgia amputação anastomose artrodese bartholinectomia biópsia cauterização cesariana circuncisão cistocele curetagem uterina Objetivo remoção de um membro ou de parte necrosada do corpo conexão e sutura de dois órgãos ou vasos fixação cirúrgica de articulações retirada ...

O que é o que é mastectomia?

A mastectomia é uma forma de tratar o câncer de mama e consiste na retirada cirúrgica de toda a mama. A mastectomia pode ser realizada: Quando uma mulher não pode ser tratada com cirurgia conservadora que poupa a maior parte da mama.

O que significa sufixo Stomia?

Os principais sufixos são: Tomia: significa incisão, abertura de parede ou órgão. Stomia: significa fazer uma nova boca, comunicar um órgão tubular ou oco com o exterior.

O que quer dizer ressecção?

res·sec·ção |sècs|

[ Cirurgia ] Acção de extrair através de cirurgia (ex.: ressecção de um tumor). Grafia no Brasil: resseção. Grafia no Brasil: resseção.

Quanto aos termos cirúrgicos a remoção da vesícula biliar e do baço respectivamente são chamados de?

Quanto aos termos cirúrgicos, a remoção da vesícula biliar e do baço, respectivamente, são chamados de: (A) esplenectomia e colecistectomia.

E a terminologia que se refere aos rins?

Nefrónios: São as unidades funcionais dos rins, responsáveis pela filtração do sangue e a produção da urina. Cada rim contém cerca de um milhão de nefrónios. Peritoneu: Membrana muito fina que envolve os órgãos que se encontram no interior do abdómen ou da cavidade peritoneal.

Quais os principais perigos imediatos após a cirurgia?

Dentre as principais causas dessa, tem-se: A atelectasia, que costuma ocorrer nas primeiras 24hrs; flebite, nas primeiras 48hrs; infecção do trato urinário, em até 72hrs; infecção da ferida operatória em até 5 dias após; e abcesso/coleção intracavitária com um período de até 7 dias depois.

Quais as principais terminologias cirúrgicas prefixos e sufixos de termos cirúrgicos?

Sufixos da terminologia cirúrgica e seus significados
  • ectomia = remoção parcial ou total.
  • pexia = fixação de um órgão.
  • plastia = alteração da forma e/ou função.
  • rafia = sutura.
  • scopia = visualização do interior do corpo comumente por meio de aparelhos com lentes especiais.
  • tomia = abertura de um órgão.

Quais os tipos de posições cirúrgicas?

  • Fowler modificada ou posição Sentada.
  • Posição de decúbito dorsal ou supina.
  • Posições laterais.
  • Posição de decúbito ventral.
  • Posição de Canivete(Kraske).
  • Posição Litotômica.
  • Posição de Trendelemburg.
  • Posição de Trendelemburg reversa.

Como as cirurgias podem ser classificadas?

CLASSIFICAÇÃO DAS CIRURGIAS SEGUNDO O POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO. De acordo com os riscos de contaminação, as cirurgias são classificadas em: limpas, potencialmente contaminadas, contaminadas e infectadas. São realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso local.

O que significa os sufixos Pexia e Stomia?

PREFIXOS E SUFIXOS

Stomia – Fazer cirurgicamente uma nova boca. Ectomia – Remover um órgão. Ráfia – Suturar ou reparar. Pexia – Fixação de um órgão.

Qual o prefixo adeno?

Adeno - prefixo grego, adénos significa glândula. Adenoma - tumos glandular. Adipo - prefixo latino, adipis significa gordura.

Porque se faz mastectomia?

Geralmente, a mastectomia será indicada nos seguintes casos: Quando a paciente apresenta quadro de tumor localizado, em estágios precoces; Quando a mulher apresenta um risco elevado de desenvolver um câncer de mama (alterações genéticas ou histórico familiar);

Como fica a mama após mastectomia?

Geralmente, a maioria das mulheres que fizeram mastectomia, que é a cirurgia para remoção da mama ou parte dela devido a câncer, recuperam bem após o procedimento e não desenvolvem complicações e, normalmente a recuperação demora entre 1 mês a 2 meses.

Quem faz mastectomia pode ter filhos?

“Pacientes que retiraram uma das mamas (mastectomia) e têm a outra sem alteração podem amamentar. Em mulheres que fizeram a retirada parcial da mama, pode depender do tipo do tipo de cirurgia realizada e como ele se manifestou.

O que é prefixo e sufixo na enfermagem?

Você conhece os prefixos e sufixos mais usados na Enfermagem? Os prefixos são palavras que vem antes do radical e os sufixos são palavras que vem depois do radical. Esse conteúdo faz parte das aulas de Terminologias, assim como: Terminologia Cirúrgica.

O que significa a palavra prefixo?

O prefixo é um tipo de morfema e afixo que forma uma palavra através de um determinado radical. Ele é adicionado na frente do radical, formando uma nova palavra que pode ter um significado diferente, mas continua mantendo a mesma classe gramatical.

O que é uma cirurgia de histerectomia?

Histerectomia total: retirada do útero e do colo do útero; Histerectomia subtotal: retira o corpo do útero, mas mantém o colo do órgão; Histerectomia radical: retirada do útero, do colo, da região superior da vagina e de parte dos tecidos ao redor desses órgãos.

Artigo anterior
Pode tomar enzima lactase todos os dias?
Artigo seguinte
Como aplicar veneno colosso?