Quais são as regiões da cavidade nasal?

Perguntado por: Benjamim Emanuel Abreu  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (21 avaliações)

As fossas nasais são subdivididas em três regiões: o vestíbulo, a área respiratória e a área olfatória. Todas essas porções são revestidas por uma mucosa com diferentes estruturas, conforme a região considerada.

Quais são as partes da cavidade nasal?

A cavidade nasal, na realidade, é formada por duas cavidades paralelas que se estendem das narinas até à faringe e estão separadas entre si por uma parede cartilaginosa. Em seu interior, existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar, ou seja, girar.

Quais são as duas cavidades nasais?

As fossas nasais, também conhecidas como cavidades nasais, são duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa, terminando na faringe.

Qual estrutura divide a cavidade nasal da nasofaringe?

A cavidade nasal é formada por duas cavidades paralelas localizadas no interior no nariz. Elas são separadas pelo septo nasal, que é uma parede cartilaginosa e no seu interior se encontram as conchas nasais. Essas conchas vão auxiliar o ar a preencher toda a cavidade.

Quais as estruturas que compõem a parede medial da cavidade nasal?

A parede medial da cavidade nasal compreende:
  • o septo nasal.
  • a cartilagem septal.
  • osso etmoide.
  • vômer.
  • osso maxilar.
  • osso palatino.

Sistema Respiratório 02 - Nariz, cavidade nasal e seios paranasais (Anatomia e Histologia) P1

32 questões relacionadas encontradas

Como é formada a parede medial da cavidade orbital?

A parede medial (quadrilátera) é formada pelos ossos etmoide, lacrimal, processo frontal maxilar e pela face lateral do corpo do esfenoide. É a mais delgada das paredes. ... A parede inferior (triangular) é formada pelos ossos maxilar, zigomático e face superior do processo orbital do palatino.

Quais os ossos que formam as paredes laterais e posterior da cavidade nasal?

Parede lateral: está formada de diante para trás pelos ossos: maxila (3); lacrimal (4); etmoide (5); concha nasal inferior (6); palatino (7); e esfenoide. Na parede lateral da cavidade nasal, encontramos proeminências ósseas revestidas pela mucosa respiratória denominadas de conchas nasais: superior, média e inferior.

Quais são as divisões da faringe?

A faringe apresenta, aproximadamente, 12,5 cm de comprimento, é um órgão tubular musculomembranoso, e possui três regiões distintas: a nasal, a oral e a laríngea. A região nasal é chamada de nasofaringe, enquanto a oral é denominada orofaringe, e a região laríngea é conhecida como laringofaringe.

Quais são os limites da cavidade nasal?

O limite da cavidade nasal é das narinas até as coanas, que marcam a divisão entre a cavidade nasal e a faringe. A cavidade nasal é dividida em duas pelo septo nasal, constituído de osso nas partes cranial e caudal e de cartilagem hialina. As conchas nasais ocupam um grande espaço em cada cavidade nasal.

Qual o nome da estrutura que limita posteriormente a fossa nasal?

O septo nasal, formado por osso (vômer e etmóide) e cartilagem, separa essas duas cavidades.

O que são as fossas nasais?

As fossas nasais é o conjunto de duas porções do sistema respiratório e responsáveis pela percepção do sentido olfativo, formado pela cavidade nasal e pelo nariz externo.

O que é o meato nasal?

Meato nasal é o termo genérico que designa três orifícios nasais. O primeiro deles, o meato inferior, está localizado abaixo da concha nasal inferior e se abre para o duto lacrimonasal. ... Por fim, há um meato superior, situado abaixo da concha nasal superior, e que se abre às células etmoidais superiores.

Qual é a função dos pelos e dos mucos?

Filtragem do ar

São pequenos pelos que retêm germes, bactérias e partículas estranhas ao corpo. Para auxiliar nessa filtragem, o nariz possui também glândulas produtoras de um muco que conseguirá reter as partículas menores, que os cílios deixaram escapar.

Quantas narinas temos?

Todos os mamíferos têm duas narinas, com exceção das baleias, que tem apenas uma. As duas narinas têm importância fundamental na sobrevivência de alguns animais, como as toupeiras.

Quantas são as conchas nasais?

Os três pares, com seus componentes esquerdo e direito, são: Concha nasal superior (parte do osso etmóide); Concha nasal média (parte do osso etmóide); Concha nasal inferior.

Quais são os limites da abertura piriforme?

A abertura piriforme tem seus limites laterais dados pelos processos nasais da maxila e seus limites inferiores pela junção dos processos horizontais deste mesmo osso.

Qual o limite superior da cavidade da boca?

A cavidade da boca tem como limites: anterior e lateralmente os lábios e boche- chas, posteriormente o istmo da garganta, superiormente o palato e inferiormente o soalho da boca, onde encontramos fixada a língua.

Qual estrutura separa a faringe da laringe?

Para impedir que o alimento vá para as vias respiratórias, durante a deglutição, a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe. Juntamente com isso, o palato mole bloqueia a parte superior da faringe evitando também a entrada do alimento.

Quais as regiões da faringe e suas funções?

A orofaringe é a porção intermediária, que faz a comunicação com a boca; e a laringofaringe, localizada na porção inferior do órgão, faz a comunicação com a laringe, que pertence ao sistema respiratório, em seguida, se comunica com a abertura do esôfago.

Quais são as principais funções da faringe?

A função da faringe é de receber e fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente.

Quais os ossos que formam a parede lateral da cavidade nasal?

  • Osso etmoide.
  • Osso frontal.
  • Osso lacrimal.
  • Ossos nasais.
  • Ossos palatinos.
  • Osso esfenoide.

Quais os ossos que fazem parte do septo nasal?

O septo ósseo é constituído pelas seguintes estruturas: espinha nasal anterior, pré-maxila, crista nasal da maxila, crista nasal do palatino, vômer, lâmina perpendicular do etmóide, rostro do esfenóide, espinha nasal do frontal e crista nasal dos ossos próprios.

Quais são os ossos que formam o septo nasal?

São três os principais componentes do septo nasal: a lâmina perpendicular do osso etmoide, o osso vómer e a cartilagem septal, estando os três articulados entre si.

Quais ossos fazem parte da parede medial da órbita?

Elas são constituídas por sete ossos que se articulam em 4 paredes: lateral (zigomático, esfenóide e fron tal); medial (maxilar superior, lacrimal, etmóide e esfenóide); superior ou teto (frontal e esfenóide) e inferior ou soalho (zigomático, maxilar superior e palatino).

O que é cavidade orbital?

A cavidade orbitária é a cavidade esquelética que é constituída por várias estruturas cranianas e cerca o tecido mole que compõe o olho. ... Primeiro, iremos discutir os ossos individuais que formam a órbita, bem como as articulações entre eles.

Artigo anterior
Que chá é bom para evitar o AVC?
Artigo seguinte
O que a Bíblia nos ensina sobre a oração?