O que significa dizer que as ações autônomas constituem uma defesa Heterotópica do executado?

Perguntado por: Cristiana Mara Lopes Moura Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (58 avaliações)

Defesa heterotópica é o nome que parte da doutrina dá às ações autônomas ajuizadas com o fim de discutir o título executivo ou o direito a executar, tais como a ação de invalidade do título, a declaratória de inexistência da relação jurídica, entre outras.

Quais são as defesas do executado no processo de execução?

Defesas do Executado e o novo CPC
  • Embargos à Execução. Os embargos à execução estão previstos nos arts. ...
  • Competência e Prazo. Como os embargos são distribuídos por dependência, o juízo competente é o da execução. ...
  • Mora Legal. ...
  • Garantia do Juízo. ...
  • Procedimento dos Embargos à Execução.

O que são ações autônomas de execução?

As ações autônomas de impugnação são exercitadas em processo distinto daquele que a deu origem, visa atacar decisões judiciais. São a ação rescisória, os embargos de terceiro, o habeas corpus, o habeas data, a reclamação, e o mandado de segurança.

O que é pedido heterotópico?

O prefixo grego héteros significa "diferente, outro, irregular". Já o elemento pospositivo -tópico advém do grego topikós, que é "relativo ao lugar". Assim, a expressão petição heterotópica empregada no acórdão refere-se à manifestação escrita cujos argumentos são inadequadamente expostos.

O que é uma ação autônoma?

As ações autônomas de impugnação são sanções cabíveis contra decisões criminais condenatórias já com transito em julgado (diferente dos recursos, que só pode ser interpostos se a decisão ainda não transitou em julgado), ou contra as quais não haja previsão de recurso.

Defesa heterotópica Bloco 16.1

32 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre recursos e ações autônomas?

Os recursos se diferem das ações impugnativas autônomas por serem meios de impugnação que se desenvolvem no bojo do processo de origem, enquanto as ações impugnativas autônomas se desenvolvem em processo distinto daquele que as originaram.

O que é ação probatória autônoma?

O primeiro trata da ação probatória autônoma. Ou seja, trata-se de demanda que tem por objeto única e exclusivamente a exibição de documentos, sem que haja julgamento propriamente dito da pretensão.

O que é uma pessoa heterotópico?

A identidade heterotópica é consequência das relações estabelecidas em um mundo globalizado, onde a tecnologia e o espaço virtual colocam os indivíduos totalmente flexíveis. Seja territorialmente, seja socialmente.

O que se entende por calcificação Heterotópica?

A calcificação heterotópica (CH) é uma complicação que pode ocorrer em pacientes portadores de lesão medular, traumatismo cranioencefálico (TCE), hemiplegias, várias encefalopatias, téta- no, queimaduras mais recentemente com artroplastia total de qua- dril e, com maior freqüência, é vista em pacientes com lesão me- ...

Quando entrar com exceção de Pré-executividade?

Quando é cabível a exceção de pré-executividade? A exceção de pré-executividade pode ser utilizada na execução, na fase de cumprimento da sentença ou em qualquer momento em que se ocorrer um vício de ordem pública na execução, pois o objetivo do instrumento é extinguir ou anular a execução.

Quais são as ações autonomas de impugnação no processo penal?

No âmbito do processo penal, as espécies de ações autônomas de impugnação são: Habeas Corpus, Revisão Criminal e Mandado de Segurança, cuja sua utilidade é atacar decisões com trânsito em julgado.

É possível ajuizar ação autônoma de execução ou requerer o cumprimento de sentença?

Requerimentos. Há apenas dos requerimentos para que seja possível requisitar um cumprimento de sentença de um processo: um título de execução judicial e um direito certo, líquido e exigível.

O que é ação autônoma de invalidação da arrematação?

Por fim, após a expedição da carta de arrematação ou da ordem de entrega, a invalidação da arrematação poderá ser pleiteada por ação autônoma, em cujo processo o arrematante figurará como litisconsorte necessário.

Quais são os meios de defesa do devedor durante o processo de execução o que é exceção de Pré-executividade?

A exceção de pré-executividade ou objeção de não executividade, é o meio pelo qual, o executado, diante de uma simples petição, poderá alegar situações de flagrante ausência de condições de procedibilidade e vícios de matéria de ordem pública a qualquer tempo e em qualquer fase do processo.

Qual a defesa na execução fiscal?

São as principais formas de defesa ao executado em uma ação de execução fiscal, são estas: a impugnação, os embargos à execução, a exceção de pré executividade, a ação anulatória, ação declaratória, e Mandado de Segurança.

Qual a defesa a ser oposta pelo executado a ação de execução de título extrajudicial e qual o prazo?

EMBARGOS À EXECUÇÃO

No caso da execução de título executivo extrajudicial (previstos no art. 784, do CPC), a "defesa" será por meio dos embargos à execução. Estes embargos à execução possuem natureza de ação judicial e devem ser distribuídos em apenso, por dependência, conforme art.

O que causa ossificação Heterotópica?

A ossificação heterotópica (OH) é definida como a presença de tecido ósseo em locais onde normalmente não existe osso. Esta anormalidade é decorrente de processo metaplásico com neoformação óssea em tecidos moles, geralmente adjacentes a grandes articulações (quadril, cotovelos, joelhos e ombros).

O que quer dizer calcificação no quadril?

Calcificação é o depósito de cristais que contêm cálcio em sua composição. Pode ocorrer em pós operatório de prótese de quadril e outras cirurgias, bem como surgir sem uma causa direta. O tratamento inicialmente é conservador.

Quais são os possíveis fatores de risco relacionados a artroplastia de quadril?

Muitos fatores podem predispor ao aparecimento da OH: sexo, espondilite anquilosante, osteoartrose hipertrófica, trauma cirúrgico, acesso cirúrgico, tipo de fixação da prótese, etc.

O que significa ação probatória?

Trata-se de ação judicial que tem por finalidade a perpetuação de determinado cenário fático por intermédio da produção probatória em caráter prévio à ação cognitiva, desde que a colheita de determinadas provas se apresente sob risco de perecimento.

Qual o valor da causa na produção antecipada de provas?

O valor da causa no procedimento relativo à produção antecipada de provas, ainda que existam determinados reflexos econômicos, é inestimável, uma vez que o objeto da demanda é necessariamente a produção do meio probatório almejado pelo requerente, o que determina a manutenção do valor da causa atribuído pela parte ...

O que são medidas cautelares de produção antecipada de provas?

“A medida cautelar típica de produção antecipada de provas – prevista no art. 846 do CPC/1973 – passa a integrar o processo de conhecimento. No entanto, a sentença produzida neste procedimento permanece com a mesma natureza assecuratória, uma vez que não há julgamento de mérito (art. 382, § 2º).

Qual a diferença entre os recursos sucedâneos recursais internos e ações autônomas?

Dos sucedâneos recursais. Os sucedâneos recursais, por exclusão, são todos os meios de impugnação de uma decisão judicial que não são recursos e tampouco ações autônomas.

O que é um recurso no processo penal?

O recurso é o meio de impugnação da decisão judicial prolatada, é instrumento hábil a reformar uma decisão, buscando seu reexame, desde que tenha havido sucumbência, necessária ao surgimento do interesse recursal.

Quais os tipos de recursos no processo penal?

No processo penal, três recursos possuem tal efeito: Recurso em Sentido Estrito (RESE), Agravo em Execução e Carta Testemunhável.

Artigo anterior
Como usar top coat e primer?
Artigo seguinte
Como limpar aço enferrujado?