Quais são as radiações eletromagnéticas?

Perguntado por: Lia Esteves Branco  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

Ondas eletromagnéticas -c - Tipos
  • As ondas de rádio.
  • Microondas.
  • A radiação infravermelha.
  • A radiação visível.
  • A radiação ultravioleta.
  • O raio X.
  • A radiação gama.

Quantas são as radiações eletromagnéticas?

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

O que são radiações eletromagnéticas de exemplos?

As ondas de radiação eletromagnética são uma junção de campo magnético com campo elétrico que se propaga no vácuo transportando energia. A luz é um exemplo de radiação eletromagnética. ... As ondas do forno de micro-ondas também são ondas eletromagnéticas.

Que são radiações eletromagnéticas?

A radiação eletromagnética pode ser considerada como um conjunto de ondas (elétricas e magnéticas) cuja velocidade no vácuo é ( ). As várias formas de radiação, caracterizadas pelo seu comprimento de onda, compõem o espectro eletromagnético (Fig. 2.7).

Qual a função da radiação eletromagnética?

A radiação eletromagnética encontra aplicações como a radiotransmissão, seu emprego no aquecimento de alimentos (fornos de micro-ondas), em lasers para corte de materiais ou mesmo na simples lâmpada incandescente.

Radiações eletromagnéticas – Ciências – 9º ano – Ensino Fundamental

45 questões relacionadas encontradas

O que são ondas eletromagnéticas Brainly?

Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia.

Quais são as características da radiação eletromagnética?

As ondas eletromagnéticas apresentam como características: comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.

Quais tipos de radiações eletromagnéticas podem ser prejudiciais à saúde?

  • 2) Raios X. Os Raios X também são radiação eletromagnética, mas possuem energia de fótons de menor intensidade que os raios gama, por exemplo. ...
  • 3) Raios Alfa. ...
  • 4) Raios Beta. ...
  • 5) Raios Gama. ...
  • 6) Raios Cósmicos.

Como pode ser representada a radiação eletromagnética?

A radiação eletromagnética pode ser representada como um campo elétrico oscilante (oscilando no plano da página/tela do computador), e um campo magnético perpendicular ao primeiro (neste caso, oscilando para dentro e para fora da página). O eixo Y é a amplitude, e o eixo X é a distância no espaço.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Quais são os tipos de radioatividade?

A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ).

Quais os dois grandes grupos de radiação?

As radiações podem ser divididas em dois grandes grupos: as radiações não ionizantes e as ionizantes. Essa classificação leva em conta os efeitos gerados e os níveis de energia de cada tipo.

Como podemos captar a radiação eletromagnética em nosso dia a dia?

As antenas também podem ser usadas para captar ondas eletromagnéticas em um processo em que as ondas transferem parte de sua energia para os elétrons da antena, induzindo uma corrente na antena. Objetos aquecidos também emitem energia eletromagnética. Radiações desse tipo são denominadas radiações do corpo negro.

É correto afirmar sobre as ondas eletromagnéticas?

Em relação às ondas eletromagnéticas, é correto afirmar que

consistem em intensidades de campo elétrico e magnético, oscilando na mesma frequência. no vácuo, seu comprimento de onda independe da frequência desta. o espectro eletromagnético se diferencia pela velocidade da onda no vácuo.

Qual o espectro da radiação eletromagnética visível?

O espectro visível diz respeito às ondas eletromagnéticas cujas frequências são localizadas entre o infravermelho e o ultravioleta. Essas ondas, que têm frequências que se estendem de 4,3.1014 Hz até 7,5.1014 H, são aquelas que podem ser percebidas pelo olho humano e interpretadas pelo cérebro.

Qual a radiação mais perigosa para o ser humano?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.

Porquê a radiação eletromagnética pode ser perigosa para o ser humano quais tipos são perigosos?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Porquê a radiação eletromagnética pode ser perigosa para o ser humano?

"Os tecidos e órgãos mais sensíveis à radiação são o aparelho digestivo, a pele e a medula óssea. Os danos à medula óssea, que produz as células do sangue, podem causar anemia, baixa resistência imunológica e hemorragias.

Quais são as principais características de uma onda?

Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência.

Quais são as características e elementos de uma onda?

Outros elementos de uma onda

Cristas: os pontos mais altos de uma onda são as cristas. Vale: os pontos mais baixos de uma onda forma os vales. Amplitude: é a distância da posição da corda em repouso a uma crista ou a um vale. Comprimento de onda: é a distância entre duas cristas sucessivas ou dois vales sucessivos.

Quais são as principais características de uma onda explique cada uma delas?

→ unidimensionais: quando se propagam em apenas uma direção, como a onda em uma corda; → bidimensionais: se a propagação ocorre em duas direções, que é o caso da onda gerada por uma perturbação na água; → ondas tridimensionais: que se propagam em três dimensões, como as ondas sonoras.

São exemplos de ondas eletromagnéticas Brainly?

Existem sete tipos de ondas eletromagnéticas:
  • onda de rádio.
  • micro-ondas.
  • infravermelho.
  • luz visível.
  • ultravioleta.
  • raio X.
  • raio gama.

O que é uma onda * sua resposta?

Ondas são perturbações que se propagam de um lugar para outro através de um meio ou até mesmo no vácuo, transportando energia. Ondas são fenômenos cotidianos que acontecem ao nosso redor o tempo todo. Sua compreensão permite-nos um melhor entendimento de diversos fenômenos.

Quais ondas eletromagnéticas podemos observar Brainly?

Os sete tipos de ondas eletromagnéticas existentes são: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raio-X e raio gama. Juntas elas formam um espectro de ondas eletromagnéticas, que são classificadas pela sua frequência e seu comprimento de cada.

Onde podemos encontrar as ondas eletromagnéticas?

O magnetismo surge da movimentação dessa carga elétrica e, como resultado, surgem as ondas eletromagnéticas. Inúmeras coisas que utilizamos no dia a dia funcionam através das ondas eletromagnéticas. São exemplos: o rádio, a televisão, o celular, o micro-ondas, o controle remoto, a internet sem fios, o bluetooth, etc.

Artigo anterior
Como saber se uma pessoa teve morte cerebral?
Artigo seguinte
Quais as principais etapas de um armazém?