Em qual caso é constatado responsabilidade civil objetiva?

Perguntado por: Rui Jaime Anjos Melo Guerreiro  |  Última atualização: 12. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

Pode ser objetiva – quando os atos praticados pelos agentes públicos resultam em prejuízos ou danos a terceiros, mesmo sem culpa – ou subjetiva, quando basta demonstrar o dano provocado pelo agente do Estado, e o nexo causal.

Quais são os casos de responsabilidade objetiva?

No que tange às possibilidades de responsabilização objetiva previstas em lei, temos dois casos importantes no Direito: (i) o acidente de consumo e (ii) os atos de pessoas de pessoas jurídicas de direito público e de direito privado prestadoras de serviços públicos.

Quais as excludentes da responsabilidade civil objetiva?

São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, exercício regular de direito e estrito cumprimento de dever legal, o caso fortuito e a força maior, a culpa exclusiva da vítima e o fato de terceiro. Tem sua previsão legal, no art.

Quando cabe ação de responsabilidade civil?

Tudo aquilo que sabemos sobre responsabilidade civil está aí. Essa responsabilidade só vai se configurar quando houver conduta culposa, nexo causal e dano, com aquela complexidade toda de ficar provada a culpa, como violação ao dever de cuidado.

O que é a teoria da responsabilidade objetiva?

A responsabilidade objetiva, ou responsabilidade sem culpa, somente pode ser aplicada quando existe lei expressa que a autorize. Portanto, na ausência de lei expressa, a responsabilidade pelo ato ilícito será subjetiva, pois esta é a regra geral no direito brasileiro.

Responsabilidade Civil Objetiva e Subjetiva 2024 📚Código Civil🤔 Qual é a Diferença? O que é?

21 questões relacionadas encontradas

O que é responsabilidade civil objetiva exemplos?

Entenda a Responsabilidade Civil Objetiva

Um exemplo comum é o caso de ocorrências no transporte de mercadorias. Se um carro de uma companhia se envolve em um acidente e causa danos a terceiros, a empresa pode ser responsabilizada mesmo que não haja culpa direta do motorista.

O que diz o artigo 932 do Código Civil?

932 do Código Civil e da Sumula 341 do STF, o empregador responde civilmente pelos danos causados por ato praticado pelos seus prepostos.

Quais são os 4 elementos da responsabilidade civil?

civil, a saber: o fato, o dano, o nexo de causalidade e a culpa.

O que diz o artigo 944 do Código Civil?

944. A indenização mede-se pela extensão do dano. Parágrafo único. Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, eqüitativamente, a indenização.

O que se enquadra em responsabilidade civil?

Para resumir, a responsabilidade civil é a aplicação de sanções para ações ou omissões que prejudiquem outras pessoas, sejam esses atos intencionais ou não, podendo, inclusive, ser atos cometidos por terceiros, como dispõe o art. 932 do Código Civil: Art. 932.

O que afasta a responsabilidade objetiva?

3.2 Das excludentes da responsabilidade subjetiva e objetiva

São três as possibilidades de exclusão: a culpa exclusiva da vítima, o fato de terceiro e o caso fortuito ou força maior.

Quais são as situações que isentam da responsabilidade Segundo o Código Civil?

As excludentes de ilicitude na responsabilidade civil são circunstâncias que afastam a obrigação de reparar um dano causado a outra pessoa, mesmo que o agente tenha agido de forma ilícita. São situações em que o comportamento do agente é considerado lícito e, portanto, não há responsabilidade civil a ser imputada.

Quais são os tipos de danos na responsabilidade civil?

Dano material, dano moral e dano estético.

Pode haver responsabilidade civil sem culpa?

Pode haver responsabilidade sem culpa, mas não pode haver responsabilidade sem nexo causal. A princípio parece simples, mas na verdade não é uma estrutura simples de uma conduta que produz um dano. Quando o dano é proveniente de um fato simples, a questão não oferece a grandes dificuldades.

Quando o fornecedor não será responsabilizado?

O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar que o defeito inexiste ou que a culpa é exclusiva do consumidor ou de terceiro, conforme artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor - CDC. Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

O que é caso fortuito ou de força maior?

São fatos ou eventos imprevisíveis ou de difícil previsão, que não podem ser evitados, mas que provocam consequências ou efeitos para outras pessoas, porém, não geram responsabilidade nem direito de indenização.

O que diz o artigo 247 do Código Civil?

Artigo 247

Art. 247. Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exeqüível.

O que diz o artigo 927 do Código de Processo civil?

927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

O que diz o artigo 942 do Código Civil?

942. Os Bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação. Parágrafo único. São solidariamente responsáveis com os autores os co-autores e as pessoas designadas no art.

Quanto à responsabilidade civil objetiva?

A responsabilidade civil objetiva é aquela que acontece independentemente de culpa ou dolo de quem pratica a ação em questão.

O que exclui a responsabilidade civil?

As causas de excludentes de responsabilidade civil são definidas como situações que a partir do momento que é atacado um dos elementos ou pressupostos da responsabilidade se rompe o nexo de causalidade, não gerando direito em regra a uma indenização por parte de quem sofreu o dano, em razão de uma determinada situação.

Quais são os 3 pressupostos avaliados para a identificação da responsabilidade civil?

A doutrina tradicional ou teoria clássica da responsabilidade civil costuma apontar três pressupostos ou elementos essenciais para a caracterização da responsabilidade civil: a ação ou omissão culposa do agente, o dano e o nexo de causalidade entre a ação e prejuízo sofrido pela vítima.

O que diz o artigo 422 do Código Civil?

422 do Código Civil: Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.

O que diz o artigo 1355 do Código Civil?

Art. 1.355. Assembléias extraordinárias poderão ser convocadas pelo síndico ou por um quarto dos condôminos.

O que diz o artigo 421 do Código Civil?

A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. Parágrafo único. Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.

Artigo anterior
Como converter arquivos ePub para Mobi?
Artigo seguinte
Qual o remédio que a cantora Simone tomou para emagrecer?