São exemplos de relações ecológicas interespecíficas desarmônicas *?

Perguntado por: Miguel Wilson Azevedo  |  Última atualização: 20. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (18 avaliações)

As relações interespecíficas ocorrem entre organismos de espécies diferentes. Mutualismo e comensalismo são exemplos de relações interespecíficas harmônicas, enquanto predação, parasitismo, amensalismo e competição interespecífica exemplificam relações desarmônicas.

São exemplos de relações ecológicas interespecíficas desarmônicas?

Quando um animal mata e alimenta-se do outro, ocorre uma relação interespecífica desarmônica. As relações desarmônicas, por sua vez, são aquelas em que um dos envolvidos não é beneficiado com a interação, ou seja, um organismo é prejudicado. Um exemplo de relação desarmônica é o predatismo.

Quais são os tipos de relações desarmônicas interespecíficas?

Interespecíficas ou heterotípicas: entre indivíduos de espécies diferentes. Dentro dessa classificação, as relações desarmônicas são as seguintes: canibalismo, competição, predatismo, parasitismo e amensalismo.

São exemplos de relações ecológicas interespecíficas harmônicas?

As relações harmônicas interespecíficas, também conhecida como relações heterotípicas, ocorre entre seres de espécies diferentes. Elas são divididas em: mutualismo, protocooperação, comensalismo e inquilinismo.

São exemplos de relações ecológicas interespecíficas desarmônicas Brainly?

Predação, parasitismo e herbivoria são relações desarmônicas porque uma espécie se beneficia enquanto a outra é prejudicada.

RELAÇÕES ECOLÓGICAS - Harmônicas e Desarmônicas | Biologia com Samuel Cunha

19 questões relacionadas encontradas

O que são relações ecológicas interespecíficas E quais são elas?

Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.

Qual a diferença entre relações ecológicas e desarmônicas?

Harmônica: diz respeito a relação em que não há prejuízo para nenhum dos organismos envolvidos; Desarmônica: essa relação por sua vez consiste no prejuízo para, pelo menos, um dos organismos envolvidos.

O que é uma relação interespecífica desarmônica?

As relações interespecíficas harmônicas são aquelas em que um ou os dois indivíduos envolvidos se beneficiam, não havendo prejuízo para nenhuma das espécies. Já nas relações interespecíficas desarmônicas há prejuízo para um ou ambos participantes da relação.

Quais são as 5 relações harmonicas?

As relações entre diferentes espécies podem ser: Mutualismo, inquilinismo e comensalismo, sendo essas relações harmônicas e amensalismo, predação, parasitismo e competição, relações desarmônicas.

Quais são os 4 tipos de relações ecológicas?

Tipos de relações ecológicas
  • Sociedade. Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, sem união física, e apresentam uma divisão de trabalhos entre eles. ...
  • Competição. ...
  • Canibalismo. ...
  • Mutualismo. ...
  • Comensalismo. ...
  • Amensalismo. ...
  • Parasitismo. ...
  • Predação.

O que é competição interespecífica exemplos?

Competição interespecífica é a relação ecológica em que duas espécies de uma comunidade lutam pelos mesmos recursos do ambiente, tais como água, alimento, minerais, luz, locais para construir ninhos e parceiros para reprodução. Por exemplo, espécies que comem capim, como os gafanhotos e o gado, competem por alimento.

Quais são os tipos de relações intraespecíficas e interespecíficas?

Nas relações intraespecíficas, as interações ocorrem entre organismos de uma mesma espécie, como pode ser observado na sociedade das abelhas. Nas relações interespecíficas, por sua vez, as interações ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, como pode ser observado nos casos de comensalismo e mutualismo.

Qual a diferença entre uma relação de mutualismo e parasitismo?

(Mackenzie) Muitos seres vivos vivem em associação com outros seres de outras espécies, mantendo com eles relacionamentos harmônicos (mutualismo) ou desarmônicos (parasitismo).

O que é parasitismo de exemplo?

Exemplos de parasitismo

As lombrigas vivem no intestino humano, no qual conseguem alimento e acasalam-se. Lombriga e ser humano: a lombriga (Ascaris lumbricoides) estabelece uma relação de parasitismo com os seres humanos, causando uma doença chamada ascaridíase.

O que é o que é comensalismo?

O comensalismo é um tipo de relação ecológica interespecífica, pois ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Nesse tipo de relação ecológica não há prejuízo para nenhuma das espécies envolvidas, lembrando que apenas um dos organismos envolvidos se beneficia.

É um exemplo de uma relação harmônica?

Um exemplo de relação ecológica harmônica é a mutualismo, em que duas espécies diferentes se beneficiam mutuamente. Um exemplo conhecido é a relação entre as abelhas e as flores, na qual as abelhas se alimentam do néctar das flores e acabam polinizando-as enquanto realizam essa atividade.

O que é uma relação interespecífica harmônica?

As relações ecológicas interespecíficas são as interações que ocorrem entre organismos de espécies diferentes. Essas relações podem beneficiar os organismos ou não. Aquelas que beneficiam todos os envolvidos ou apenas um, sem prejudicar o outro, são chamadas de harmônicas ou positivas.

Quais são os Harmonicos?

Os harmónicos tratam-se de distorções anormais na rede elétrica, podendo originar problemas energéticos graves. A energia elétrica que está presente no nosso dia a dia é de corrente alternada e tem a frequência de 60Hz, a que chamamos de fundamental.

Qual é a relação entre o pássaro é o carrapato?

Outra ave que também participa de uma relação de protocooperação é o pássaro anu. Esse pássaro alimenta-se de carrapatos presentes no corpo do gado. Ao se alimentar desses carrapatos, o anu é beneficiado e beneficia o gado, pois o livra da presença do parasita.

Qual a relação entre o boi e o capim?

“Quando se fala em capim, estamos falando de gramíneas”, diz Martuscello. E quanto mais manejado e cuidado for esse capim, melhor ele será como um fonte de alimento para o gado. Isso significa que capins têm mais proteína do que fibras, o que renderá mais produção de carne e leite.

O que é inquilinismo de um exemplo?

Inquilinismo é a relação ecológica em que uma espécie vive sobre ou no interior de outra espécie, sem prejudicá-la. O principal recurso buscado pelo inquilino é abrigo e moradia. Bromélias, orquídeas e samambaias que vivem em cima de árvores podem ser citadas como exemplo.

Qual o papel das relações desarmônicas?

As relações desarmônicas atuam na regulação do tamanho das populações naturais, impedindo o crescimento exponencial das mesmas. Portanto contribuem para evitar superpopulações, fato que poderia prejudicar a população. Predatismo e parasitismo movem ações seletivas e equilibram o meio.

Como ocorre o inquilinismo?

O inquilinismo é uma relação ecológica interespecífica harmônica em que apenas uma das partes obtém benefício, sem prejuízo da outra. Geralmente essa associação ocorre como mecanismo de proteção, vivendo uma espécie (inquilina) sobre a superfície ou no interior da outra (hospedeira).

Artigo anterior
Qual o valor do Fundeb por aluno?
Artigo seguinte
Pode usar vitamina C no rosto todo dia?