Quais são as principais teorias da sociologia?

Perguntado por: Denis Nuno Campos Torres  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

Muitos especialistas em teoria sociológica dividem elas em tipologias com grandes dicotomias: positivismo e antipositivismo, coletivismo e individualismo, estática e dinâmica, determinismo e compreensão, estrutura e agência, microssociologia e macrossociologia.

Quais são as teorias sociais?

Uma ferramenta usada por cientistas sociais, as teorias sociais relacionam-se a debates históricos sobre a validade e a confiabilidade de diferentes metodologias (por exemplo, positivismo e antipositivismo), o primado de estrutura ou agência, bem como a relação entre contingência e necessidade.

Quem foram os principais teóricos da sociologia?

Max Weber (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) são considerados os fundadores da sociologia, e, por isso, nomeados carinhosamente de "os três porquinhos" pelos estudantes e professores da área.

O que é teoria para a sociologia?

Quando se fala de teoria nas Ciências Sociais, podemos dizer que são proposições sobre algum aspecto da vida social, usando para isso um determinado método; elas nos dizem como e por que determinados fatos se relacionam.

O que são Teorias Sociológicas Clássicas?

Trata-se de uma disciplina que convoca as principais correntes teóricas clássicas da Sociologia, numa perspetiva integrada, de discussão e debate acerca dos seus fundamentos, principais autores e contributos teórico metodológicos.

Sociologia - Teoria Sociológica - Dessavezvai!

37 questões relacionadas encontradas

Quais os três princípios que explicam os núcleos da teoria sociológica?

Estes fatos têm as seguintes características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Quais são as três principais perspectivas que formam o núcleo clássico do pensamento sociológico?

Quais são as três principais perspectivas que formam o núcleo clássico do pensamento sociológico? a) materialismo histórico, sociologia compreensiva e evolucionismo.

O que dizia a teoria de Karl Marx?

Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.

Qual a teoria de Karl Marx na Sociologia?

Teoria de Karl Marx

Porém, o filósofo ficou mais conhecido por sua teoria de análise e crítica social, que reconhecia uma divisão de classes sociais e a exploração de uma classe privilegiada e detentora dos meios de produção sobre uma classe dominada.

Qual a teoria sociológica de Durkheim?

A teoria durkheimiana estuda a função da instituição social, sua constituição e seu enfraquecimento, que o sociólogo chamará de "anomia". A instituição social seria o conjunto de regras e artifícios uniformizados socialmente para conservar a organização do grupo e, por isso, são tradicionalistas por essência.

Quem é o pai da sociologia?

Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas.

Quem foram os 3 principais pensadores da sociologia no Brasil?

Início da sociologia no Brasil

Gilberto Freyre (com a obra Casa Grande & Senzala-1933), Sérgio Buarque de Holanda (com o livro Raízes do Brasil-1936) e Caio Prado Júnior (com a obra Formação do Brasil Contemporâneo-1942) se destacaram como os principais autores da época.

O que é a teoria da integração social?

A Teoria da Integração Social

Estritamente falando, a integração social, para Durkheim, promove um sentido de significado e propósito para a vida. Isto é, de acordo com Thoits (1982), a integração social leva ao suporte social, protegendo a pessoa contra problemas que podem levar a comportamentos desviantes.

Como surgiu as teorias sociais?

No século XIX surgiram teorias que marcariam a Idade Contemporânea, estimulando guerras e revoluções. A industrialização e a urbanização da Europa vieram acompanhadas do surgimento de novas doutrinas sociais e políticas. Para justificar o sistema econômico vigente – o capitalismo –, foi elaborado o liberalismo.

Quais são as teorias de Weber?

Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.

Qual foi a contribuição de Karl Marx para a sociologia?

Marx foi um dos primeiros pensadores a reconhecer o impacto sociológico da economia e estratificação de classes. Ele investigou os efeitos do sistema capitalista na vida dos trabalhadores, bem como a profunda relação entre desigualdade e cultura de classe.

Qual era a ideologia marxista?

Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

Qual o ponto principal do pensamento de Karl Marx?

O pensador acreditava que, se os trabalhadores se unissem, eram capazes de criarem uma sociedade sem classes. A esse grande momento de mudança Marx deu o nome de Revolução Socialista. Depois dela, segundo ele, seria possível se estabelecer uma nova ordem social mais justa e igualitária.

Quais são as três vertentes metodológicas na sociologia?

Vamos fazer um breve comentário quanto às três grandes vertentes teórico- metodológicas que norteiam também a produção escrita. Essas pesquisas podem ser agrupadas em: empirista / positivista; cognitivista; sociointeracionista.

Quais são as principais características dos fatos sociais?

No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Quais as principais teorias de Émile Durkheim?

Teorias de Émile Durkheim. O pensador formulou diversas teorias. As mais conhecidas são “A Teoria do Fato Social” e a “Teoria do Suicídio”.

Quais as principais correntes sociológicas e suas ideologias?

De acordo acordo com as classificações geralmente aceitas, são cinco as correntes principais da sociologia; Organicismo Positivista, Teorias do Conflito, Formalismo, Behaviorismo Social e Funcionalismo.

O que caracteriza as chamadas teorias sociológicas sobre a posse?

Os elementos da posse, para teoria sociológica, são; 1 - o corpus, que é externar o poder físico sobre a coisa, usar, gozar e dispor; 2 - a aparência de dono que, assim como na teoria objetiva, está implícita no corpus; 3 - o proveito ou produção econômica, tanto pelo uso, quanto pela fruição do bem; e por último e não ...

Qual o objetivo da integração social?

Convivência social

A integração social tem como objetivo potencializar as pessoas com o desenvolvimento de sua própria autonomia. Deste ponto de vista, a integração de pessoas que sofrem algum tipo de deficiência ou invalidez tem avançado consideravelmente.

Qual foi a teoria de integração social formulada por Émile Durkheim?

A partir da criação da Sociologia por E. Durkheim, o viver em sociedade tornou-se algo bastante complicado. Durkheim foi o primeiro a sistematizar a teoria de que a vida em sociedade depende de um aprendizado, que ele definiu conceitualmente como processo de socialização.

Artigo anterior
São exemplos de bens impenhoráveis segundo o artigo 833 do CPC?
Artigo seguinte
Quais são os 13 tipos de solo?