Como a NBR 10004 2004 classifica os resíduos sólidos?

Perguntado por: Maria Yasmin de Gomes  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

Para os efeitos desta Norma, os resíduos são classificados em: a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.

Como a NBR 10004 2004 classifica os resíduos sólidos *?

Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

Quanto à origem como são classificados os resíduos sólidos?

É importante destacar que há outros tipos de resíduos sólidos classificados segundo a origem, como: resíduos hospitalares, agrícolas, industriais, da construção civil, de varrição, comerciais, domésticos; os do tipo recicláveis e não recicláveis.

Qual a origem dos resíduos sólidos?

Domiciliar: Originado nas atividades diárias das residências, constituído por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, embalagens, papel higiênico, fraldas descartáveis e diversos outros itens.

Quais os 4 tipos de resíduos sólidos?

Tipos de resíduos: entenda como é feita a classificação
  • Os diferentes tipos de resíduos.
  • Resíduos urbanos.
  • Resíduos industriais.
  • Resíduos de construção civil.
  • Resíduos de serviços de saúde.
  • Resíduos agrícolas.

Classificação de Resíduos Sólidos pela ABNT NBR 10004/2004

30 questões relacionadas encontradas

Como são classificados os resíduos biológicos?

Os resíduos biológicos estão subdivididos em grupos: A1, A2, A3, A4 e A5. O HU gera somente resíduos do grupo A1, A3 e A4. ... O HU possuí uma autoclave para tratar esses resíduos e, após o tratamento, quando descaracterizados são encaminhados como resíduos comum para o aterro sanitário.

O que é classificação dos resíduos sólidos?

A classificação de resíduos sólidos envolve a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem, de seus constituintes e características, e a comparação destes constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido.

O que são resíduos classe 1 e 2?

I. Resíduos Classe I — Perigosos; ... Resíduos Classe II A — Não inertes. Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso.

O que são resíduos sólidos de exemplos?

Resíduos sólidos, como o nome diz, são materiais não aproveitados que se encontram no estado sólido. Dentro dessa categoria encontram-se: - Resíduos do dia-a-dia de residências, escritórios e indústrias:papel, papelão, embalagens de diversos tipos, vidros, etc.

O que é um resíduo biológico?

Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.

O que significa resíduo biológico?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os resíduos biológicos são materiais que apresentam produtos biológicos provenientes do contato com fluídos corporais e que, por conter microrganismos, oferecem risco à saúde pública e ao ambiente.

Qual a classificação de resíduos de acordo com a RDC 222 18 da ANVISA?

resíduos de serviços de saúde do Grupo D: resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares, elencados no Anexo I desta Resolução; LVIII.

O que são resíduos do Grupo A?

GRUPOS: Grupo A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos e risco de infecção, por apresentar características de maior virulência ou concentração.

É determinado pela RDC 222 2018 sobre Resíduos de Serviços de Saúde?

RESOLUÇÃO RDC Nº. 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências. ... Considera-se que parte dos resíduos gerados apresenta risco similar aos domiciliares, podendo ter o mesmo destino, esgoto ou aterro sanitário.

O que são resíduos do grupo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

Que tipos de resíduos biológicos são prejudiciais à saúde?

Que tipos de resíduos biológicos são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente? Mercúrio, lâmpadas, termômetros, medicamentos vencidos; Resíduos de cozinha, restos de alimentos, entulho de obras; Bolsas de sangue, material perfurocortante, sangues, etc.

O que são resíduos sólidos de serviços de saúde?

São resíduos gerados por prestadores de assistência médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica e instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária, os quais possuindo potencial de risco, em função da presença de materiais biológicos capazes de causar infecção, ...

Quais os serviços de saúde produzem resíduos biológicos?

Esses resíduos são gerados em:
  • serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo;
  • laboratórios analíticos de produtos para a saúde;
  • necrotérios;
  • funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento;

Como descartar lixo biológico?

Saco branco - Demais materiais (luvas, algodão, gaze etc.) – mantido em lixeira branca para lixo biológico. Deve ser fechado quando do atingir 2/3 do volume (até marcação). O saco deve ser lacrado e identificado com nome do laboratório, responsável e data.

Como é tratado o lixo biológico?

O lixo é enviado para o tratamento adequado, que pode ser por meio de incineração (queimados em altas temperaturas) ou esterilização em enclaves próprios. Lembre-se de que medicamentos impróprios para uso (grupo B) ... Por ser altamente perigoso, o lixo hospitalar não pode ser reciclado.

Quem recolhe o Descarpack?

“A empresa responsável é quem recolhe o lixo infectante de lá e encaminha para o destino final.

O que devemos desprezar no lixo infectante?

Lixo infectante

Representam sérios riscos os materiais biológicos contaminados com: sangue ou patógenos, peças anatômicas, seringas.

Qual a solução para o lixo hospitalar?

Os resíduos sólidos, por exemplo, devem ser acondicionados em sacos plásticos grossos e resistentes. Os perfurocortantes, devem ser acondicionados em recipientes rígidos e vedados. Por serem infectantes, ambos devem conter a respectiva indicação na embalagem, e sua destinação deve ser a esterilização ou a incineração.

O que deve ser descartado no Descarpack?

DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.

Qual o profissional responsável pelo descarte de resíduos gerados pelos serviços de saúde?

Em suma, o papel do enfermeiro no gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde é planejar e implementar um plano de gerenciamento desses resíduos, a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com objetivo de garantir a segurança dos que utilizam serviços de saúde e dos trabalhadores que atuam ...

Artigo anterior
Porque não usamos hidrogênio como combustível?
Artigo seguinte
Qual país mais barato da América Latina?