O que é o fio Catgut em cirurgia?

Perguntado por: Madalena Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (19 avaliações)

Comparando os tipos de fio cirúrgico catgut
O Catgut cromado é uma sutura cirúrgica constituída por fitas de colágeno provenientes do intestino de bovinos, selecionadas, purificadas, torcidas, secadas, polidas e esterilizadas. O Catgut cromado é processado para fornecer maior resistência à absorção.

Para que serve o fio Catgut?

A sutura do Catgut cromado é indicada para uso em: Cirurgias gerais, Ginecologia/Obstetrícia; Aparelho digestivo, Urologia.

Qual a origem do fio Catgut?

O fio de Catgut é de origem proteica, constituído basicamente de colágeno do tecido conjuntivo de animais. Este colágeno é proveniente da camada serosa do intestino delgado de bovinos e ovinos e é facilmente absorvido pelo corpo humano (CHU et al., 1996).

Qual o fio ideal para sutura?

Tipos de fios de sutura

Utilizado em face e áreas com importância estética. Fio 5-0: Utilizado em suturas da mão e dedos. Fio 4-0: Utilizados para reparo de extremidades proximais e tronco. Fio 3-0: Fio de grande calibre, utilizado para planta do pé e escalpo.

O que é Catgut simples?

A sutura Catgut de rápida absorção é um filamento de material colagenoso elaborado a partir de camadas da submucosa do intestino delgado de ovelhas saudáveis ou da camada serosa do intestino delgado de bovinos saudáveis.

FIO DE CATEGUTE - DICAS

33 questões relacionadas encontradas

O que é fio Monocryl?

Monocryl®- constituído por um copolímero de poliglicaprona 25 (ácido glicólico + ácido caprolactónico), é um fio com boa segurança (força tênsil previsível 21 a 28 dias), alta resistência, pouca memória, causador de pouco traumatismo tecidular e a sua absorção é feita por hidrólise.

Para que serve o Vicril?

A Sutura VICRYL Revestida é uma sutura cirúrgica sintética, estéril e absorvível. ... A Sutura VICRYL Revestida é indicada para uso em aproximação e/ou ligação de tecidos moles em geral, incluindo uso em procedimentos oftálmicos, mas não é indicada para uso em tecidos cardiovasculares e neurológicos.

Qual a diferença entre os fios de sutura?

Eles são divididos basicamente em dois grupos: os absorvíveis e os não absorvíveis. A diferença entre os dois é básica: os absorvíveis perdem gradualmente sua resistência à tração até serem fagocitados ou hidrolisados. Já os não absorvíveis se mantêm no tecido onde foram implantados.

Qual a diferença entre fio cirúrgico traumático e fio cirúrgico Atraumático?

As agulhas traumáticas precisam ter o fio montado em seu fundo, deixando-o mais volumoso e causando lesão ao tecido quando passada. A agulha atraumática, por sua vez, já vem com o fio acoplado em seu corpo, chamado de corpo-único, o que a faz deixar menos lesão tecidual quando empregada.

Quantos fios cirúrgicos existem?

Fio cirúrgico de nylon

Tem origem sintética e existem dois tipos: monofilamentar e multifilamentar. É caracterizado pela elasticidade e resistência a água e por isso, não é faz um nó seguro.

Qual a origem dos fios de sutura?

A história dos fios de sutura data desde a antiguidade, antes de Cristo, quando o homem sentiu a necessidade de fechar de alguma forma os ferimentos para acelerar a cicatrização e promover maior conforto ao paciente. Há relatos da utilização de vários materiais como fios de suturas a partir de 30 d.

O que é fio Multifilamentar?

Fios multifilamentar consistem em muitos trançados de fios que são enroscados ou trançados juntos. Fios multifilamentar são geralmente mais flexíveis que os monofilamentares. Fios de sutura absorvíveis – Sofrem degradação e uma rápida perda na força tênsil dentro de 60 dias, sendo fagocitados ou hidrolisados.

Para que serve o fio polipropileno?

A sutura de Polipropileno é uma sutura cirúrgica do tipo não absorvível de origem sintética, monofilamentar, superfície com lubrificante natural, alta resistência tênsil, com o mínimo de reação tissular e ótimo deslizamento nos tecidos. Apresenta-se na coloração azul, providas ou não de agulhas cirúrgicas de aço inox.

O que é granuloma de fio cirúrgico?

O granuloma ocorre de uma reação do seu organismo contra o material estranho dos fios de sutura, se o fio for absorvível logo ele será eliminado e o granuloma tende a sumir, se o fio não for absorvível será necessário retirá-lo para que melhora a inflamação local.

Quais as vantagens e desvantagens do fios de nylon?

Abaixa incidência de infecção; Sem capilaridade e inerte; Baixo custo; Alta resistência.
...
  • Alta capilaridade;
  • Produz ulceração gastrintestinal;
  • No trato urinário pode dar origem a litíases;
  • Deve ser evitada em mucosa de vísceras ocas e feridas contaminadas;
  • Elevada reação tecidual.

Quais fios podem ser utilizados em região com processos inflamatórios?

Os fios absorvíveis naturais (catgut) são responsáveis pela reação inflamatória mais intensa entre todos os fios de sutura, além de apresentarem um tempo de absorção muito curto e imprevisível.

Quando usar fios Absorviveis e Inabsorviveis?

Os fios absorvíveis são utilizados para suturas invasivas, enquanto os não absorvíveis são utilizados para suturas externas. Já os fios de seda são utilizados em suturas odontológicas.

O que é fios absorvíveis?

Suturas absorvíveis: são aquelas que decorrido algum tempo após a implantação, por ação mecânica, são absorvidas. Podem ser de origem animal ou sintéticas.

O que são fios cirúrgicos Absorviveis?

Os fios de sutura absorvíveis podem ser de origem animal (categute) ou sintéticos (ácido poliglicólico e polyglactin) e são utilizados nas suturas em que o fio não deve permanecer por longos períodos, como nas vísceras por exemplo, pois sua absorção varia de 1 a 3 meses.

Quais são os tipos de fios?

Bitolas
  • Fios: bitola máxima de 10 mm².
  • Cabos flexíveis: bitolas de até 25 mm².
  • Cabos rígidos: geralmente vão até 35 mm².
  • Cabos PP: bitola máxima de 10 mm².
  • Cabos paralelos: a bitola varia de 2×0,5 a 2×4,0 mm².

Quando é necessário fazer uma sutura?

As suturas devem ser realizadas em feridas limpas, feridas com contaminação recente e feridas sem infecção. Para se realizar uma boa sutura, algumas normas básicas são necessárias: Assepsia adequada: infecções podem fazer deiscência de sutura, por que enfraquecem e destroem os tecidos.

Qual fio para fechar Aponeurose?

Deve-se utilizar pontos descontínuos e fios absorvíveis. A síntese aponeurótica deve ser preferencialmente com pontos descontínuos de fios inabsorvíveis, uma vez que suturas contínuas nesse tecido facilitam eventrações. Sutura muscular é feita quando a aponeurose é muito delicada.

Para que serve os fios cirúrgicos?

Os fios de sutura são utilizados para selar vasos sanguíneos e ligar tecidos. Sua principal função é auxiliar na cicatrização de ferimentos e em incisões cirúrgicas.

Como saber se os pontos internos de uma cirurgia abriram?

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

Como o corpo expulsa pontos de cirurgia?

Os pontos são retirados em sua totalidade ou de forma alternada dependendo da condição da ferida ou do machucado; O fio é cortado abaixo do nó da sutura e a outra extremidade é puxada lentamente para ser totalmente retirado da pele.

Artigo anterior
Qual a diferença entre capim santo e capim cidreira?
Artigo seguinte
Quem tem refluxo tem que tomar muita água?