Qual a função do hormônio Giberelinas?

Perguntado por: Madalena Cristiana Loureiro de Ramos  |  Última atualização: 21. November 2024
Pontuação: 4.5/5 (9 avaliações)

O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais.

Qual é a função da giberelina?

As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes. A giberelina é um hormônio vegetal que pode ser encontrado nas raízes e folhas jovens, nas sementes em fase de germinação, nos frutos e meristemas.

Como o hormônio giberelina afeta o crescimento das plantas?

Dinâmica dos hormônios vegetais durante a germinação

O concomitante aumento dos níveis de giberelina promovem a germinação, pela ativação de enzimas responsáveis pela quebra de açúcares complexos em açúcares simples, que nutrirão a plântula.

Onde a giberelina é produzida?

Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...

Qual é a função do ácido giberélico?

O ácido giberélico (GA3) é entre as giberelinas um dos mais usados para manipular o crescimento de plantas, por promover o crescimento do caule, estimular a expansão e divisão celular e acentuar a expressão da dominância apical em plantas (TAIZ; ZEIGER, 2004; WEISS; ORI, 2007).

Giberelinas e Citocininas (Hormônios Vegetais) - Fisio Vegetal - Aula 28: Botânica (Prof. Guilherme)

18 questões relacionadas encontradas

O que é giberelina em biologia?

As giberelinas (GAs) são hormônios vegetais que regulam vários processos de desenvolvimento, incluindo alongamento de caule, germinação, dormência, floração, desenvolvimento de flores e senescência de folhas e frutos.

Qual é a função da auxina?

A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.

Como a giberelina age na planta?

Esse produto químico pode, em função da sua composição, concentração e proporção das substâncias, incrementar o crescimento e desenvolvimento vegetal, estimulando a divisão celular, diferenciação e o alongamento das células, favorecer o equilíbrio hormonal da planta, podendo também aumentar a absorção e a utilização de ...

Qual o precursor da giberelina?

As giberelinas são compostos diterpenóicos, sintetizados por dois caminhos possíveis, a partir da rota metabólica denominada de metileritrol-fosfato (MEP), onde o composto geranil geranil pirofosfato, produzido nos plastídeos, é transformado em ent-caureno, o qual é transportado para o retículo endoplasmático (local de ...

Como se aplica a giberelina?

A aplicação do ácido giberélico deve ser dirigida aos cachos, não se recomendando pulverizar as folhas, pois a elevada concentração de giberelinas livres nas gemas de ramos tratados ou de ramos com excesso de vigor pode provocar a necrose e a redução da fertilidade de gemas no ciclo seguinte, ou mesmo a formação de ...

Qual é o hormônio que retarda o envelhecimento?

Outro hormônio crucial no envelhecimento é o GH, responsável pelo crescimento nas fases mais precoces da vida , na fase adulta destina-se a retardar o envelhecimento, reduzindo flacidez, rugas e conservando a massa muscular .

O que pode substituir o ácido Giberélico?

Esteviol e isoesteviol podem, portanto, substituir o ácido giberélico em suas aplicaçôes agricolas de regulação de crescimento vegetal, principalmente em cultura de uva.

Quais hormônios controlam a abscisão foliar?

Etileno → sua concentração realiza o amadurecimento dos frutos e indução da abscisão foliar. Esse gás é produzido em diversos locais da planta, difundindo-se entre as células.

Como é produzida a giberelina?

Esse hormônio vegetal, ou fitormônio, é sintetizado nos meristemas apicais do caule, folhas jovens e também em sementes e frutos em fase de desenvolvimento. Em sementes já maduras, o nível de giberelina é mínimo e sua manifestação também é baixa na região da raiz. Sua translocação ocorre tanto via floema, como xilema.

Quais são os 5 hormônios vegetais?

Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.

Quais são os reguladores de crescimento?

Os reguladores de crescimento naturais são compostos que ocorrem naturalmente nas plantas, como auxinas, citocininas e giberelinas. Enquanto os sintéticos são compostos que são feitos artificialmente, como o ácido abscísico e o etefonil.

Como inibir o crescimento de uma árvore?

A poda de raízes é outra técnica utilizada para controlar o crescimento vegetativo e produção de pomáceas. Esta técnica consiste na redução da área radicular das plantas através da poda, e assim, reduzindo o fluxo de nutrientes, água e hormônios para a parte superior da planta e, assim, limitando seu crescimento.

Como fazer ácido giberélico caseiro?

Produto puro fazer a pré-mistura de 1 grama de ácido giberélico puro em 200mL de álcool (etílico), adicionar em 20 litros de água e mexer bem. Em ambos os modos de preparo da calda, deve-se utilizar espalhante adesivo conforme a recomendação do fabricante.

Qual é a função da citocinina?

Outro hormônio vegetal relacionado ao processo de transporte de solutos na planta, especificamente o transporte de carboidratos, é a citocinina. Esse hormônio vegetal é o responsável pelo estabelecimento de drenos na planta, através da ativação de enzimas do metabolismo de carboidratos.

Qual a importância dos hormônios para as plantas?

Os hormônios vegetais influenciam o crescimento das plantas, controlando a divisão celular, o alongamento celular e a diferenciação de tecidos. Isso afeta o desenvolvimento de raízes, caules, folhas e flores e frutos.

Qual a diferença entre auxina e citocinina?

Reduzindo a dominância apical (auxinas e citocininas têm efeito contrário, enquanto as auxinas inibem o crescimento das gemas laterais, as citocininas atuam induzindo essas gemas a se desenvolverem); Retardando a senescência da planta, entre outros.

Onde age a auxina?

Dependendo de sua concentração, as auxinas podem ter diversos efeitos sobre a planta. Ela pode provocar o crescimento do caule, das folhas, das flores, das raízes e dos frutos, como também a abscisão foliar, a dominância apical, a formação de flores femininas, a partenocarpia, entre outras atividades.

Onde ativa a auxina?

Dentre os hormônios conhecidos, a auxina foi o primeiro descoberto em plantas. Ela é produzida principalmente onde há crescimento ativo, como por exemplo: nos meristemas, gemas axilares, folhas jovens, flores e frutos.

Onde atua a auxina?

Destacamos como uma de suas funções o crescimento de caules e raízes. As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule, e movem-se célula a célula do ápice para a base desse órgão.

Artigo anterior
Qual estado do Brasil tem o sotaque mais bonito?
Artigo seguinte
Como fazer a conclusão de uma redação?