Qual a importância das narrativas na Educação Infantil?

Perguntado por: Mónica Lima  |  Última atualização: 13. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil.

Qual é o papel da narrativa na vida das crianças?

A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade.

Qual é a importância da narrativa?

A narrativa permite compreender a complexidade das estórias contadas pelos indivíduos sobre os conflitos e dilemas de suas vidas.

O que é uma narrativa infantil?

As narrativas infantis abrangem várias espécies literárias, que podem ser agrupadas, quanto à origem em folclóricas e artísticas. Na primeira, incluem-se as histórias criadas coletivamente pelo povo em diferentes épocas, como fábulas, contos populares, lendas e contos de fadas tradicionais.

Qual a importância de contar histórias na educação infantil?

A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.

Concursos PEI e ATE da Prefeitura de São Paulo: Recurso da Nota da Prova Discursiva

33 questões relacionadas encontradas

Qual o principal objetivo da contação de história?

Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.

Qual o objetivo da contação de história na educação infantil segundo a Bncc?

Contar histórias promove o desenvolvimento e a aquisição de diversas habilidades, aumenta a autoestima, a percepção do mundo ao redor. Além disso, o desenvolvimento da oralidade na criança está estreitamente ligada com a experiência de ouvir histórias.

Como trabalhar texto narrativo na educação infantil?

Para que possamos usar o texto narrativo se faz necessário que o professor esteja disposto a trabalhar este tipo de texto em suas aulas. Podendo assim, partir do principio que os próprios alunos já trazem consigo histórias vividas ou até mesmo historinhas contadas pelos seus familiares.

Quais são os 5 principais tipos de narrativa na literatura infantil?

São eles:
  • Mito. Dentre os gêneros da literatura infantil, o mito está relacionado a uma narrativa atemporal, explicando as origens de forma não racional. ...
  • Lenda. A lenda tem base histórica e costuma derivar da criação coletiva de um povo. ...
  • Fábula. ...
  • Apólogo. ...
  • Conto. ...
  • Crônica. ...
  • Novela.

Qual é a definição da narrativa?

A narrativa ou texto narrativo é um tipo de texto para se contar uma história. Esse tipo de texto é composto de prosa, ou seja, um texto fluído sem uma estrutura métrica ou preocupação com a sonoridade, diferente da poesia.

O que a narrativa retrata?

O texto narrativo caracteriza-se pelo relato de fatos retratados por uma sequência de ações, relacionadas a um determinado acontecimento, podendo ser estes fatos reais ou fictícios.

Qual é a importância da linguagem no desenvolvimento da criança?

Com o desenvolvimento da linguagem, a criança aprimora seus recursos de comunicação. O desenvolvimento da forma, conteúdo e uso da linguagem ocorre simultaneamente. Podemos dizer que a forma se refere a produção dos sons, o conteúdo, ao significado e o uso ao uso social da língua.

Qual é o papel da narrativa na vida das crianças a narrativa ajuda a ativar a memória e estimula o desenvolvimento cognitivo?

A alternativa correta é: "A narrativa ajuda a ativar a memória e estimula o desenvolvimento cognitivo". Através da narrativa, as crianças são expostas a diferentes histórias, personagens e situações, o que ajuda a desenvolver sua imaginação, criatividade, habilidades linguísticas e cognitivas.

O que é uma narrativa escolar?

É um tipo textual, assim como o texto descritivo, argumentativo, expositivo, instrucional, entre outros. Gêneros como conto, romance, fábula, notícia, carta ou muitos outros podem ser colocados nessas categorias de acordo com seus elementos.

O que diz a Bncc sobre a leitura na Educação Infantil?

Em síntese, verificamos que, na BNCC do Ensino Fundamental, a literatura infantojuvenil ainda ocupa lugar periférico, se considerarmos competências e habilidades propostas para a formação de leitores.

Quais os gêneros textuais para trabalhar na Educação Infantil?

São exemplos de gêneros: romance, conto, fábula, lenda, notícia, carta, bula de medicamento, lista de compras, cardápio de restaurante, entre outros.

Quais são os 4 elementos da narrativa?

Os elementos da narrativa são recursos usados para detalhar acontecimentos de um texto narrativo. Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história.

Como trabalhar a narrativa em sala de aula?

Pergunte aos alunos se eles recordam quais elementos compõem uma narrativa. Espera-se que os alunos se recordem dos elementos: personagens, tempo, espaço, enredo, foco narrativo. Caso eles não se lembrem, retome com eles o conceito de cada um.

Quais elementos mais marcantes na narrativa?

A narrativa apresenta como elementos básicos de sua composição: o fato (o que será narrado); o tempo (podendo ser cronológico ou psicológico); o cenário (o local onde o fato se deu); o enredo (a sequência de eventos); e o foco narrativo (a perspectiva da narração, o ponto de vista do narrador).

Como trabalhar géneros literários na Educação Infantil?

Entrar em contato com diferentes tipos de textos, ilustrações e histórias tem um grande papel na formação dos leitores. Isso expõe a criança a maior variedade de palavras, estéticas e estruturas narrativas. É como oferecer alimentos diversificados para que ela possa desenvolver seu paladar!

Qual é a metodologia da contação de história na educação infantil?

METODOLOGIA

Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas. A análise de dados é realizada através de fotografias e anotações que são feitas durante a realização da atividade.

Qual habilidade trabalha contação de história na educação infantil?

A habilidade EI02EF06 consiste em: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

Qual a justificativa da contação de história na educação infantil?

A Contação de Histórias pode ser utilizada como ferramenta para acalmar e distrair as crianças, mas seu objetivo também abrange outros focos, como desenvolver a imaginação, a oralidade, a escrita, o lado lúdico, a observação, o senso crítico, a concentração, a capacidade de escutar, a socialização e o cognitivo da ...

Qual a importância de se contar e ouvir histórias?

A linguagem oral é uma das mais antigas formas de comunicação existentes. Portanto, as histórias têm um papel muito importante no desenvolvimento das culturas. Além disso, o ato de ouvir e contar histórias contribui muito para o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos.

Quais habilidades são desenvolvidas na contação de história?

Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.

Artigo anterior
O que a hialuronidase pode causar?
Artigo seguinte
Quem fiscaliza os testes em animais?