O que é um monumento é documento?
Perguntado por: Tomás Brito de Alves | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)
O documento é monumento. Resulta do esforço das sociedades históricas para impor ao futuro – voluntária ou involuntariamente – determinada imagem de si próprias. No limite, não existe um documento-verdade. Todo o documento é mentira.
O que é monumento é documento?
Analisando semanticamente as palavras monumento e documento, Le Goff diz que monumento é tudo aquilo que pode evocar o passado, perpetuar a recordação, exemplo: escritos e uma obra comemorativa de arquitetura ou de escultura. ... O documento prova era o documento escrito.
Quais são as características dos monumentos e as dos documentos?
O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (é um legado à memória coletiva) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos.
O que foi a revolução documental?
Este novo olhar sobre as fontes históricas foi denominado por Le Goff (2003) como “revolução documental”. Permitiu incluir novas fontes, entre elas a memória. Passa-se a discutir o conteúdo dos documentos e os métodos mais adequados para sua análise.
Porque o documento seria o resultado de uma montagem?
“O documento não é inócuo. É, antes de mais nada, o resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente, das sociedades que o produziram, mas também das épocas sucessivas durantes as quais continuou a viver, talvez esquecido, durante as quais continuou a ser manipulado, ainda que pelo silêncio.
Aula: Documento/ Monumento
Qual a diferença entre documento e monumento?
Só a análise do documento enquanto monumento permite à memória coletiva recuperá-lo e ao historiador usá-lo cientificamente, isto é, com pleno conhecimento de causa” (p. 545, 1996).
É preciso começar por desmontar demolir esta montagem desestruturar esta construção e analisar as condições de produção dos documentos monumentos?
É preciso começar por desmontar, demolir esta montagem, desestruturar esta construção e analisar as condições de produção dos documentos monumentos.” (LE GOFF, 2005).
Como analisar um documento escrito?
Analisar um documento escrito
Identificar o documento – natureza (ver quadro); – autor (profissão, época em que viveu, seu papel na História, sua relação com a temática abordada); – data (data de redação/publicação. A data da publicação nem sem- pre coincide com a da redação.
O que caracteriza um monumento?
Significado de Monumento
substantivo masculino Obra de arquitetura ou de escultura destinada a transmitir ou a perpetuar para a posteridade a lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento. Edifício público notável pela sua grandeza ou pela sua magnificência. Sepultura suntuosa, repleta de luxo e fausto; mausoléu.
Quais as características que um monumento deve ter para ser caracterizado como um patrimônio histórico?
É algo que faz lembrar o passado fazendo-o sentir como se fosse presente, sentir a memória, a fim de manter e preservar a identidade de uma comunidade étnica ou religiosa, tribal ou familiar. Uma memória viva que possui uma natureza afetiva essencial, com finalidade de causar uma emoção, não apenas ser informativo.
Quais são os tipos de monumentos?
- Centro histórico.
- Jardim histórico.
- Monumento.
- Monumento histórico.
- Monumento megalítico.
- Monumento natural.
- Paisagem cultural.
- Patrimônio ambiental.
O que pode ser considerado um monumento histórico?
Monumentos históricos são marcos construídos para perdurar através do tempo a fim de manter vivos os significados que carregam. O objetivo principal é que sejam vistos por todos os que visitam ou frequentam determinado local. Dessa forma, serão lembrados ainda que se passem muitos anos.
Qual a função de um monumento?
Monumentos históricos Monumentos históricos são objetos artísticos ou bens materiais, isto é, estruturas erguidas para simbolizar, comemorar ou homenagear pessoas, acontecimentos ou fatos significativos para determinados grupos ou sociedades.
O que significa monumento na Bíblia?
É monumento ecumênico e faz homenagem à liberdade de cultos e credos no Brasil. A escultura tem a forma de um homem com os braços estendidos sustentando ao céu a Bíblia Sagrada, onde se lê a escritura “Deus enviou seu filho não para condenar, mas para salvar o mundo” (João 3:17).
Como fazer uma análise de fonte histórica?
Os historiadores entendem atualmente que tudo que é produzido pelo ser humano pode ser considerado uma fonte histórica, portanto, não só o texto escrito deve ser entendido como tal. Assim, pinturas, esculturas, construções, fotos, vídeos e relatos orais também são úteis para o historiador.
Como analisar uma fonte primária?
Classificando fontes
A resenha de um livro, quando contém mais a opinião do resenhador do que o resumo do livro, se torna uma fonte primária. Se um texto histórico discute velhos documentos para chegar a uma nova conclusão histórica, é considerado uma fonte primária para as novas conclusões.
Quais são os 4 tipos de fontes históricas?
- documentos textuais;
- vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
- representações pictóricas; e.
- registros orais.
O que é um monumento público?
O monumento público vem demarcar um ponto específico na cidade, ele representa a memória que se quer preservar, que se quer fazer lembrar através da sua presença material.
O que é cidade monumento?
Na prática, a cidade concebida como monumento consistia na supervalo- rização do componente estético, era a cidade concebida enquanto obra de arte, resultando em um descaso aos seus componentes sociais e econômi- cos, o que repercutia nos usos e atividades desenvolvidas nessas cidades e nas possibilidades reais de ...
Qual a diferença entre monumento e monumento histórico?
O monumento, tal qual foi descrito, é concebido intencionalmente. O traço que marca as fronteiras entre o monumento e o monumento histórico, a não intencionalidade de criá-lo como tal.
Quais são os monumentos históricos?
- Angkor Wat (Siem Reap, Camboja) ...
- Praça de Espanha (Sevilha, Espanha) ...
- Grande Mesquita Sheikh Zayed (Abu Dabi, Emirados Árabes) ...
- Basílica de São Pedro (Cidade do Vaticano, Itália) ...
- Mesquita-Catedral de Córdoba (Córdoba, Espanha) ...
- Taj Mahal (Agra, Índia)
Quais monumentos históricos você conhece?
- Torre Eiffel, Paris, França. ...
- Estátua da Liberdade, Nova York, Estados Unidos. ...
- Coliseu, Roma, Itália. ...
- Empire State Building, Nova York, Estados Unidos. ...
- Big Ben, Londres, Inglaterra. ...
- Golden Gate Bridge, São Francisco, Estados Unidos. ...
- Angkor Wat, Siem Reap, Camboja. ...
- Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano.
O que é considerado patrimônio material?
O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Quais são os dois tipos de monumentos?
- Bustos – representam à cabeça, o pescoço e a parte superior do corpo de uma figura humana.
- Estátuas – podem ser de vários tipos, mas sempre representam à pessoa homenageada de corpo inteiro, em diferentes situações (sentada, de pé, a cavalo, etc.)
Quais os monumentos que existem no Brasil?
- Cristo Redentor. Rio de Janeiro, RJ. ...
- Catedral de Pedra. Canela, RS. ...
- Catedral Metropolitana. Brasília, DF. ...
- Teatro Amazonas. Manaus, AM. ...
- Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Gramado, RS. ...
- Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Aparecida, SP. ...
- Santuário Dom Bosco. ...
- Escadaria Selarón.
Quantos dólares é taxado?
O que é um adjetivo Biforme?