É possível que uma empresa contrate apenas empregados temporários em contratos sucessivos?

Perguntado por: César Emanuel Pinho  |  Última atualização: 13. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)

As contratações temporárias só podem ocorrer em casos excepcionais. Além disso, o mesmo funcionário não pode ser contratado temporariamente diversas vezes em um curto espaço de tempo, pois isso vai contra as delimitações da Consolidação das Leis Trabalhistas.

Quantos contratos temporários posso ter?

O contrato de trabalho temporário tem um limite estabelecido de no máximo 180 dias, podendo se estender por mais 90.

Quantas vezes um contrato de trabalho temporário pode ser renovado?

O contrato de trabalho temporário pode durar até 180 dias, consecutivos ou não, prorrogáveis por mais 90 dias, totalizando um período máximo de 270 dias (9 meses).

Em quais situações podemos fazer contratação de temporários?

Somente podem ser contratados trabalhadores temporários nestas condições: 1 – Para substituir um funcionário ausente por férias, licença saúde, licença maternidade, entre outros afastamentos do funcionário permanente. 2 – Para atender a uma demanda complementar extraordinária e imprevisível ou em períodos sazonais.

Quais são as possibilidades legais de se contratar trabalhadores temporários?

Ou seja, só podem ser contratados trabalhadores temporários em duas condições: Para substituir um funcionário ausente (por exemplo, por férias ou afastamento do funcionário) Para atender a uma demanda complementar, que pode ser decorrente de fatores imprevisíveis ou previsíveis.

CONTRATO TEMPORÁRIO | COMO FUNCIONA | DIREITOS TRABALHISTAS do EMPREGADO

15 questões relacionadas encontradas

O que diz a lei sobre os contratos temporários?

Possibilidade implementada pela lei 13.429/17 (Reforma Trabalhista), o contrato de trabalho temporário também pode versar sobre o desenvolvimento de atividades-fim a serem executadas na empresa tomadora de serviços e não apenas sobre o desenvolvimento de atividades-meio.

O que mudou com a nova lei do contrato de trabalho temporário?

A lei 13.429/2017 trata sobre os direitos e deveres dos trabalhadores e das empresas no vínculo com o trabalho temporário e terceirizado. De acordo com ela, o contrato pode durar até 180 dias consecutivos ou não, podendo ser encerrado antecipadamente, e podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Pode contratar temporários mesmo havendo candidatos concursados?

A jurisprudência desta Corte é firme no sentido de que a contratação de temporários para o exercício de atribuições próprias do cargo efetivo, quando existem candidatos aprovados em concurso público vigente, configura preterição na ordem de nomeação e faz surgir para os referidos candidatos o direito à nomeação.

Quais são as características do contrato de trabalho temporário?

Segundo a legislação, o trabalho temporário é prestado por pessoa física, contratada por uma empresa de trabalho temporário, que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços ou cliente para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.

Qual o prazo máximo previsto na lei n 8.745 93 para a duração da contratação temporária?

Vejamos um exemplo concreto: João, servidor público temporário do IBGE, teve seu contrato encerrado em março de 2025. Dessa forma, durante o período de 24 meses, ou seja, até março de 2025, de acordo com a lei 8.745/93, João estará impedido de realizar qualquer outro contrato temporário com a Administração Pública.

Quando o contrato temporário passa a ser indeterminado?

251). Deste modo, ainda que o contrato determinado tenha prazo inferior ao de dois anos, caso seja prorrogado por mais de uma vez, será considerado contrato por prazo indeterminado, para todos os efeitos legais.

Qual o período que o trabalhador temporário pode voltar a trabalhar novamente na mesma empresa?

No caso de dispensa sem justa causa para os contratos por prazo indeterminado, o trabalhador poderá ser readmitido depois de 3 meses. Se o contrato de desligamento se tratar de um contrato por tempo determinado, a recontratação poderá ser realizada somente após seis meses para um novo contrato na mesma modalidade.

Como funciona a renovação de contrato temporário?

A renovação de contrato temporário está condicionada à existência dos requisitos do artigo 37 , inciso IX , da Constituição Federal , isto é, para atender necessidade temporária e de excepcional interesse público, bem como ao juízo de conveniência e oportunidade da Administração.

Qual a diferença entre contrato por prazo determinado e temporário?

Na contratação temporária a empresa necessita do auxílio de uma empresa especializada que faz a negociação com o empregado, já no contrato por prazo determinado não há a necessidade de intermediação e a empresa mesmo pode realizar a contratação.

O que acontece quando acaba o contrato temporário?

Ao término do contrato de trabalho com a empresa prestadora de serviços, os temporários receberão seus direitos decorrentes da rescisão e poderão ser reaproveitados pela empresa ou ser dispensado. “Uma forma de aproveitar o valor da recebido é aplicá-lo no investimento da carreira”, aconselha o consultor.

Quantos contratos de trabalho podemos ter?

Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não existe restrição na legislação brasileira sobre ter dois empregos de carteira assinada, tanto no setor privado quanto no público.

Como funciona contrato temporário CLT?

Um contrato de trabalho temporário é elaborado para suprir a necessidade de se definir legalmente o relacionamento entre empregadores e empregados de forma não permanente. Ambas as partes precisam assinar e concordar com o documento antes que o profissional comece, de fato, a trabalhar.

Qual o prazo mínimo do contrato de trabalho temporário?

Qual o tempo mínimo para contrato de trabalho temporário? De acordo com a Lei 6.019/74, a qual dispõe sobre o contrato de trabalho temporário, não há nenhum tempo mínimo para validação desse tipo de contrato.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a seguro desemprego?

Isso mesmo, você que trabalha por contrato também tem direito ao seguro desemprego! Não importa se você é um trabalhador temporário, terceirizado, por prazo determinado ou indeterminado, se a sua demissão foi sem justa causa, você tem direito a receber o seguro.

É possível a acumulação de cargo público com um contrato temporário?

Contudo, o art. 11 da mesma lei estabelece aplicar-se ao pessoal contratado temporariamente o disposto no art. 118 , da Lei 8.112 /90, o qual, como não poderia deixar de ser, admite a acumulação nos casos constitucionalmente permitidos.

Pode contratar sem concurso?

Contratar sem concurso público é crime, gera condenação e inabilitação para cargos públicos.

Quais os direitos de um servidor público temporário?

Porém, quais direitos tem os servidores públicos temporários? Há direito de receber FGTS, férias, décimo terceiro salário, seguro desemprego.

Como prorrogar contrato de trabalho temporário?

Já a prorrogação do contrato de trabalho temporário está atrelada ao tempo em que ele é possibilitado, que é de 180 dias no total. É possível prorrogá-lo quando ele for previsto para menos de 06 meses e que não extrapole esse prazo.

Qual o período máximo de um contrato temporário?

O contrato de trabalho temporário tem um limite estabelecido de no máximo 180 dias, podendo se estender por mais 90. Já na terceirização, o contrato não precisa ter prazo, o contratante e a terceirizada decidem juntos o tempo de permanência.

Qual o prazo máximo de um contrato temporário?

Outra mudança está no prazo de contrato, que antes era de até três meses e, hoje, é de até 180 dias, podendo ser consecutivos ou não. Essa ação dá maior flexibilidade à utilizadora, permitindo atender a suas transitoriedades e novas demandas de serviços, sem necessidade de prorrogações.

Artigo anterior
Quais as principais características das obras de Mestre Ataíde?
Artigo seguinte
Quem foram os bandeirantes e qual sua importância?