Quais são as palavras femininas?

Perguntado por: Kevin Lima  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

  • Bode – cabra.
  • boi – vaca.
  • carneiro – ovelha.
  • cavaleiro – amazona.
  • cavalheiro – dama.
  • cavalo – égua.
  • genro – nora.
  • homem – mulher.

Como saber se a palavra é feminina?

Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.

O que é palavra feminina?

[ Gramática ] Diz-se de ou género das palavras que indicam fêmea ou das que se consideram não masculinas (ex.: género feminino; estes adjetivos estão no feminino: maravilhosa, poderosa, vencedora).

Como saber se o substantivo e feminino ou masculino?

Na língua portuguesa, há dois gêneros: masculino e feminino.
  • É masculino o substantivo que admite o artigo "o".
  • É feminino o substantivo que admite o artigo "a".

O que é masculino e feminino?

Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino. De acordo com a definição “tradicional” de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino.

MASCULINO E FEMININO IRREGULAR NO PORTUGUÊS

34 questões relacionadas encontradas

Qual é o masculino de ovelha?

o carneiro - a ovelha; o bode - a cabra; o zangão - a abelha.

Qual é o gênero do substantivo?

Quando falamos em gênero, estamos nos referindo ao masculino e feminino. ... Substantivos comum-de-dois – São aqueles que possuem uma só forma para o masculino e para o feminino, mas permitem a variação de gênero por meio de palavras modificadoras, entre estas, os artigos, adjetivos e pronomes.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual é a diferença entre as palavras feminino e feminina?

Feminino e feminina são adjetivos e, por isso, variam em gênero para concordar com o substantivo que caracterizam. Feminino é usado para caracterizar substantivos no masculino (o). Feminina é usado para caracterizar substantivos no feminino (a).

Qual é o substantivo feminino?

São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. Há, contudo, uma distinção a ser feita entre: substantivos biformes e uniformes. Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina.

Qual a sigla de feminino?

sf sing e pl. Substantivo feminino, singular e plural. sm. Substantivo masculino.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual o uso dos porquês?

Dicas para o uso dos porquês

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!

O que é o substantivo Sobrecomum?

Que tem um só género gramatical, mas cuja forma invariável pode designar um indivíduo do sexo masculino ou do sexo feminino (ex.: algoz e cônjuge são nomes sobrecomuns do género masculino; criança e vítima são nomes sobrecomuns do género feminino).

O que é genro no feminino?

Homem casado ou viúvo, relativamente aos sogros ou pais do seu cônjuge. Feminino: nora.

Quais são os substantivos Epicenos?

Substantivo epiceno é o que possui apenas um gênero. Em geral, refere-se a animais. A distinção dá-se pelo designação macho ou fêmea. ex¹: O jacaré macho x O jacaré fêmea (sempre no masculino); ex²: A cobra macho x A cobra fêmea (sempre no feminino); ex³: A onça macho x A onça fêmea (sempre no feminino).

Qual é o feminino de cabra?

Feminino de bode: cabra

O feminino de bode é cabra.

O que é meu gênero?

A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.

Quais os tipos de porquê?

A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.

Porquê ou por quê pergunta?

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. ... Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Artigo anterior
Para que serve Escala de Equilíbrio de Berg?
Artigo seguinte
Qual o órgão responsável por conceder o porte de arma para o cidadão?