Quando um oficial de justiça te procura o que pode ser?

Perguntado por: Catarina Castro  |  Última atualização: 19. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

Porque um oficial de justiça procura uma pessoa? Caso você seja procurado ou contatado por um Oficial, não significa necessariamente que esteja com problemas com a justiça, mas há um juiz determinando sua notificação pessoal para que saiba de determinado assunto. Essa situação pode ocorrer com qualquer pessoa.

Como saber o quê oficial de justiça quer comigo?

Como saber o que um oficial de justiça quer comigo
  1. Mantenha a calma e seja educado. ...
  2. Peça a identificação do oficial de justiça. ...
  3. Pergunte o motivo da visita. ...
  4. Consulte um advogado. ...
  5. Não assine nada sem entender. ...
  6. Mantenha registros de todas as interações.

O que o oficial de justiça entrega?

São alguns exemplos de mandados que são de responsabilidade do oficial de justiça entregar: notificações, intimações, conduções coercitivas, entre outros. Após garantir que os mandados foram cumpridos, o oficial de justiça deve devolvê-los no cartório para que o juiz tenha ciência da entrega.

O que fazer quando receber um oficial de justiça?

Assim, se você recebeu o oficial de justiça em sua casa com um mandado de citação ou se você recebeu uma carta de citação, não se desespere. Assine o mandado ou o AR, receba a cópia da petição inicial, que obrigatoriamente deve vir em anexo, e procure imediatamente um advogado de sua confiança.

Como o oficial de justiça acha a pessoa?

Incumbe ao oficial de justiça procurar o citando e, onde o encontrar, citá-lo: I - lendo-lhe o mandado e entregando-lhe a contrafé; II - portando por fé se recebeu ou recusou a contrafé; III - obtendo a nota de ciente ou certificando que o citando não a apôs no mandado.

Oficial de Justiça pode te procurar nas mídias sociais?

19 questões relacionadas encontradas

Porque o oficial de justiça vai na residência?

No cumprimento de determinadas ordens judiciais, como na busca e apreensão de pessoas e coisas, a própria lei autoriza que o oficial de justiça a arrombar portas externas e internas e quaisquer móveis onde presuma que esteja oculta a pessoa ou a coisa procurada.

O que acontece quando o oficial de justiça vem na sua casa?

Art. 227. Quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

Como saber o motivo de um mandado de intimação?

Caso você tenha dúvidas sobre o motivo da intimação, uma das alternativas para esclarecê-las é se dirigir ao fórum mais próximo e levar consigo a carta de intimação. Ao chegar lá, procure o protocolo geral e apresente a carta.

O que acontece se não responder oficial de justiça?

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial.

Sou obrigada a receber o oficial de justiça?

Quando o documento chega através de um(a) oficial de Justiça, também é preciso assinar o recebimento. E não adianta a pessoa negar a assinatura do documento, porque, em caso de recusa, o(a) oficial vai certificar que ela foi oficialmente comunicada.

Quantas tentativas O oficial de justiça faz?

SÚMULA 414 STJ. 1. Realizadas três tentativas por Oficial de Justiça, bem como tendo o credor empreendido as diligências necessárias para localização do devedor, não há cogitar de nulidade da citação editalícia. Inteligência da Súmula 414 do STJ.

O que pode ser penhorado pelo oficial de justiça?

Imóveis: casas, apartamentos, terrenos e quaisquer outros tipos de propriedades imobiliárias podem ser penhorados. Veículos: carros, motos, caminhões e demais veículos registrados em nome do devedor estão sujeitos a penhora.

Como saber se há uma intimação em meu nome?

Resposta: Você pode realizar a consulta pública nos sistemas processuais. Também é possível entrar em contato com vara ou juizado onde tramita o processo, caso o processo tramite em meio físico ou para solicitar a chave do processo eletrônico.

Quais são os tipos de mandados judiciais?

Modelos de Mandados
  • Mandado de Intimação para Ciência de Sentença e Prazo Recursal.
  • Mandado de Verificação de Atividade Rural.
  • Mandado de Intimação para vista de cadastro de Requisição de Pequeno Valor - RPV.
  • Mandado de Intimação.
  • Mandado de Constatação e Verificação da Condição Socioeconômica.

Como saber se estou procurado pela justiça pelo CPF?

Como saber se estou foragido pelo CPF? Ao acessar o site do BNMP, é possível realizar pesquisas utilizando diferentes critérios de busca, como nome completo, número do CPF ou número do processo judicial.

Tem como consultar intimação pelo CPF?

Também é possível a consulta e impressão das intimações já recebidas. Para o recebimento dessas, a utilização de certificado digital vinculado ao seu CPF é obrigatória.

O que fazer quando for intimada?

SOU OBRIGADO A COMPARECER? Quem recebe uma intimação é obrigado a comparecer na data e horário estipulados no documento. Todavia, caso você não possa comparecer no horário e data marcada, oriento a ligar ou comparecer na Delegacia informada e informar a situação excepcional.

Quais os tipos de intimação judicial?

4.1 Das modalidades de intimação

São as formas de intimação: Intimação eletrônica (já mencionada); Intimação pela imprensa oficial; Por carga dos autos; Intimação pelo correio; Intimação em cartório e em audiência; Por oficial de justiça; Com hora certa e por edital.

Como se defender de uma intimação?

Contrate um advogado com a maior brevidade possível, reúna provas e apresente sua contestação. O julgador será convencido por provas e levará em conta o que a lei determina. Portanto, mantenha o foco na lei e nas provas, esquecendo os mitos.

Qual horário oficial de justiça pode intimar?

Conforme o artigo 172 do Código de Processo Civil, os mandados judiciais decorrentes de processos cíveis podem ser cumpridos no período que vai das 6 horas da manhã até as 8 horas da noite, de segunda a sábado.

Qual o prazo para cumprimento do mandado pelo oficial de justiça?

Os mandados serão cumpridos, no máximo, dentro de 30 (trinta) dias, a contar da data do recebimento, quando não houver prazo expressamente previsto em legislação ou determinado pelo juiz.

Qual o horário de busca e apreensão?

XI , da CF e art. 245 do CPP , o cumprimento de ordem judicial de busca e apreensão só é possível durante o dia, no período compreendido entre 6h e 18h, conforme reconhecido pela jurisprudência, e permitindo-se a entrada em período noturno somente em hipóteses excepcionais, conforme previsto no referido texto legal. 3.

Pode barrar oficial de justiça?

O porteiro não pode impedir o acesso do oficial de Justiça, tampouco retardar sua entrada, negar informações ou prestá-las de forma falsa, sob pena de configurar os crimes de desobediência e desacato.

O que acontece quando a pessoa recebe uma intimação?

Quem recebe uma intimação é obrigado a comparecer na data e horário estipulados no documento. O descumprimento dos termos estabelecidos em uma notificação pode trazer consequências sérias. O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação.

Como saber se tem alguma denúncia em meu nome?

O primeiro passo é acessar a página de Consulta Processual, que pode ser encontrada no menu superior desta página ou em qualquer site de busca ao procurar por "jusbrasil consulta processual". O número CNJ segue um mesmo padrão para todos os tribunais do país e funciona como um "CPF" dos processos.

Artigo anterior
Qual é a espessura da folha A4?
Artigo seguinte
Quem é de menor pode ser testemunha de casamento?