Qual o prazo de prescrição para cobrança de cheque?

Perguntado por: Mauro Nuno Santos Batista Maia  |  Última atualização: 6. November 2024
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

Prescrição do cheque – direitos do portador O cheque prescreve, deixando de ser considerado título executivo, no prazo de seis meses, contados do término do prazo de apresentação, nos termos da Lei do Cheque: Art. 59. Prescreve em 6 (seis) meses, contados da expiração do prazo de apresentação, a ação que o Art.

Qual o prazo prescricional para cobrança de cheque?

Prazo para apresentação do cheque: 30 dias (mesma praça) ou 60 dias (diferentes praças), a contar da data da emissão do cheque. Art. 33, da Lei nº 7.357/85. Prazo prescricional para Ação de Execução: 6 meses a contar da data de expiração do prazo para apresentação.

É possível cobrança de cheque prescrito?

Cheques prescritos perdem a condição de serem cobrados, a não ser por ajuizamento de ação feita por titulares que comprovem ser os legítimos donos. O prazo para desconto de cheque é de 30 dias na mesma praça ou de 60 dias em praças diferentes.

Qual prazo para ação monitória de cheque prescrito?

Prazos de 3, 5 e 10 anos para monitória.

Como saber se o cheque está prescrito?

Prazo de prescrição do cheque

Após o término deste prazo de apresentação é que se inicia o prazo que se conta a prescrição, em que se somam mais 6 meses. Passado esse tempo o cheque é considerado prescrito.

Qual é o prazo de prescrição de cheque?

21 questões relacionadas encontradas

Pode cobrar cheque com mais de 5 anos?

Nesse caso, o prazo para ingressar com a ação é de 6 meses, contados da expiração do prazo de apresentação. Porém, caso o pagamento não seja feito nesse período ou a ação executiva não seja apresentada, é possível entrar com uma ação de cobrança, ou ação monitória, dentro do prazo de 5 anos.

Pode protestar cheque com mais de 10 anos?

Não existe prazo para protestar um título. Segundo o art. 9º da Lei de Protesto (Lei 9.492/97), não cabe ao cartório investigar a ocorrência de prescrição ou caducidade do documento. Porém, cabe ao credor avaliar o risco de protestar um título ou documento de dívida prescrito.

Quando o cheque perde a sua força executiva?

É de cinco anos prazo para ação monitória em caso de cheque ou promissória sem força executiva. O prazo para ajuizamento de ação monitória contra emitente de nota promissória ou cheque, quando perderam a força executiva, é de cinco anos.

É cabível ação monitória de cheque não prescrito?

É possível ao credor ajuizar ação monitória com fundamento em título de crédito ainda não prescrito, e essa possibilidade está autorizada, como é natural, desde o vencimento do título.

O que fazer com o cheque prescrito?

Ação monitória (5 anos)

A ação monitória é um tipo de procedimento judicial especial de cobrança que tem prazo de 5 anos. Para entrar com esse tipo de ação, é preciso apresentar contra o devedor uma prova escrita do seu direito. No caso, o próprio cheque prescrito.

O que interrompe a prescrição de um cheque?

O protesto do título interrompe a prescrição, nos termos do art. 202 , III , do Código Civil .

Como cobrar um cheque depois de 6 meses?

Entre a data de apresentação e o prazo de até 6 meses, o cheque pode ser cobrado por uma ação chamada: execução de título executivo extrajudicial. Passado o prazo de 6 meses até o limite de 5 anos da data de apresentação, esse cheque poderá ser cobrado por meio de uma ação chamada: ação monitória.

O que é a prescrição do cheque?

O cheque é um título de crédito cuja a executividade prescreve em 6 meses, contados da data limite para sua apresentação (30 dias se emitido na praça de pagamento e 60 dias quando emitido em outro lugar), conforme artigo supramencionado.

Pode protestar cheque depois de 20 anos?

48 da Lei nº 7.357/85, o protesto do cheque só é admitido se ocorrer antes de expirado o prazo para a sua apresentação.

O que diz a Súmula 299 do STJ?

“A divergência entre julgados do mesmo Tribunal não enseja recurso especial.” Súmula n.

Quais os motivos de cheques que não podem ser protestados?

Atenção: Os cheques devolvidos pelos motivos 20, 25, 28, 30 e 35, não podem ser protestados (item 32, do Capítulo XV, das NSCGJ).

Qual ação cabível para cobrança de cheque?

AÇÃO DE EXECUÇÃO

O cheque é regulamentado pela Lei nº 7.357, de 02 de setembro de 1985, ao passo que trata-se de um título executivo extrajudicial, que goza de presunção de liquidez, certeza e exigibilidade, por força do Código de Processo Civil: Art.

O que é cheque prescrito 44?

44: cheque prescrito, ou seja, ultrapassou o prazo estabelecido para sua apresentação e não pode mais ser aceito para pagamento. 45: relacionado a cheques emitidos por entidades obrigadas a realizar movimentação e utilização de recursos do Tesouro Nacional mediante uma Ordem Bancária específica.

O que acontece com cheque depois de 5 anos?

Em cinco anos, prescrevem as dívidas líquidas contraídas de instrumento público ou particular. Quando a lei não determina prazo menor, a prescrição ocorre em 10 anos.

É possível protestar o cheque devolvido após prazo prescricional?

1º., que qualquer título ou documento de dívida pode ser levado a protesto. Daí se conclui que, renovada vênia, desimportante o fato de já se ter transcorrido o prazo para apresentação do cheque para pagamento, bem como o fato de encontrar-se o título prescrito”. (Agravo de instrumento nr. 485.049-9 8ª.

Quando o credor entra com cobrança judicial ela não prescreve mais?

Se a dívida for para Justiça, ela terá um novo prazo de prescrição? Sim. Se o credor ingressa com a ação de cobrança dentro do prazo de prescrição da dívida, o prazo se interrompe desde a data de ingresso com a ação e recomeça a sua contagem.

Quanto tempo uma dívida não pode ser cobrada judicialmente?

A maioria das dívidas prescrevem após 5 anos. Passado esse período, o seu nome é retirado da lista dos órgãos de restrição de crédito.

Pode protestar cheque depois de 2 anos?

Sendo assim os prazos para apontamento de cheques a protesto são: Cheques emitidos na praça de pagamento: 30 dias da data de emissão para apresentação (depósito) ao banco mais 6 meses, contando-se no total 210 dias corridos da data de emissão do cheque.

O que diz a Súmula 370 do STJ?

1. A apresentação do cheque pré-datado antes do prazo avençado gera o dever de indenizar, presente, como no caso, a conseqüência da devolução do mesmo por ausência de provisão de fundos.

O que impede a prescrição?

A prescrição pode ser interrompida por qualquer interessado. Assim, podem interrompê-la o titular do direito em via de prescrição, quem legalmente o represente ou, ainda, terceiro que tenha legítimo interesse (herdeiros do prescribente, seus credores e o fiador do devedor, por exemplo).

Artigo anterior
Quando uma ação valoriza?
Artigo seguinte
Qual o maior iPhone que tem?