Qual o prazo máximo de um contrato temporário?

Perguntado por: Paulo Mauro de Barbosa  |  Última atualização: 5. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)

Qual é o prazo do contrato de trabalho temporário? O contrato temporário tem o prazo máximo de 180 dias, consecutivos ou não. A lei permite uma única prorrogação pelo prazo de 90 dias quando mantidas as condições que ensejaram esse tipo de contrato.

Quantas vezes pode ser prorrogado o contrato de trabalho temporário?

O contrato de trabalho temporário pode durar até 180 dias, consecutivos ou não, prorrogáveis por mais 90 dias, totalizando um período máximo de 270 dias (9 meses).

Quando o contrato temporário passa a ser indeterminado?

251). Deste modo, ainda que o contrato determinado tenha prazo inferior ao de dois anos, caso seja prorrogado por mais de uma vez, será considerado contrato por prazo indeterminado, para todos os efeitos legais.

Qual o tempo mínimo e máximo de um contrato temporário?

Trabalho temporário X Terceirização

O contrato de trabalho temporário tem um limite estabelecido de no máximo 180 dias, podendo se estender por mais 90. Já na terceirização, o contrato não precisa ter prazo, o contratante e a terceirizada decidem juntos o tempo de permanência.

Qual o prazo máximo previsto na Lei n 8.745 93 para a duração da contratação temporária?

Vejamos um exemplo concreto: João, servidor público temporário do IBGE, teve seu contrato encerrado em março de 2025. Dessa forma, durante o período de 24 meses, ou seja, até março de 2025, de acordo com a lei 8.745/93, João estará impedido de realizar qualquer outro contrato temporário com a Administração Pública.

CONTRATO TEMPORÁRIO | COMO FUNCIONA | DIREITOS TRABALHISTAS do EMPREGADO

33 questões relacionadas encontradas

O que mudou com a nova lei do contrato de trabalho temporário?

A lei 13.429/2017 trata sobre os direitos e deveres dos trabalhadores e das empresas no vínculo com o trabalho temporário e terceirizado. De acordo com ela, o contrato pode durar até 180 dias consecutivos ou não, podendo ser encerrado antecipadamente, e podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

O que diz a lei sobre os contratos temporários?

Art. 11 - O contrato de trabalho celebrado entre empresa de trabalho temporário e cada um dos assalariados colocados à disposição de uma empresa tomadora ou cliente será, obrigatoriamente, escrito e dele deverão constar, expressamente, os direitos conferidos aos trabalhadores por esta Lei.

Quanto tempo posso ficar como temporário?

Outra mudança está no prazo de contrato, que antes era de até três meses e, hoje, é de até 180 dias, podendo ser consecutivos ou não. Essa ação dá maior flexibilidade à utilizadora, permitindo atender a suas transitoriedades e novas demandas de serviços, sem necessidade de prorrogações.

Quais os tipos de contrato temporário?

Conheça os tipos de trabalhos temporários
  • Contrato por prazo determinado. Essa modalidade geralmente é realizada diretamente entre o trabalhador e a empresa contratante. ...
  • Contrato intermitente. O contrato intermitente, da mesma maneira, é firmado entre a companhia e o empregado. ...
  • Contrato temporário.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito ao quê?

Férias, 13° salário, descanso semanal remunerado. Veja quais são os direitos trabalhistas garantidos pelo contrato de trabalho temporário.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a Seguro-desemprego?

Isso mesmo, você que trabalha por contrato também tem direito ao seguro desemprego! Não importa se você é um trabalhador temporário, terceirizado, por prazo determinado ou indeterminado, se a sua demissão foi sem justa causa, você tem direito a receber o seguro.

Pode efetivar temporário?

Além disso, a empresa pode realizar a efetivação do trabalhador durante a vigência do contrato temporário. Dados apontam que o maior número das efetivações ocorreu no segundo semestre do ano, motivado pela pandemia da Covid-19.

Qual a diferença entre contrato temporário e prazo determinado?

Enquanto o contrato de trabalho temporário tem uma vigência máxima de 90 dias, o contrato por prazo determinado pode durar até 2 anos. Outra diferença está na forma de contratação.

Quem trabalha temporário tem direito aos 40 do FGTS?

De outro lado, o empregado temporário não tem direito à indenização de 40% sobre o FGTS, ao aviso prévio e ao seguro desemprego. Também não é garantida, para as gestantes, estabilidade provisória no emprego.

Pode renovar contrato temporário?

1. A renovação de contrato temporário está condicionada à existência dos requisitos do artigo 37 , inciso IX , da Constituição Federal , isto é, para atender necessidade temporária e de excepcional interesse público, bem como ao juízo de conveniência e oportunidade da Administração.

Quais as vantagens do contrato temporário?

No contrato temporário, os encargos são mais baixos do que na contratação pela CLT. Além disso, por se tratar de uma modalidade com prazo de duração definido, extingue a necessidade do aviso prévio. Outro ponto relevante é a economia de tempo e esforços por parte da equipe de Gente e Gestão.

Quem trabalha temporário tem direito a décimo terceiro?

Para os trabalhadores temporários, o décimo terceiro salário é calculado proporcionalmente ao período trabalhado durante o ano. Por exemplo, se um trabalhador temporário foi contratado por 6 meses, ele terá direito a receber metade do décimo terceiro salário.

Quem assina a carteira do trabalhador temporário?

Mito 2) Trabalho temporário não assina carteira

Segundo a Lei, o colaborador temporário tem direito ao registro na CTPS. E toda empresa que realizar uma contratação temporária, deve obrigatoriamente registrar a experiência na carteira de trabalho de seus colaboradores.

Quais são os direitos do servidor temporário?

Porém, quais direitos tem os servidores públicos temporários? Há direito de receber FGTS, férias, décimo terceiro salário, seguro desemprego.

Qual o custo para contratar funcionário temporário?

Trabalho Temporário = 62,73% sobre o salário.

Como funciona um contrato temporário de servidor público?

Assim como estagiários e terceirizados, servidores temporários não têm um vínculo direto com os cargos públicos. Além disso, essa ocupação é por tempo limitado, como o próprio nome sugere. Por regra, é caracterizada pela necessidade de ocupar determinada posição de interesse público por tempo pré-determinado.

Porque contrato temporário não tem direito a Seguro-desemprego?

O trabalho temporário não cancela o benefício do seguro-desemprego, mas ele é suspenso. Deste modo, ao final do contrato temporário, o trabalhador pode receber novamente as parcelas faltantes, desde que esse prazo não se estenda por mais de 120 dias.

Qual é o tempo mínimo de contrato de trabalho?

Não existe um prazo mínimo para o contrato de trabalho por prazo determinado, somente a previsão de que esse tipo de contrato pode ter duração de até dois 2 anos, podendo ser prorrogado apenas uma vez.

Como prorrogar contrato de trabalho temporário?

Já a prorrogação do contrato de trabalho temporário está atrelada ao tempo em que ele é possibilitado, que é de 180 dias no total. É possível prorrogá-lo quando ele for previsto para menos de 06 meses e que não extrapole esse prazo.

Quais direitos que o efetivo tem que o temporário não tem direito?

Quando houver o desligamento por término de contrato

Por outro lado, o trabalhador temporário não possui direito ao recebimento de aviso prévio, seguro desemprego e multa de 40% do FGTS, justamente por se tratar de um contrato com prazo determinado.

Artigo anterior
Como fazer com que ele se apaixone por mim?
Artigo seguinte
A atmosfera de marte e comstituida por?