O que é a tendência progressista libertadora?

Perguntado por: Alexandre Matias de Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

O que é a tendência libertadora?

A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. Os conteúdos estão sempre a disposição dos alunos para que obtenham conhecimentos de um todo, das matérias em si, sendo assim eles descobrem as respostas de suas necessidades.

Qual o papel da escola na tendência progressista libertadora?

A escola progressista libertária defende a ideia de que o professor apenas orienta os alunos, sem impor ideias. Nessa escola defende-se a ideia de que ao formarem uma consciência política nos alunos isso resultara uma conquista social.

Quem defende a tendência progressista libertadora?

Uma das Tendências Progressistas, conhecida também como tendência crítica da educação, é a Tendência Progressista Libertadora, proposta por Paulo Freire que orienta práticas não-formais de educação.

Qual a pedagogia de luckesi?

Segundo LUCKESI, a Pedagogia Liberal visava defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabelecendo uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, ou seja, sociedade de classes.

TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE - Vídeo 6 de 8

32 questões relacionadas encontradas

Qual a tendência pedagógica defendida por Paulo Freire?

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

O que é uma educação libertadora?

A educação libertadora ou problematizadora estimula o aluno a participar ativamente na hora de aprender e principalmente a questionar a realidade. Na prática, o professor promove diálogo, debate e aproxima o mundo teórico do dia a dia dos alunos. É a chamada "educação ativa".

Qual o papel da escola na pedagogia tradicional?

Elaborada no século XIX, é uma tendência liberal que considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento. Basicamente, no modelo que mais vemos em que eles falam enquanto os estudantes recebem os conteúdos com uma participação ou outra quanto tem dúvidas.

Como é a relação Professor-aluno na pedagogia libertadora?

A relação professor-aluno é ressignificada, ou seja, "quando se fala na educação em geral, diz-se que ela é uma atividade pela qual, professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, ...

Quais as características da pedagogia libertadora?

A Pedagogia Libertadora utiliza "temas geradores", ou seja, os alunos são alfabetizados com as palavras que usam no dia-a-dia, sempre associando o processo de alfabetização com a vida.

Como surgiu a tendência progressista libertadora?

“A pedagogia libertadora tem suas origens no movimento da educação popular, no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando foi interrompida pelo golpe militar de 1964, e retoma o seu desenvolvimento no final dos anos 70 e início dos anos 80.

Qual o lugar do professor na Pedagogia Libertadora?

O educador defende e incentiva o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, no seu contexto real.

Como a Pedagogia Libertadora entende que deve ser a atividade escolar?

2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive.

Como proporcionar aos alunos uma educação libertadora?

Vê na comunicação "educador-educando-educador” uma relação horizontal. O diálogo é um traço essencial da educação libertadora. Todo esforço de conscientização baseia-se no diálogo, na troca, nas discussões. A humildade é um pré-requisito ético do educador que se propõe a ajudar no processo de libertação pela educação.

Como era o ensino na escola tradicional?

No método tradicional de ensino, o professor é considerado figura central e único detentor do conhecimento, que é repassado aos alunos, normalmente, por meio de aula expositiva. Ao estudante, reduzido a expectador da aula, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.

Como é uma escola tradicional?

A escola tradicional

Uma sala de aula tradicional é onde o professor modera e regula o fluxo de informações e conhecimentos. Espera-se que os alunos continuem desenvolvendo seus conhecimentos sobre um assunto fora da escola por meio de exercícios de lição de casa.

Quais são as características da escola tradicional?

ESCOLA TRADICIONAL:

O professor é autoritário e transmite um saber fragmentado, desfocado do contexto, enciclopédico. Preocupa-se com a memorização e repetição dos conteúdos. A base do processo didático é dedutivo, aonde o ensino vai do abstrato ao concreto, do geral para o particular.

Quais os ideais defendidos pela educação libertadora?

A educação libertadora tem, fundamentalmente, como objetivo desenvolver a consciência crítica capaz de perceber os fios que tecem a realidade social e superar a ideologia da opressão. Na educação como prática da liberdade, os homens e as mulheres são vistos como “corpos conscientes”.

Qual a diferença da pedagogia libertária e libertadora?

Libertaria trabalha com a vivência em grupo. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais. Libertadora trabalha com a problematização da experiência social, em grupos de discussão. Os conteúdos são extraídos do cotidiano do aluno.

O que Paulo Freire diz sobre educação libertadora?

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”, Paulo Freire.

Quais são os principais pontos das ideias de Paulo Freire?

Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.

Como surgiu a tendência pedagógica libertadora ou pedagogia de Paulo Freire?

A pedagogia libertadora ou pedagogia de Paulo Freire surgiu como uma forma de educar o cidadão por meio da problematização e reflexão das situações vividas reconhecendo criticamente o estado oprimido em que o mesmo se encontra e, assim rejeitando a imposição da cultura do opressor.

Quando surgiu a tendência progressista?

A Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos ou “histórico-crítica”, aparece nos fins dos anos 70. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A escola é parte integrante do todo social e orienta o aluno para a participação ativa na sociedade.

Quando surgiu a teoria progressista?

Formulação de inspiração marxista que influenciou diversos pedagogos brasileiros em fins de 1970. Foi proposta pelo educador francês Georges Snyders em pelo menos quatro de suas obras: Pedagogia progressista, Para onde vão as pedagogias não-diretivas? , Alegria na escola e Alunos felizes . ...

Quais são as características da pedagogia Histórico-crítica?

A pedagogia histórico-crítica compreende que a escola é determinada socialmente e que a sociedade, fundada no modo de produção capitalista, é dividida em classes com interesses opostos, portanto, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracteriza a sociedade.

Artigo anterior
Porque os biomas brasileiros estão correndo risco de extinção?
Artigo seguinte
Quais são as atividades de um estoquista?