Quais são as duas vias de apoptose?
Perguntado por: Nelson Faria de Gaspar | Última atualização: 24. April 2022Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)
Há duas principais vias de sinalização da apoptose: a via extrínseca (ou via dos receptores de morte celular) e a via intrínseca (ou via da mitocôndria), e evidências recentes apontam que essas duas vias estão ligadas e que moléculas de uma delas podem influenciar na outra.
Quais as duas vias da apoptose?
Falamos bastante das funções da apoptose quando ela ocorre, mas falta entender como ela acontece. Quais são os mecanismos envolvidos nesse processo fundamental. Existem duas vias principais: a via intrínseca e a via extrínseca, que vão convergir para o mesmo local, na chamada via de execução.
Quais são os tipos de apoptose?
Os dois principais tipos de vias de apoptose são as vias intrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para se destruir de um dos seus próprios genes ou proteínas, devido à detecção de danos no DNA e vias extrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para iniciar a apoptose de outras células do organismo.
Quais são as etapas da apoptose?
A apoptose pode ser descrita em uma seqüência de etapas facilmente identificadas ao microscópio de luz: 1ª Etapa: A cromatina, inicialmente esparsa e em transcrição, começa um processo rápido de condensação e inativação.
Como ocorre a apoptose pela via extrínseca?
Na via extrínseca (também conhecido como "via do receptor de morte"), a apoptose é desencadeada pela ativação induzida por ligante de receptores de morte na superfície da célula.
Apoptose : Via intrínseca e via extrínseca (Aula 07) [Atualizado 2021]
O que é via extrínseca?
A via extrínseca inclui elementos do sangue e aqueles que também não são encontrados com frequência no espaço intravascular. A via intrínseca inicia-se com componentes que estão no espaço intravascular. Essas duas vias convergem para uma via comum.
Como funciona o mecanismo de apoptose?
Mecanismos envolvidos no processo apoptótico
A apoptose tem como principal mecanismo a ativação das caspases, que possuem cisteína no seu sítio ativo e são responsáveis por clivar proteínas com resíduos de ácido aspártico.
Quais são as fases da necrose?
- Necrose de coagulação: causada por isquemia, diminuição ou suspensão do aporte de sangue para determinada região. ...
- Necrose de liquefação: o tecido danificado assume a aparência líquida. ...
- Necrose caseosa: coloração branca ou amarelada, semelhante à do queijo cremoso.
Quais são os três tipos de morte celular?
- Apoptose intrínseca;
- Apoptose extrínseca:
- Necrose;
- Morte autofágica;
- Morte celular imunogênica;
- Morte celular dependente de lisossomo;
- Netose;
- Entose;
Quais são as causas da apoptose?
A apoptose pode ocorrer em virtude de estímulos fisiológicos normais, quando então é útil para manter o equilíbrio interno do organismo, ou por causas patológicas. Entre as primeiras, contam-se vários processos naturais de involução e desaparecimento de certas estruturas anatômicas durante a vida do organismo.
São características da apoptose exceto?
São características da apoptose, EXCETO: a) morte celular passiva, sem gasto de energia. b) afeta células isoladas. c) ocorre por estímulo fisiológico ou patológico. d) formação de corpos apoptóticos.
Onde ocorre a apoptose?
A apoptose é um tipo de morte celular programada que ocorre em diversas situações, como por exemplo, na organogênese e hematopoiese normal e patológica, na reposição fisiológica de certos tecidos, na atrofia dos órgãos, na resposta inflamatória e na eliminação de células após dano celular por agentes genotóxicos e ...
Quais são as caspases efetoras?
As caspases envolvidas na apoptose são classificadas de acordo com sua função: Caspases efetoras: caspases -3, -6 e -7. Caspases iniciadoras: caspases-2, -8, -9 e -10. Caspases envolvidas na inflamação: Caspases-1, -4, -5, -11 e -12.
Quais são os tipos de morte?
Tipos de mortes
Morte natural – é aquela que resulta de uma patologia, pois é natural que um dia se morra. Morte violenta – é a que resulta de ato praticado por outra pessoa(homicídio), ou por si mesma (suicídio), ou em razão de acidentes, sempre existindo responsabilidade penal a ser apurada.
Quais os tipos e morte celular descrever cada um?
Existem dois tipos de morte celular: a necrose, processo agudo provocado por uma lesão celular generalizada, e a apoptose, mecanismo mais apurado, não inflamatório. Na apoptose participam diversos mecanismos genéticos e celulares, sendo um processo geneticamente programado que responde a mecanismos homeostáticos.
O que é necrose e apoptose?
Pontos Principais: Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão.
São características da necrose?
As características macroscópicas da necrose correspondem a: Necrose de coagulação: os tecidos apresentam maior firmeza, são de coloração acinzentada, apresentam-se opacos, turvos e secos, com aspecto da albumina coagulada. Há pouca retração e, até o contrário, os tecidos se incham. É causada por isquemia local.
Qual é o mecanismo de necrose?
A necrose era considerada como um mecanismo meramente acidental de morte celular, definida pela ausência de características morfológicas de apoptose ou autofagia.
Quais são os sintomas de necrose?
- A pele infectada fica vermelha, quente ao toque e, às vezes, inchada, e bolhas de gás podem se formar sob a pele.
- A pessoa geralmente sente dor intensa, muito mal-estar e febre alta.
Como induzir a apoptose?
- Vitamina E, encontrada em óleos vegetais (amendoim, soja, milho, girassol) e no gérmen de trigo;
- Ácido elágico, encontrado em frutas vermelhas, morangos e algumas nozes;
Quais são os processos envolvidos na morte celular?
A morte celular, definida como perda irreversível da estrutura e funções vitais da célula, ocorre por dois processos morfologicamente distintos: necrose e apoptose.
Qual a via Extrinseca da coagulação?
A via extrínseca da coagulação é ativada a partir da exposição da tromboplastina presente no tecido do endotélio lesado. O fator VII (proconvertina) é ativado (tornando-se VIIa) quando entra em contato com a tromboplastina e então, juntamente com íons cálcio ativam o fator X (Xa).
Qual o nome da doença que faz o sangue não coagula?
A Hemofilia é um distúrbio do sangue, em que o sangue não coagula devidamente. Trata-se de uma coagulopatia hereditária (Doença Hemorrágica), decorrente da deficiência quantitativa e/ou qualitativa de um ou mais fatores de coagulação.
Quais são as causas motivos extrínseca é intrínseca da via de coagulação?
A via extrínseca opera na superfície das células que expressam FT para iniciar e amplificar o processo de coagulação. Os componentes da via intrínseca operam na superfície das plaquetas ativadas para produzir grande quantidade de trombina que resultará na formação e estabilização do coágulo de fibrina.
O que são as caspases e como são classificadas?
Caspases. As caspases são um tipo de proteases, ou classe de enzimas que decompõe outras proteínas. As caspases estão envolvidas na iniciação e execução de apoptose (morte celular programada).
O que não faz coisa julgada material?
Quanto tempo dura seborreia?