O que foi o período pré-homérico?

Perguntado por: Carlos Sebastião Soares Matos Campos  |  Última atualização: 21. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (30 avaliações)

O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica. ... Período Homérico (1200 a.C.-800 a.C.) Período Arcaico (800 a.C.-500 a.C.)

O que aconteceu no período homérico?

O Período Homérico é o que compreende o tempo passado entre o fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga. Cada pólis representava um Estado independente e por isso elas são chamadas de cidades-estado. ...

Porque período pré-homérico?

Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.

Quais os principais acontecimentos do período pré-homérico?

O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.

Quais eram as principais características do período homérico?

Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.

Grécia Antiga: Período Pré-Homérico - Brasil Escola

22 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características dos períodos homérico é arcaico?

O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.

Qual a principal característica do período arcaico?

Principais características do período arcaico:

- Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.

Quais são os períodos que compõem a história dos gregos quais os fatos que se destacam em cada um?

A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...

Quais são os 5 períodos da história da Grécia antiga?

A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

Quais os povos que fizeram parte da formação do povo grego no período pré-homérico?

Jônios, cretenses, micênicos e dórios, em diferentes momentos, adentraram a região que correspondia à Grécia Antiga e, de alguma forma, contribuíram para a formação do povo grego.

O que motivou a primeira diáspora?

A primeira diáspora grega foi um processo migratório, ocorrida por volta do século XII a.C., devido à onda de invasões dóricas na Grécia antiga, resultando na dispersão de povos gregos pelas bacias do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

Qual foi a causa da primeira diáspora grega?

A Primeira Diáspora Grega foi marcada pelas invasões na Hélade. Entre 1500 e 1150 a.C. ocorreu o florescimento da Civilização Micênica. Os invasores dórios foram responsáveis por uma nova organização e divisão social na região.

Por que surgiu a Polis?

O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. ... Sob o ponto de vista histórico, a formação das pólis instituiu um espaço em que diferentes formas de organização políticas foram criadas e desenvolvidas.

Como surgiu e acabou o período homérico?

Período Homérico (1100-800 a.C.): caracterizado por grandes lacunas no conhecimento histórico. Os historiadores sabem que se tratou de um momento de recuo civilizacional devido à destruição dos micênicos pelos dórios. Período Arcaico (800-500 a.C.): fase na qual surgiu a pólis, o modelo de cidade-estado dos gregos.

Quais obras presentes no período homérico?

As narrativas que organizaram a memória sobre esse período estão compiladas em dois poemas épicos atribuídos ao poeta cego Homero: a Ilíada, que narra a Guerra de Troia (Ilíon, em grego), e a Odisseia, que narra o retorno da guerra de Troia do herói Ulisses, ou Odisseu.

Quais são as principais fases da história grega?

Períodos Históricos da Grécia Antiga
  1. 1 - Pré-Homérico - entre 2000 a.C. e 1.100 a.C.
  2. 2 - Período Homérico - entre 1.100 a.C. e 800 a.C.
  3. 3 - Período Arcaico - entre 800 a.C. e 500 a.C.
  4. 4 - Período Clássico - entre 500 a.C. e 338 a.C.
  5. 5 - Perído Helenístico - entre 338 a.C. e 146 a.C.

Qual dos períodos não corresponde a história da Grécia Antiga?

O Período Republicano não corresponde à história grega, mas sim à história romana, estendendo-se de 509 a.C. a 27 a.C.

Quais são as três regiões que formavam a Grécia Antiga?

História Geral. Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.

Quais foram as cidades gregas que mais se destacaram no período clássico?

Nesta época temos a existência de várias cidades-Estado, entre as quais damos especial destaque à Esparta, Atenas e Tessália. Essas cidades ganhavam esse nome, cidade-estado, pois cada uma delas tinha autonomia política para criar sua própria forma de governo.

Quais características marcaram a civilização grega?

Principais características da Grécia Antiga:
  1. 1 - Jogos Olímpicos. Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses.
  2. 2 - Filosofia grega.
  3. 3 - Teatro.
  4. 4 - Religião grega.
  5. 5 - Mitologia e os oráculos. ...
  6. 6 - Arquitetura. ...
  7. 7 - A Ágora.

Como surgiu a civilização grega?

A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.

O que é o Período Arcaico?

É conhecido como Período Arcaico da Grécia Antiga o recorte temporal compreendido entre os séculos VIII e VI a.C. Foi neste período que começam a se formar as primeiras sociedades organizadas em poleis, ou cidades-estado. Esta forma de organização é característica da Grécia Antiga.

Quais as principais características do período clássico?

O período Clássico corresponde aos séculos V e IV a.C., e foi marcado pelo apogeu da democracia em Atenas, o desenvolvimento da filosofia e das artes, mas também por diversas guerras que contribuíram para a decadência grega.

O que caracterizou o período Helenistico?

O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.

Quais as principais características da cidade de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Artigo anterior
Quantas usinas tem o Brasil?
Artigo seguinte
Qual é o nome de rico?