O que é registro de autônomo?

Perguntado por: David Mateus Loureiro Pires Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
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É a Inscrição do cadastro na Secretaria da Fazenda do Município de Ribeirão Preto, onde são registrados os dados dos contribuintes de tributos mobiliários que exercem uma atividade econômica na forma de trabalho pessoal, sem vínculo empregatício.

Como fazer o registro de autônomo?

Para se regularizar como autônomo, o profissional deve fazer o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM). Para isso, basta se dirigir à Secretaria de Finanças da sua cidade, ou buscar o órgão equivalente no município (é comum que, em cidades menores, os órgãos se fundem e ganhem nomes diferentes).

O que é inscrição de autônomo?

A inscrição de autônomo é o cadastro obrigatório por lei a ser efetuado na Prefeitura do domicílio fiscal do contribuinte para a prestação de serviços por pessoa física, e é válida em todo o território nacional.

Como fazer registro de autônomo na Prefeitura?

O interessado deve comparecer a um dos postos de Atendimento da Prefeitura com os documentos necessários para solicitar a inscrição de autônomo no cadastro municipal. No pedido deve estar indicada a atividade que o profissional irá prestar.

Quem é autônomo pode ser registrado?

A empresa poderá contratar os autônomos como empregados registrados pelo regime CLT, uma vez que esta estabelece que o empregado comissionista é aquele que recebe seu salário de forma variável, sendo que o pagamento é feito de acordo com uma comissão previamente estipulada em contrato de trabalho.

#131 - O QUE É O REGISTRO NO CONSELHO E O CADASTRO DE AUTÔNOMO NA PREFEITURA?

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os direitos dos trabalhadores autônomos?

Quais são os direitos dos trabalhadores autônomos?
  • aposentadoria por idade, por invalidez, por tempo de contribuição ou especial;
  • auxílio-doença;
  • salário-maternidade;
  • pensão em caso de morte;
  • auxílio-reclusão.

Como faço para provar que sou autônomo?

Como comprovar renda sendo autônomo?
  1. Extrato bancário. Se você tem uma conta corrente, comprovar renda por meio do extrato bancário é uma das melhores alternativas disponíveis. ...
  2. Imposto de Renda. ...
  3. Recibos e contratos. ...
  4. Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.

Quanto custa um alvará de autônomo?

Taxas: Expediente R$ 18,35 (exercício 2022) Alvará R$ 103,85 (exercício 2022) Vistoria R$ 75,81 (exercício 2022)

Como tirar CCM autônomo?

Preencha e envie pela internet o requerimento de inscrição no CCM. O protocolo deve ser enviado por meio do Fale com a Fazenda, opção sem Senha Web, com os demais documentos comprobatórios exigidos.

Qual a diferença entre CCM e inscrição municipal?

Pode ser conhecida também como: Cadastro Mobiliário, Inscrição Municipal, CCM (Cadastro do Contribuinte Mobiliário), Alvará, entre outras denominações que representam o mesmo significado, dependendo da aplicação e da localidade. É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal.

Qual a diferença entre CCM e MEI?

O MEI é obrigado a se registrar em São Paulo? Sim. Toda atividade exercida na cidade de São Paulo precisa ser registrada junto à Prefeitura. No caso do MEI, será emitido automaticamente o registro, que é o CCM – Cadastro do Contribuinte Mobiliário.

O que é RPA de autônomo?

O RPA é o documento que formaliza a contratação de uma pessoa física para prestar serviços à empresa. Toda vez que uma empresa recorre ao trabalho de um profissional autônomo ou freelancer sem CNPJ, ela deve emitir um RPA para registrar os valores pagos e recolher os devidos impostos.

O que é CNPJ autônomo?

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é a identificação de uma empresa, assim como o CPF é para as pessoas físicas. Mas o CNPJ não é interessante apenas para quem tem, de fato, um negócio. Ele também é importante para o profissional autônomo que precisa emitir nota fiscal pelo serviço prestado a uma empresa.

Quais documentos precisa para ser autônomo?

b. Para Empregadora/Empregador autônomo: Cadastro da Pessoa Física – CPF; Registro Geral – RG; Conta telefônica e comprovante de residência (em nome próprio ou familiar – água, luz ou telefone).

Como tirar CCM pessoa física?

Preencha e envie pela internet o requerimento de inscrição no CCM. O protocolo deve ser entregue na Subprefeitura mais próxima (PF) ou na Praça de Atendimento da Secretaria da Fazenda (PJ). O cancelamento de inscrição no CCM deve ser feito pela internet.

Como se cadastrar no INSS como autônomo pela internet?

Acesse o site da Previdência Social, indique qual tipo de contribuinte você se enquadra e, em seguida, digite o seu número de cadastro no INSS (PIS OU NIT).

Precisa pagar o CCM?

Autônomos e Profissionais Liberais, cadastrados como pessoa física no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), quando prestarem os serviços descritos na lista do caput do artigo 1º da Lei 13.701/2003, estão isentos do Imposto sobre Serviços (ISS), desde o dia 1º de janeiro de 2009, conforme o artigo 1º da Lei ...

Onde conseguir o número do CCM?

Para fazer a inscrição ou qualquer atualização de CCM, você pode acessar o site da prefeitura de sua cidade ou aqueles que não tiverem acesso através da internet, devem comparecer até a prefeitura ou subprefeituras para fazer o cadastramento.

Quem deve se inscrever no CCM?

Todos os contribuintes de tributos mobiliários estão legalmente obrigados ao registro no CCM, bem como a informar o encerramento de suas atividades ou qualquer atualização ocorrida em seus dados cadastrais no prazo máximo de 30 dias após o início ou encerramento de suas atividades ou da ocorrência da atualização (Lei ...

Para que serve o alvará de autônomo?

O alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa exercer as suas atividades em determinados locais de acordo com as normas estabelecidas. Ele é concedido pela Prefeitura ou outro órgão governamental municipal.

Como pagar o CCM?

Existem duas formas de se efetuar o pagamento de tributos municipais: por meio do Sistema de Pagamentos on-line (ATM) e via Damsp. Confira a relação dos bancos conveniados e respectivos meios disponíveis.

Como conseguir um comprovante de renda como autônomo?

No caso de um autônomo querer financiar sua casa própria ou um veículo, a documentação necessária para comprovação de renda é a seguinte:
  1. Extrato bancário.
  2. Declaração de imposto de renda.
  3. Recibos emitidos (com as guias de recolhimentos de impostos)
  4. Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)

Como comprovar renda de um trabalhador informal?

Para comprovar a renda informal, podem ser utilizados diversos documentos como extratos bancários, faturas do cartão de crédito recibos de aluguel, etc. Será necessário retirar o extrato da movimentação bancária dos últimos três meses.

Quem trabalha como autônomo tem direito FGTS?

- Trabalhadores eventuais que prestam serviços provisórios, não estando sujeitos a ordem e a horário, e que não exerçam tarefas ligadas à atividade principal do tomador de serviços; - Trabalhadores autônomos; - Servidores públicos civis e militares, sujeitos ao regime trabalhista próprio.

Qual a lei do autônomo?

A regulamentação do trabalhador autônomo pela lei 13.467/17

O artigo 442-B prevê que "a contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no artigo 3o desta Consolidação".

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