Quais são os casos de estabilidades mais conhecidos?

Perguntado por: Victória Adriana Gomes Gonçalves  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

Veja, neste artigo, quais são os casos que o trabalhador tem direito à estabilidade no emprego.
  • Acidente de trabalho. ...
  • Empregada gestante. ...
  • Membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa. ...
  • Dirigente sindical. ...
  • Representantes dos empregados membros da Comissão de Conciliação Prévia.

Quais são os casos de estabilidade no emprego?

Situações que garantem estabilidade no emprego
  • Estabilidade por auxílio-doença acidentário. ...
  • Estabilidade do dirigente sindical. ...
  • Estabilidade do dirigente de cooperativa. ...
  • Licença-maternidade. ...
  • Estabilidade do membro da CIPA. ...
  • Estabilidade do membro do CNPS. ...
  • Estabilidade do membro do Conselho Curador do FGTS.

Quais são os tipos de estabilidade?

A garantia de emprego pode também ser denominada de estabilidade provisória ou estabilidade temporária. Assim, pela definição de estabilidade e garantia, podemos notar a diferença básica entre elas, qual seja a primeira tem caráter permanente, enquanto a segunda tem caráter provisório.

Qual tipo de acidente gera estabilidade?

Quem tem direito à estabilidade por acidente de trabalho? De acordo com artigo 118 da Lei 8.213/1991, que estabelece diretrizes com relação a estabilidade por acidente de trabalho, este direito está aplicável aos colaboradores com afastamento da empresa (em decorrência de acidente ou doença) superior a 15 dias.

Quais são as principais hipóteses de estabilidade no emprego previstas na legislação brasileira?

Nesse sentido, as hipóteses legais são: dirigente sindical. gestante. membro da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA)

4.1 - Estabilidades

44 questões relacionadas encontradas

O que diz a CLT sobre estabilidade?

492 da CLT, que trata da estabilidade por tempo de serviço. Segundo essa disposição legal, o empregado com mais de 10 anos de serviços prestados para o mesmo empregador não poderia ser dispensado, salvo em casos de falta grave ou força maior comprovadas.

Qual a estabilidade para afastamento por doença?

Projeto garante contrato de trabalho por 90 dias após fim do auxílio-doença não acidentário. O Projeto de Lei 1897/22 garante a manutenção do contrato de trabalho ao empregado beneficiário de auxílio-doença não acidentário por no mínimo 90 dias após a cessão do auxílio.

Quando um funcionário faz uma cirurgia tem estabilidade no emprego?

Caso a cirurgia não advenha da doença ocupacional ou acidente do trabalho, não há o que se falar em estabilidade do empregado. A lei Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991 em seu artigo 118 é clara neste sentido: Art. 118.

Quem tem estabilidade por acidente de trabalho pode ser demitido?

Por isso, a lei prevê que o empregado acidentado tem sim direito a estabilidade no emprego pelo período de 12 meses, ou seja, durante pelo menos 12 meses após o acidente o empregado não poderá ser demitido.

Quando um funcionário com estabilidade pode ser demitido?

O empregado estável possui uma garantia de permanência no trabalho, não podendo ser demitido arbitrariamente, sem uma causa justificada. Em outras palavras, só pode ser demitido se for por justa causa.

O que é considerado estabilidade?

A estabilidade no trabalho é definida como um termo técnico utilizado para caracterizar um período de tempo em que o trabalhador não poderá ser demitido sem justa causa ou por motivo de força maior e caso seja demitido, o mesmo, tem direito a indenização ao período proporcional de estabilidade.

Quando gera estabilidade?

Quando o empregado fica afastado por mais de 15 dias por acidente do trabalho ou por doença adquirida no trabalho ele tem direito a um período de 12 meses de estabilidade. Esta é a previsão do art. 118 da Lei 8.213/91. Ou seja, dentro de um ano o empregador não poderá demiti-lo.

O que pode ser considerado um acidente de trabalho?

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art.

O que é a estabilidade social?

A estabilidade social refere-se à condição em que uma sociedade mantém um estado de equilíbrio e harmonia, sem grandes conflitos ou perturbações.

Quando abre a CAT tem estabilidade?

A legislação prevê, por meio do artigo 118 da Lei nº 8.213/91, a estabilidade ao empregado segurado que sofreu acidente do trabalho, pelo prazo de 12 meses após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.

Quem tem estabilidade por acidente de trabalho?

A legislação prevê por meio do artigo 118 da Lei nº 8.213/91 a estabilidade ao empregado segurado que sofreu acidente do trabalho, pelo prazo de 12 meses após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.

Qual o tipo de doença que a empresa não pode demitir?

Assim, o empregado portador de doença grave, como HIV, câncer, diabetes, doenças cardíacas, hepatite, tuberculose, alcoolismo crônico, depressão, dentre outras, não poderá ser dispensado de forma arbitrária pelo empregador.

Quem está na estabilidade pode fazer acordo?

Pode sim fazer Rescisão por comum acordo no período de estabilidade, já que o funcionário está abrindo mão da estabilidade. Algumas empresas estão fazendo a Rescisão e homologando no sindicato, já que alguns juristas entendem que é o correto, então faça e homologue para não ter problema com pedido de restituições.

Estou com uma cirurgia marcada a empresa pode me mandar embora?

A demissão de funcionário às vésperas de cirurgia marcada é considerada uma dispensa abusiva pelo TRT2, quando tal procedimento for do conhecimento da empregadora.

Qual o valor da multa para quem é demitido na estabilidade?

Assim, se houver a dispensa sem justa causa durante o período de garantia provisória no emprego, o empregador deverá fazer o pagamento da verba rescisória prevista na legislação. Também deve ser pago ao trabalhador uma indenização que se refere à multa que varia de 25% a 100% do salário do empregado.

Quem opera de hérnia tem estabilidade?

Após 7-10 dias a maioria dos pacientes está apto e se sente confortável para voltar às atividades habituais.

Quanto tempo de estabilidade depois de uma cirurgia?

Auxílio doença acidentário

Nesse caso, o colaborador terá uma estabilidade de 12 meses após o retorno ao trabalho.

Quem volta de auxílio-doença tem estabilidade?

Desta forma, podemos perceber que o auxílio-doença não dá direito à estabilidade, contudo o auxílio-doença acidentário dá direito à garantia provisória do emprego por 12 (doze) meses após a volta ao trabalho do empregado afastado em decorrência de acidente ou doença do trabalho.

Quem tem mais de 10 anos de empresa tem estabilidade?

De acordo com esse dispositivo legal, o empregado que contasse com mais de 10 anos na mesma empresa não poderia ser dispensado, a não ser por motivo de falta grave ou por força maior. Com a criação do FGTS, pela Lei 5.107/1966, somente os empregados que não optassem pelo sistema do Fundo é que continuariam estáveis.

Artigo anterior
O que o padrinho de Crisma faz?
Artigo seguinte
Pode mudar o nome do pai na certidão de nascimento?