O que é parcela art 113 CPFL?

Perguntado por: Raquel Irina Matias Nascimento  |  Última atualização: 11. April 2022
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Resposta da empresa
Em atenção a sua manifestação, informamos que o Artigo 113 RES/ANEEL/414/2010 trata das diferenças de valores a cobrar ou a devolver, oriundas de erro ou falha no faturamento e/ou cadastro por motivo de responsabilidade do concessionário-distribuidora.

O que é acerto de faturamento artigo 113?

“Art. 113. A distribuidora quando, por motivo de sua responsabilidade, faturar valores incorretos, faturar pela média dos últimos faturamentos sem que haja previsão nesta Resolução ou não apresentar fatura, sem prejuízo das sanções cabíveis, deve observar os seguintes procedimentos: (...)

O que diz o artigo 113 da Aneel?

É direito do consumidor ser ressarcido por valores cobrados e pagos indevidamente, acrescidos de atualização monetária e juros. Isso vale não apenas para a conta do mês corrente, mas dos últimos 36 meses imediatamente anteriores à constatação do erro.

O que é o artigo 115 da Enel?

O Artigo 115, da Resolução Normativa n 414, de 9 de setembro de 2010, corresponde a compensação do faturamento de consumo de energia elétrica, devido a um problema no medidor que fora trocado e periciado, onde foi constatado irregularidades.

O que é consumo irregular?

Trata-se do consumo que de fato ocorreu, mas que não foi registrado pelo medidor. Pode ter sido causado por defeito no medidor ou por algum procedimento que impediu a medição correta.

Dica de parcelamento para contas de Energia da CPFL

26 questões relacionadas encontradas

O que é faturamento a menor ou ausência art 113?

I – faturamento a menor ou ausência de faturamento: providenciar a cobrança do consumidor das quantias não recebidas, limitando-se aos últimos 3 (três) ciclos de faturamento imediatamente anteriores ao ciclo vigente; [...]

O que é ART 113 REN 414?

113". De fato, a Resolução nº 414/2010 da ANEEL prevê em seu art. 113 a possibilidade de a concessionária vir a cobrar valores complementares ao consumidor, no caso de faturamento incorreto motivado por questões de sua responsabilidade.

O que diz a Resolução 414 da ANEEL?

A Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010, estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica e traz os direitos e deveres que os consumidores devem conhecer para utilizar os serviços corretamente e acompanhar a qualidade entregue por sua distribuidora.

Qual é a resolução 414 da ANEEL?

Resolução Normativa nº: 414/2010 - Estabelece as condições gerais de fornecimento de Energia Elétrica de forma atualizada e consolidada.

Como tirar 2 Via Light?

Agência Virtual
  1. Entre no site da Agência Virtual da Light;
  2. Faça o login informando o CPF do titular ou email e a senha de acesso. ...
  3. Feito o login, entre na aba Serviços e selecione Segunda Via de Conta;
  4. Procure a instalação que você deseja emitir a segunda via e faça o download;

Qual a finalidade da resolução 414?

Apresenta, para as distribuidoras e consumidores, as condições gerais de fornecimento de energia elétrica. Trata sobre contratos, medição para faturamento, leitura, cobrança, pagamento, responsabilidades da distribuidora e do consumidor, ressarcimento de danos elétricos, dentre outros assuntos.

O que é o Toi?

TOI é o Termo de Ocorrência de Irregularidade, no qual a concessionária de energia alega irregularidade no medidor de energia (relógio).

Como é feita a leitura do consumo de energia nas residências?

Para fazer a leitura do consumo, basta verificar em cada círculo o número que o ponteiro mostra. A leitura é feita da esquerda para a direita e indica a milhar, centena, dezena e unidade de consumo. Se o primeiro relógio estiver marcando o número 4 (quatro), por exemplo, esse será o valor da milhar.

Qual lei norma regulação trata do fornecimento de energia elétrica *?

L9427consol. LEI Nº 9.427, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1996. Institui a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, disciplina o regime das concessões de serviços públicos de energia elétrica e dá outras providências.

Quais são as modalidades tarifárias reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica?

A ANEEL estabelece quatro modalidades tarifárias: Convencional monômia. Convencional binômia. Branca.

O que é REN ANEEL?

Com o objetivo de padronizar a regulamentação do fornecimento de energia para a iluminação pública, trazendo mais previsibilidade e segurança aos serviços públicos, a ANEEL publicou em 9 de julho de 2020 a Resolução Normativa (REN) nº 888, de 30 de junho de 2020, que aprimora as disposições relacionadas ao fornecimento ...

Como funciona o religamento de energia?

Para realizar a religação, normal ou de urgência, a distribuidora pode cobrar uma taxa, desde que realize o serviço dentro dos prazos estabelecidos. Por uma religação executada fora do prazo a distribuidora deve creditar compensação na fatura da unidade consumidora.

O que é distribuidora de energia elétrica?

As empresas distribuidoras de energia (públicas ou privadas) são aquelas responsáveis pela entrega e distribuição de energia ao consumidor final, qualquer que seja seu porte. Para isso, elas se valem de subestações, fios condutores, transformadores e equipamentos de medição, controle e proteção das redes elétricas.

Quando ocorre o encerramento da relação contratual entre distribuidora e consumidor?

“O encerramento da relação contratual entre a distribuidora e o consumidor deve ocorrer, alternativamente, nas seguintes circunstâncias:” I – pedido do consumidor para encerramento da relação contratual e conseqüente desligamento da unidade consumidora, a partir da data da solicitação; II – decurso do prazo de 2 (dois) ...

O que é consumo não faturado?

Trata-se do consumo que de fato ocorreu, mas que não foi registrado pelo medidor. Pode ter sido causado por defeito no medidor ou por algum procedimento que impediu a medição correta.

Quando o pedido não é faturado?

Quando um pedido está com o status "Faturado", significa que a venda foi confirmada e a Nota Fiscal foi emitida. Após esta etapa, o pedido está pronto para envio. NOTA: A alteração do status do pedido para "Faturado" só é obrigatório para pedidos de marketplace, para os demais pedidos esta etapa é opcional.

O que é consumo faturado?

13 – Consumo Faturado

É a quantidade de energia (kWh) registrada pelo medidor entre uma leitura e outra.

O que fazer ao receber um toi?

O consumidor que não concordar com a emissão do TOI tem o direito de requerer, no prazo de 15 dias a contar do recebimento do TOI, perícia técnica nos equipamentos.

O que fazer quando receber o toi?

Ao receber o TOI e o Comunicado de Cobrança de Irregularidade ou Aviso de Processo Administrativo o consumidor tem o prazo de 30 (trinta) dias para contestar o débito administrativamente, junto à concessionária de energia elétrica, apresentando um documento que pode ser chamado de “defesa” ou “impugnação”.

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